Resumo

As contribuições da tecnologia para o desenvolvimento humano são impressionantes; no campo da educação, sendo as mudanças nos recursos materiais apontadas como referência para esse desenvolvimento no contexto educacional. Uma forma de se apropriar dessas tecnologias tem sido vista com uma iniciativa bastante próspera conhecida como webgames. O relatório “Aprendizagem: O Tesouro Interior” propõe princípios para melhorar o processo educativo e para um novo conceito de aprendizagem, alicerçado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. O objetivo deste artigo é apresentar reflexões teóricas de conversação entre webgames e a metodologia baseada nos quatro pilares da educação, no contexto de projetos sociais. Webgames são jogos lúdicos, transpostos do ambiente dos jogos digitais, para serem vivenciados com o corpo. Projetos sociais que têm como foco a educação e a cidadania, para atingirem seus objetivos, costumam utilizar jogos lúdicos e esporte. Assim, os jogos lúdicos e o esporte, têm o hábito de estimular o movimento humano, por meio da atividade física. Concluímos que existe a possibilidade de profissionais de educação física que atuam em projetos sociais optarem pela utilização de webgames, para criarem alternativas para incentivar a movimentação das crianças.

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