Cevnautas do Agita,

Segue nota do Portal Terra Saúde com o nosso professor Victor Matsudo.http://cev.org.br/qq/victor-matsudo/ . Laércio

 23 de maio de 2014 • 15h26
Sedentarismo mata mais do que obesidade, alerta especialista

O sedentarismo é a segunda maior causa de morte no planeta, perdendo apenas para a hipertensão, diz o médico Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

"Muitos estudos mostram que atividade física é tão importante quanto a alimentação para perda de peso e redução dos riscos de inúmeras doenças", destacou.

Segundo Matsudo, uma pessoa sedentária tem riscos maiores de desenvolver doenças em relação a quem não se alimenta de forma adequada, por isso ele tenta desmistificar a percepção de que obesidade é um problema relacionado apenas à nutrição.

"O colesterol alto, o excesso de peso, a obesidade, o diabetes são problemas causados pela má alimentação, porém o impacto do sedentarismo para o desenvolvimento dessas doenças é ainda pior", defende.

O especialista afirma que o crescimento da obesidade é totalmente proporcional ao aumento do comportamento sedentário.

"Uma pesquisa de 1995 (Prentice and Jebb. Obesity in Britain: gluttony or sloth? British Med J) mostra que o crescimento da obesidade pode ser creditado menos aos níveis de ingestão de calorias totais, principalmente aos índices de gordura, e mais ao aumento do número de carros na garagem ou do tempo que passamos sentados assistindo TV", alertou.

De acordo com o médico, são maiores os riscos de morte para magros sedentários do que para gordos ativos.

"Em termos de saúde pública, o sedentarismo é um problema ainda maior do que o excesso de peso, não adianta controlar a ingestão de alimentos se não estimular o aumento desse gasto calórico", reflete.
publicidade

Em outra pesquisa de 2012 (Lee DC et al. J.Am.Coll.Cardiology) foi observado que ganhar peso aumenta em 58% o risco de uma pessoa desenvolver síndrome metabólica, enquanto a perda de condicionamento físico faz esse risco crescer em 200%.

"Para que uma dieta traga mais benefícios à saúde é imprescindível reforçar a prática de atividade física", afirmou Matsudo.

Para ele, a atividade física mais benéfica à saúde é aquela que a pessoa gosta e sente prazer em realizar, sendo importante inserir movimento no dia a dia.

"Atividade física não precisa ser chata, pelo contrário, deve ser algo prazeroso, não é por acaso que as mulheres têm maior expectativa de vida ao contrário dos maridos, pois são elas que cuidam das tarefas de casa que demandam esforço físico".

Mas quem não é dona de casa também pode ter uma vida mais ativa com pequenas mudanças dentro da própria rotina.

"Quem trabalha em prédio pode subir um ou dois andares pela escada, assim como usá-la em vez da escada rolante. Quem utiliza transporte público, pode descer um ponto antes e ir andando", sugere.

FONTE: http://bit.ly/cev1002

Comentários

Por Sueli de Fátima Lopes da Silva
em 2 de Julho de 2014 às 17:09.

O sedentarismo é a falta ou diminuição da atividade física devido a vários fatores: aumento da violência,  avanço  tecnológico, as pessoas ficam mais tempo na frente do computador, da televisão, as crianças ficam jogando videogames, ou seja, o ser humano está cada vez mais na lei do menor esforço, reduzindo assim o gasto energético. Com isso, o sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Algumas alternativas  para enfrentar o sedentarismo estão à disposição das pessoas  e a principal recomendação  é seguir o bom senso e praticar exercícios como um hábito de vida tais como: andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola, de 3 a 5 vezes por semana, exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente, com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade física. O exercício precisa e deve ser com  o propósito de melhorar a qualidade de vida e saúde .

 

Por Thaiany Luna Pires Pereira
em 3 de Julho de 2014 às 14:32.

É indiscutível os benefícios de atividades físicas para a nossa saúde, mas além de praticas esportes, precisamos adotar hábitos saudáveis. Hoje está tudo muito prático, de fácil acesso, comidas de preparo rápido, mas que têm alto teor de lipídio e sódio.

Na minha opinião, municúpios deveriam investir em atividades tanto na escola, quanto em parques, praças. Projetos que se concretizem. Faltam profissionais relacionados com atividades físicas dentro destes meios,l para tomar frente, tornar a população mais consciente sobre todos os benefícios.

A partir disto, teremos uma população mais saudável, não precisaremos de tantos investimentos na área da saúde com as doenças adiquiridas pelo sedentarismo e suas doenças correlacionadas copmo hipertensão, diabetes, a obesidade, doenças cardíacas, entre outros.

Por André Luiz Vieira
em 12 de Novembro de 2014 às 16:38.

Concordo com a Thaiany ao citar que precisamos ter hábitos saldáveis. Um desafio para os indivíduos sedentários!  O ambiente moderno é propício para o individuo movimentar pouco. Por isso que se fala  tanto na necessidade da reinserção. Estima-se que mais de 70% da população adulta não atinge os níveis necessários de atividade física. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.