Vozes da Dança na Escola: o Ballet Clássico em Perspectiva Verbo-visual

Por: Thais Castilho Taiacol.

147 páginas. 2016 18/03/2016

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Resumo

A presente pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (ELiTe/UFPR/CNPq), estabelece uma relação dialógica entre o Ballet e a Educação, cujo objetivo principal se edifica em Analisar a produção de sentidos sobre Ballet Clássico na disciplina de Arte, a partir das vozes de alunos do ensino básico, que se enunciam em perspectiva verbo-visual. Por meio de Bakhtin e o Círculo (2002, 2003, 2006, 2010), foi possível identificar que o corpo se comunica com cadeias dialógicas infinitas, e seus movimentos proferem Enunciados-Dançados. Nessa direção, por meio das concepções bakhtinianas confirma-se que as movimentações do Ballet Clássico podem ter surgido nos séculos passados, criados por coreógrafos russos e franceses, porém, podem ser revestidas de sentidos pelos alunos na contemporaneidade brasileira por meio de metodologias diferenciadas que instiguem a atitude responsiva do aluno e sua ressiginificação. E para atingir o principal objetivo desse estudo, a estratégia metodológica da pesquisa de campo se configura em ministrar oficinas de Dança na disciplina de Arte aos alunos do sexto ano de um colégio em Curitiba, com o conteúdo do espetáculo tradicional A Bela Adormecida, solicitando-lhes a produção de materialidades discursivas a respeito de suas percepções sobre as atividades dançadas, denominadas Protocolos Verbo-Visuais de Dança. O olhar para essas materialidades produzidas pelos alunos se dá a partir da Análise Dialógica do Discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem teórica. Como resultados, destacam-se elementos verbo-visuais que exalam sentidos, tal como os sentidos de figurino, de corpo ou de tarefa de Arte, e revelam desde o início até a construção da bela festa de renovação de sentidos perante o conteúdo do Ballet Clássico. Os Protocolos Verbo- Visuais de Dança, a partir dessa proposta investigativa, configuram-se como uma possibilidade artístico-metodológica para as aulas de arte e para as pesquisas acerca da construção de enunciados e seus sentidos.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/43150

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