A Educação Física surgiu no cenário escolar com um prática sistemática de movimentos corporais e posteriormente tomou corpo teórico e evolui para um campo do saber chamado de cultura corporal, logo, este campo saber dispõe de seus aspectos práticos e teóricos, deste modo as aulas de Educação física escolar deveriam possuir sistematicamente e equilibradamente as duas coisas sendo equívoco a ausência de uma destas parte.

                Como sabemos a ausência da teoria e da prática desarticula saber construído por este campo de conhecimento, sabe-se que as duas coisas devem acontecer seguidamente em uma aula.

Na atualidade duas coisas vêm acontecendo no campo da Educação Física escolar:

1.       Professores que por formação ou falta de estrutura/desinteresse ministram aulas puramente práticas;

2.        Professores que são obrigados a ministrarem aulas puramente teóricas pro falta de estrutura e negligência do poder pública.

 

 O novo ataque a Educação Física é executado com campo da sua metodologia, a minha pergunta se lutamos tanto pra unir o corpo com a mente, por que agora novamente temos que separa a mente (teoria) do corpo (prática).

Por que os principais pensadores da Educação Física ficam calados ao ver os professores sendo obrigados por pessoas que desconhecem nossas estruturas metodologias e procedimentais a aturem contra nossos princípios filosóficos e metodológicos

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Março de 2011 às 21:26.

Maico,

Com o tempo possivelmene aprenderá. O maior erro está na formação dos professores, isto é, nas universidades. Duvida? Veja como foi a sua formação, ou mesmo a minha. Um desastre! Se cada um não se dispuser a estudar e se enfronhar nos mistérios da Arte de Ensinar estará fadado ao insucesso. Não espere pelas "receitas técnicas" ou "de bolo". Se cada um não se esforçar, não será o simples diploma que o fará um bom professor.

Se precisar de ajuda, visite www.procrie.com.br

Roberto Pimentel. 

Por José Olegario da Silva Filho
em 5 de Abril de 2011 às 10:02.

MAICO,

NÃO VEJO O ERRO APENAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.DEVEMOS TAMBÉM OBSERVAR QUE MUITOS PROFESSORES SE ACOMODAM DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS ESCOLAS(PRINCIPALMENTE A PÚBLICA), E OPTAM PELO QUE É CONVINIENTE.A FALTA DE PROPOSTAS PARA O ENSINO DA ED. FÍSICA NO TURNO NOTURNO É UM EXEMPLO DE DESAFIO PARA TODOS NÓS, POIS A PRAXIS É ESQUECIDA E CONTRIBUE PARA A DESVALORIZAÇÃO DE NOSSA ÁREA.ESSA SUA ANGÚSTIA É DE TODOS NÓS QUE , PREOCUPADOS E COMPROMISSADOS , BUSCAMOS ALTERNATIVAS DIANTE DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.CONTINUE SUA LUTA.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.