Editora DED-MEC. Brasil 1968. None páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Ê com incontida satisfação que a Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura entrega ao público brasileiro, principalmente aos que têm o poder de decisão e aos responsáveis diretos e indiretos pela educação do nosso povo, o presente trabalho — XIX OLIMPÍADAS-MÉXICO-68 — Aspectos técnicos e evolutivos — fruto não apenas de observação única, individual, porém de várias pessoas das mais categorizadas no assunto, cuja cooperação nos foi possível conseguir.

Pelo que sabemos, neste campo de atividades, é iniciativa pioneira, essa de uma equipe de observadores oficiais do Brasil reunir, em alentado volume, a análise, a reflexão e a apreciação de diversos técnicos sôbre a composição e o desenrolar daquilo que se vem perpetuando através dos séculos com o nome de OLIMPÍADAS, o maior acontecimento mundial dos desportos, que cada vez mais se alteia em fervor, em número de participantes e em perfeição.

As observações da organização e o livro que ora vêm a lume foram planejados tomando-se por base, primordialmente, o fato de que muito pouco tem sido assimilado das Olimpíadas pelos técnicos brasileiros. Assim, a presente publicação completa um ciclo de informações, iniciado com a nossa edição Planejamento México e seguida da Moderna Ciência do Treinamento Desportivo. Como não há, além dêsses, entre nós, trabalho sistematizado e veículos adequados de comunicação para os especializados, sòmente os pouquíssimos que comparecem a esses jogos têm oportunidade de captar o progresso havido no setor e, em conseqüência, evoluir individual e profissionalmente de acordo com as exigências dos tempos que atravessamos.

A maioria imensa dos nossos professores tem ficado privada dos benefícios dos conhecimentos renovados e das técnicas mais avançadas, o que os impossibilita de atualização e da eficiência profissional requerida pela tumultuada época presente.

Ê sobejamente sabido que as Olimpíadas constituem os marcos evolutivos culminantes da Educação Física e dos Desportos no mundo inteiro. Um levantamento de sim organização e de seus pormenores técnicos era urgente e se impunha, para o adequado acompanhamento do setor, como uma necessidade inadiável a atender de nossa gente, ávida de progresso.

A evolução cientíjica e tecnológica vem-nos mostrando que o homem do juturo, mais do que o de períodos pretéritos, precisa ser dotado de constituição orgânica altamente hígida, harmônica na evolução e juncionamento de suas parte?, possuidor de resistência incomum, tudo perfeitamente integrado na inte-lecção individual.

O treinamento desportivo tem tomado rumos imprevistos, conduzindo o praticante a um estado de perfeição pessoal e técnica impressionante. Modernos métodos vêm sendo utilizado/s no preparo físico do homem em todos os setores das atividades profissionais.

E nós, brasileiros, não poderíamos ficar alheios e distanciados dos novos processos educacionais, sob pena de prolongarmos mais ainda o já enorme período de atraso em que estamos em relação aos povos vanguardeiros.

Na direção da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, sentimos a premente necessidade de também ela seguir de perto a evolução mundial dessas atividades. Por isso, propusemos ao Govêmo federal o envio, ao México, de observadores habilitados e capazes de desenvolver um trabalho adredemente planejado.

Foi, portanto, com júbilo que recebemos a aprovação da proposta, regozijo que se redobra agora com o término desta publicação, que temos a honra de passar ao domínio do público brasileiro, cumprindo, dêsse modo, um dos seus principais objetivos — a democratização da inftrrmação técnica.

Ressalte-se que a tarefa não se resumiu em um navegar em mar sereno e azul. Ao grupo de observadores não foi fácil o acesso às melhores e essenciais fontes de informação, tanto a administrativa do grande empreendimento, como ainda a de organização e técnica, pois teve de enfrentar inúmeros fatores adversos, como sejam: impossibilidade de se hospedar a equipe de observadores na Vila Olímpica, ponto de convergência das informações pertinentes, e, mesmo, a de conseguir para ela credenciais que atenuassem as dificuldades da missão; acúmulo de atividades diárias; localidades de realização muito distanciadas umas das outras; transporte escasso para atender à massa de milhares e milhares de espectadores e participantes; dirigentes atarefadíssimos, todos voltados para a preocupação máxima do Govêrno mexicano — a eficiência, o sucesso do encargo de organizar e executar o acontecimento desportivo de maior projeção mundial.

Embora tais percalços, vultosos foram os dados coletados, o que forçou o grupo a proceder a uma seleção, com o objetivo de o trabalho se restringir aos pontos essencialmente fundamentais e de interêsse para o Brasil.

Ainda por motivo dêsses obstáculos, a direção do grupo de observadores recorreu à colaboração de alguns técnicos da representação brasileira, que viveram e conviveram, quotidianamente, no cerne do desenrolar dos acontecimentos. Essa ajuda, valiosa, se acha estampada nas páginas seguintes, sendo de inteira responsabilidade dos autores as opiriiões e conceitos nela expressos.

A Divisão, esposando a orientação de que, por meio do conhecimento técnico, a evolução desportiva é mais viável e pode alcançar níveis elevados de perfeição e eficiência, considera a circulação de informações como uma das suas atribuições de caráter prioritário.

Contenta o grupo de observadores pôr os resultados de seu esforço nas mãos dos interessados, mas só dará como cabalmente cumprida sua missão se êles contribuírem para despertar a consciência nacional quanto ao nosso atraso, neste particular, e lhe convencer da necessidade impostergável de incentivar a prática desportiva e aprimorar a formação dos nossos desportistas, técnicos, professores e povo, em geral, por meio de uma política nacional de educação física bem planejada, que venha substituir o nosso inveterado vêzo da improvisação.

ARTHUR ORLANDO DA COSTA FERREIRA Diretor da DEP-MEC

Sumário

Arquivo