Cevnautas do Agita,

Segue nota pra documentação.

Laércio

As 5 Mil Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo vão Agitar a Galera nesta Sexta-feira dia 28/9

Na próxima sexta-feira dia 28 de agosto os 5 milhões de estudantes da rede pública estadual de educação vão Agitar a Galera. Como acontece a 18 anos na última sexta-feira do mês de Agosto é dedicado nas escolas da rede pública de Educação do Estado de São Paulo ao Meg- evento Agita Galera, ação de intervenção do Programa Agita São Paulo, programa de Promoção da Atividade Física da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, destinado ao Escolar. O objetivo é que toda a comunidade escolar discuta a relação da Atividade Física e a Saúde e principalmente realize atividades físicas ao longo do período letivo. O tema do Agita Galera deste ano é “Sedentarismo é Doença e Atividade Física é Saúde”, tema este que dá a cada escola a ampla possibilidade de desenvolver ações práticas física típicos da sua cultura regional e de preferencia da população local. O importante é passar a mensagem de que para combater o sedentarismo é necessário que nossos alunos realizem ao longo do dia pelo menos 60 minutos de atividades físicas de forma moderada à vigorosa no mínimo 5 dias da semana, mas se possível todos. Vale todo o tipo de atividade, da caminhada para a escola a prática dos esportes radicais como: Skate, SlackLine e Le Parkur, passando pelos jogos populares tradicionais, pega-pega, mão na mula, pular corda,  ou mesmo as práticas esportivas, o futebol o vôlei e o basquetebol. O importante é não ficar parado.
Segue abaixo dados recentes pesquisas publicadas sobre o perfil de sedentarismo de uma amostra representativa de crianças brasileiras.
8 a cada 10 crianças brasileiras são sedentárias

Índice foi identificado em pesquisa inédita do programa ‘Agita São Paulo’ vinculada a estudo internacional que avalia, em 12 países, a saúde das crianças em idade escolar

Doze mil passos por dia: essa é a quantidade mínima ideal de movimentação física recomendada para crianças pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, apenas 18% das crianças brasileiras com idade entre 9 e 11 anos cumprem essa meta, segundo pesquisa inédita realizada pelo programa Agita São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o CELAFISCS(Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

Os resultados compõem um estudo desenvolvido em 12 países denominado ISCOLE – sigla em inglês que significa "Estudo Internacional de Obesidade, Estilo de Vida e Ambiente na Infância". Também participam Colômbia, Austrália, China, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e outros países, representando os cinco continentes.

No Brasil, a pesquisa foi feita com 584 alunos da quinta série de escolas públicas e privadas de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo Desse total, 51% das crianças eram do sexo feminino e a idade média foi de 10,4 anos.

Todos os participantes passaram por medição de indicadores de obesidade (gordura, índice de massa corporal e circunferências) e de atividade física. Além disso, foram coletadas informações relacionadas aos ambientes escolar e familiar, como as características físicas e estruturais do entorno das escolas.

Os níveis de atividade foram calculados por meio de um “acelerômetro”, um equipamento moderno e raro no país que classifica a movimentação como leve, moderada e vigorosa, além de calcular calorias, número de passos e período de sono. Esses aparelhos foram fixados na cintura dos participantes e monitorados ininterruptamente durante dez dias.

Os resultados indicam que 45% das crianças brasileiras estão com excesso de peso ou obesidade e indicam, ainda, que 8 a cada 10 delas não atingem os doze mil passos recomendados como exercício diário.

De acordo com o professor de educação física Timóteo Araújo, do ‘Agita São Paulo’, essa quantidade seria equivalente a um percurso de 7 km. “O passo de uma criança com idade média de 10 anos tem aproximadamente 56 centímetros. O ideal seria que pelo menos 3 mil passos fossem cumpridos de forma contínua, como um esporte ou exercício preferido”, explica.

Os índices são inversamente proporcionais ao tempo gasto com equipamentos eletrônicos: 74% dos participantes têm TV no quarto e alguns passam mais do que sete horas por dia em frente à tela. Em verdade, o mais lamentável foi o fato das crianças brasileiras ficarem em primeiro lugar dentre os 12 países no tempo frente a tela, ou seja, um “recorde” nada lisonjeiro.

“Percebemos que as crianças que têm acesso a dois ou mais tipos de telas eletrônicas, como TV, videogame e computador, praticam menos atividade física e possuem maior valor de adiposidade em comparação às demais. Queremos aproveitar o ‘Agita Galera’, que acontece na próxima semana, para estimular não apenas criança como a população em geral a adotar hábitos mais saudáveis e a reservar pelo menos 60 minutos por dia para praticar alguma atividade física”, finaliza Araújo.

‘Agita Galera’

Entre os dias 24 e 28 de agosto, mais de X milhões de alunos de Y escolas da rede pública de ensino de SP poderão participar da Xª edição do tradicional “Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa”, realizado anualmente por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

A iniciativa está inserida no programa “Agita São Paulo” e visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo, saudável e feliz, mediante o aumento da prática de atividades física diárias.

Na sexta-feira, 28 de agosto, o dia será totalmente dedicado a práticas esportivas e de lazer, voltadas ao combate do sedentarismo e à prevenção de doenças relacionadas a sobrepeso e obesidade.

Mais informações estão disponíveis em http:// www.portalagita.org.br/agita-galera.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.