Cevnautas, a notícia é auspiciosa. Vamos acompanhar? Laércio

Alagoas é contemplado com 77 propostas de implantação de Academia de Saúde

Alagoas tem 77 propostas para implantação de Academia da Saúde aprovadas pelo Ministério da Saúde. O programa do governo Federal, lançado em abril deste ano, é voltado para a construção de espaços públicos destinados a promoção de atividades físicas e práticas corporais. A meta do ministério é implantar até o final de 2014 mil polos do programa. As atividades serão desenvolvidas por profissionais da atenção primária em saúde, especialmente dos que atuam nos Núcleos de Saúde da Família (NASF). Também podem ser agregados ao programa profissionais de outras áreas do setor público.

Segundo a gerente de Promoção da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vanessa Carneiro, a Academia de Saúde é uma iniciativa muito positiva e visa melhorar a qualidade de vida da população. “A prática de atividade física já é confirmada por especialistas, principalmente, quando acompanhada de uma boa alimentação, que ajuda a reduzir as doenças crônicas não transmissíveis”, comenta.

Vanessa Carneiro disse, ainda, que o programa também irá contribuir na redução da vulnerabilidade dos jovens e fortalecer os Núcleos de Promoção da Saúde dos municípios, além de potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS).

De acordo com educador físico Sidney Arruda, a atividade física é o remédio mais barato, porque ajuda na diminuição da prevalência de doenças como a hipertensão, por exemplo, favorece o relacionamento social, combate as tensões emocionais, concentração, melhora ainda a sensação de bem estar, flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, resistência e autoestima.

“O Programa Academia da Saúde é uma iniciativa importante para conscientização da população sobre a prática diária de exercícios e melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Arruda.

Propostas - Foram encaminhados para o Ministério da Saúde 7.606 propostas de municípios interessados em aderir ao Programa Academia da Saúde. Dos 3.907 municípios que tiveram propostas cadastradas, 6.509 foram concluídas e estão em análise pelas secretarias de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde do ministério. Os municípios que tiveram as propostas selecionadas receberão incentivos que vão de R$ 80 a 180 mil por pólo do programa. O recurso é destinado à construção de uma área para as atividades físicas. O Programa Academia da Saúde visa estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividade física e de lazer, a exemplo de algumas que já estão dando certo em Recife, Aracaju e Belo Horizonte.

E, tem como finalidade a promoção da saúde, prevenção e redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das DCNT. A meta é reduzir em 2% ao ano as mortes prematuras por essas doenças e melhorar os indicadores como tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

Pesquisa - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante os cinco dias ou mais da semana. Mas uma pesquisa da Vigitel realizada em 2010 mostra que 16,4% dos brasileiros são sedentários, um outro dado registrado é que 25,8% passam três ou mais horas em frente à televisão e, ainda, que 15% dos adultos são ativos no tempo livre, sendo os homens 18,5% contra 12% das mulheres. Em relação a obesidade 48% estão acima do peso e, desses 15% são obesos.

Fonte:http://bit.ly/oRv8sD

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.