http://pt.scribd.com/doc/41766980/Doc-norteador-da-Educacao-Fisica-na-rede-estadual-de-ensino-de-Alagoas

O Documento Norteador para a Intervenção Pedagógica da Educação Física nas escolas da rede estadual de ensino conforme referenciais curriculares, que ora apresentamos é um dos resultados do caminho evolutivo traçado pela Educação Física Escolar na rede pública no estado de Alagoas. Desde o ano de 2000, os documentos que embasam as ações do componente na educação básica primam pela construção coletiva, assim, como neste caso. Aportado pelo documento preliminar elaborado pelo GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALAGOAS (GEPEF/AL) - DDEM/SEE e referendado pelas discussões, encaminhamentos e propostas dos participantes dos Mini- Fóruns realizados nas 15 Coordenadorias de Ensino, equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL) a construção desse Documento objetiva o entendimento das especificidades, orientações e da organização pedagógica de uma Educação Física inserida e vinculada ao Projeto Político Pedagógico de cada escola, respeitando sua autonomia, particularidades e diversidades. O reconhecimento da capacidade de potencializar aspectos importantes e insubstituíveis do desenvolvimento humano através da Educação Física Escolar constitui-se em estratégia educacional privilegiada. Para que tenhamos uma educação cidadã e de qualidade, não podemos esquecer a contribuição da Educação Física e é nesse direcionamento que o Documento Norteador aponta.

Comentários

Por Pedro A. Cobalea
em 6 de Outubro de 2011 às 10:07.

Prezado Prof. P.Henrique,

Achei valiosissimo o Documento Norteador para a Pedagogia da Ed. Fisica em Alagoas .   Aliás, este trabalho deveria ser extendido para todo o País, inclusive visando as escolas particulares, que muitas vezes deturpam e trocam as aulas de Ed. Fisica por "atividades extra-curriculares",  as famosas escolinhas após o horário normal do estudante .

Mas por ser um documento com proposta publica, com a chancela do Governo do Estado de Alagoas, não concordo em ter que pagar para baixá-lo .  

Caso vc o tenha em PDF, peço a gentileza de disponibilizá-lo livremente ou, mesmo encaminhar uma cópia para mim .

Atenciosamente

PEDRO A. COBALEA 

Por Paulo Henrique Barbosa Mateus
em 6 de Outubro de 2011 às 20:50.

Segue o link do documento em anexo @Pedro e todos CEVnautas

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B6mPXVzz-ob2MzhhOWFmOWEtNjIzNS00YWQ0LThkMmMtZTEzZWY5MTI3OWRh&hl=pt_BR

Basta usar o atalho CTRL+S ou ir em Arquivo > Fazer download no formato original

Ps: Ainda não sou professor, sou um graduando!!!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 7 de Outubro de 2011 às 08:50.

Prezado graduando,

Tomara que você e demais colegas alagoanos possam por em prática tudo aquilo que está programado pelos professores que os antecedem nessa missão de Educar.  Esta é uma tarefa árdua e certamente secular, a transposição do difícil abismo entre o que está escrito e o que se propõe realizar. No papel as coisas se nos afiguram leves e agradáveis, mas na prática verá que a vista fica turva e a mente obnubilada. Mas, enfim, tenho esperança que as novas gerações alterem o quadro que se delineia em todo o País. Sucesso aos que trabalharam na composição do documento datado de 2010, e espero que já esteja dando os resultados almejados. Por último, transcrevo as Considerações Finais, no que vi de positivo:

(...) Ela (a Educação Física) deve ser vista em suas possibilidades de integração, socialização e agente de transformação como decorrência de suas ações na formação de uma cidadania crítica. Essa transformação deve começar pela organização interna, estruturação do conhecimento, conteúdo da disciplina e posicionamento do profissional da área, demonstrando iniciativa, empenho, capacidade para a tarefa pedagógica. Portanto, a Educação Física deve-se constituir invariavelmente na busca pela qualidade, sem distinção de qualquer condição humana e sem perder de vista a formação integral das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de estilo de vida ativa e saudável e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Se conseguirem colocar em prática, divulguem! 

Por Laudicéa Ivo
em 18 de Outubro de 2011 às 10:34.

Alerto a todos que o Documento supra citado, é um documento público resultado de inúmeras discussões apresentadas nos 15 Mini -Fóruns regionais e aprovado em plenária pelos participantes do IFÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS,junho 2010,pode ser encontrado gratuítamento no endereço http://gepef-alagoas.blogspot.com, lá além do dcoumento vcs encontram também A CARTA DE MACEIÓ,documento final do Fórum,oficializada e distribuída para toda a sociedade.Em relação a efetividade do mesmo, comunico que através da SUPERINTENDÊNCIA DE SISTEMAS DA SEE/AL e o CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO /AL o mesmo será implantado no sistema educacional do estado como um todo ( redes públicas e privadas) cabe-nos a vigilância e cobrança das pertinências .

Att. profª Laudicéa Ivo

Presidente do Fórum


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.