Educação Física implanta programa para jovens e crianças
William Correia – estudante de Jornalismo

A Ufal desenvolve, através do curso de Educação Física, o programa de estímulo a prática de esportes e jogos, para crianças e jovens até 18 anos de idade, criado pelo Comitê Olímpico da Inglaterra e apoiado pelo Ministério do Esporte no Brasil.

O programa é desenvolvido pelo Conselho Britânico no Brasil através do programa Inspiração Internacional. Na Ufal, é realizado com duzentos jovens por meio da prática de diversas atividades esportivas. Pelo Ministério do Esporte, recebe o nome de “Segundo Tempo” e é monitorado por especialistas habilitados.

Algumas escolas públicas de Alagoas empregam o projeto. Na Ufal, ele é fruto da atenta observação da professora Patrícia Ayres Monteiro, que acompanhou as atividades desses grupos existentes e tentou, com sucesso, implantá-lo no curso de Educação Física. “Eu participei de visita a um desses núcleos, senti interesse pelo programa e decidi começá-lo aqui na universidade”, declara.

Com a ajuda de monitores, as crianças também conhecem e aprendem determinados esportes e jogos por meio de material pedagógico. Esses monitores utilizam cartões com ilustrações divertidas que ensinam a prática esportiva.

Neste mês de setembro os núcleos estão passando por avaliação. O questionário é aplicado pelo professor enviado pelo Ministério, Michel Saad, diretor do curso de Educação Física da Unoesc habilitado para o acompanhamento das atividades e visa o aperfeiçoamento do programa além de servir como maneira de conhecer os jovens participantes.

As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas, nos horários da manhã e tarde, com duas horas de duração. Quem tiver interesse em participar ou dúvidas a tirar,  deve procurar a coordenação do curso de Educação Física no Campus Maceió.
Criado em 29/09/2010 09:24

http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2010/09/educacao-fisica-implanta-programa-para-jovens-inspirado-em-iniciativa-internacional/

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 1 de Outubro de 2010 às 09:35.

Tentarei entrar em contato com a universidade e inteirar-me das premissas do projeto. Todavia, tenho minhas dúvidas se terei sucesso ou, pior, se mais uma decepção. Explico:

Venho tentando há algum tempo contato com os gestores educacionais de Alagoas sem sucesso. Inclusive através do CEV. Remeti projeto e siquer tive resposta. No entanto, um programa alienígena, apoiado por um ministério de coisa alguma, tem tratamento privilegiado nas escolas. Assim mesmo, segundo os dizeres da reportagem do estudante, "é fruto da atenta observação da professora Patrícia Ayres Monteiro, que acompanhou as atividades desses grupos existentes e tentou, com sucesso, implantá-lo no curso de Educação Física. Eu participei de visita a um desses núcleos, senti interesse pelo programa e decidi começá-lo aqui na universidade. E se ela não fosse tão atenta, o que aconteceria?

Parece-me muito superficial como tudo nesse país. Em outra época, no governo Collor, viagens de observação à Cuba foram feitas pelo então Secretário de Desportos da Presidência Bernard para, em seguinda, construirem no Rio (não sei se em outros estados) os CIACs, sob inspiração e fruto daquelas viagens. Muitos treinadores cubanos foram trazidos para "instruírem" nossos profissionais e até o momento não sabemos sobre nada. Tudo foi abandonado e o país sem um programa de Educação para os seus cidadãos. E o tiroteio continua entre as duas instituições a que nos acostumamos (ou pelo menos a mídia) a nos reportar como as que devem conduzir-nos à excelência nos esportes: em primeiro, o COB e, lá atrás, o Minist. dos Esportes. É uma pena.  Por que eles? Julgo-os incompetentes e oportunistas para esta missão!      

Estarei reportando-me à UFAL ainda hoje para conhecer o projeto e inteirar-me. Se me deixarem, até oferecer ajuda e sugestões.

Roberto Pimentel - www.procrie.com.br 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.