Cevnautas de Alagoas, é isso mesmo? laercio

 Atualizado em 13/09/2013 21h23
Fiscalização aponta irregularidades em metade das academias de Maceió
Após encaminhar ofícios à Anvisa, Conselho de Ed. Física recorreu ao MP.
Órgão abrirá processo para investigar situação dos estabelecimentos.


Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF)  revelou que quase metade das academias de Maceió estão irregulares. Após notificarem várias vezes, fiscais da Vigilância Sanitária e representantes do conselho resolveram acionar o Ministério Público Estadual

“O fiscal do conselho encontrou várias academias, assim como profissionais, em situação irregular. Fizemos um trabalho de orientação, procuramos a Vigilância Sanitária e ano passado mandamos, se eu não me engano, 40 ofícios solicitando a interdição das academias e a regularização dos profissionais. Nos estabelecimentos onde não tem fiscalização da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] é onde ocorre o maior número de utilização de esteroides anabolizantes. Não há condições para a prática de atividades físicas, o maquinário é insuficiente e a falta de higiene, grande. Se você trabalha com saúde, você tem que dar qualidade”, expõe o presidente do CREF, Stanley Magalhães.

Segundo o agente de fiscalização do conselho, Antônio Neto, durante as inspeções foram encontradas situações em total desacordo com as condições mínimas exigidas para o funcionamento, entre elas, falta de estrutura e de profissionais com diploma. Algumas irregularidades foram registradas em fotos. Das 300 academias do estado, apenas 160 funcionam dentro do que o conselho e a vigilância sanitária exigem.

“Quando não encontramos profissionais para orientar as atividades, o procedimento é solicitar a suspensão das atividades até que se tenha o quadro profissional adequado, que é o básico. Após serem feitas as fiscalizações, nós entramos em contato com os órgãos pertinentes e encaminhamos ofício informando que eles estão cometendo um crime hediondo, que é funcionar sem alvará sanitário”, explica Neto.

O MP recebeu a lista de academias irregulares e informou que abrirá um processo de investigação. “Vamos notificar a Vigilância Sanitária para fazer uma permanente fiscalização e averiguar a veracidade disso. Eles [os donos das academias] terão que justificar o que tem no processo, como aparelhagem enferrujada e sanitários inadequados", garante o promotor Mário Augusto Soares Martins.

Por meio da sua assessoria, a Vigilância revelou que realiza fiscalizações diárias nas academias, mas nenhuma foi autuada até o momento.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/09/fiscalizacao-aponta-irregularidades-em-metade-das-academias-de-maceio.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.