Olá pessoal!

Como moderador desta comunidade e em nome da diretoria da Abenefs, desejo boas vindas à todos!

Este deve ser um espaço de discussão sobre os princípios da Abenefs, bem como possibilitar aproximação de saberes e práticas, tais como as relacionadas à:

- Princípios, diretrizes e Ações do Sistema Único de Saúde - SUS;

- Formação multiprofissional em Saúde;

- Saúde Coletiva;

- Educação Física;

- Atividade Física relacionada à saúde;

Um agradecimento especial ao Prof. Laercio, grande entusiasta da democratização do conhecimento e das discussões da EFbrasileira. Impossível pensar a EF no Brasil hoje sem o CEV!

 

Para conhecer melhor a ABENEFS visitem nosso site: http://www.abenefs.com/

Abraços e bem-vindos!!!

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 23 de Agosto de 2012 às 10:45.

Nosso Adm. Mathias, Cevnautas,

   É uma honra para o CEV ser parceiro da ABENEFS. Temos muito o que trabalhar e divulgar. Nós, os dinossauros da EF, sempre apostamos que, quando o Ministério da Saúde prestasse atenção nos benefícios da atividade física a gente não ia ter profissionais para atender a demanda. Tanto em número quanto em preparo. A tradicional arenga nos cursos de formação em Educação Física entre as áreas do "Errar é humanas" e "Mitocôndrias" tinha as disciplinas biológicas como preparação para o treinamento esportivo, pouco para a saúde coletiva. Temos que correr atrás do prejuízo(*), pois. Laércio

(*) Sei das graçolas que alguns professores fazem sobre expressão "Correr atrás do prejuízo". Ela tem origem na corrida. Prejuízo é o corredor ruim, que está sempre por último. Para tentar ganhar a corrida temos que ultrapassar o prejuízo. Um dia ainda vou conseguir escrever um manual da cultura inútil ;-)

   Laércio

Por Mathias Roberto Loch
em 24 de Agosto de 2012 às 17:05.

Tens toda razão Laércio!

Temos uma necessidade importante, que é aproximar a Educação Física do SUS, não apenas como um novo "mercado de trabalho", mas como algo que pode induzir de algum modo uma mudança importante na nossa formação inicial, que eu espero esteja mais próxima dos princípios do SUS, já que é impossível ser contrário a aspectos como universalização, descentralização, controle social e integralidade!

Há muito a ser feito! A aprender e a ensinar (até porque a lógica da atuação passa pela questão do matriciamento, que exige uma troca constante de saberes entre as profissões para melhor resolver os problemas reias das comunidades)!

Abc

Mathias


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.