Cevnautas da Alagoas,

Será que nas Secretarias de Educação e de Esporte & Lazer vai ter alguma coisa? Laércio

18/03/2015 09:51 SMS vai comemorar Dia Mundial da Saúde e da Educação Física  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) e a da Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Dant), vai comemorar no dia 12 de abril, no espaço de lazer da Praça do Centenário, o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).  

Na sexta-feira, dia 20 de mrço, as duas coordenadorias, juntamente com outros setores da SMS e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e outras secretarias municipais, discutiram, a partir das 10h, as atividades, palestras e serviços que vão oferecer à população no dia 12 de abril.  

Além de palestras educativas sobre o perigo do sedentarismo, do fumo e da obesidade, as pessoas também poderão conhecer a pirâmide alimentar para uma vida mais saudável. Na programação está incluída a realização de diferentes tipos de aula de educação física e dança para a comunidade, além de serviços como aferição de pressão artéria, equipe do Hiper Dia (medição de glicemia), entre outros.   Saúde e atividade física  

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.  

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.  

A lei federal nº 8.080 de 1990 estabelece que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.  

O Dia Mundial da Educação Física tem como meta promover a prática de atividade física junto à população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como: evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima, reduz o stress e melhora a concentração e o bem-estar físico e psicológico.  

Fonte com foto e links: http://aquiacontece.com.br/noticia/2015/03/18/sms-vai-comemorar-dia-mundial-da-saude-e-da-educacao-fisica

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.