Cevnautas,

   O Douglas , de Arapiraca, que estuda Educação Física em Coimbra no convênio da UFAL, chegou aqui na nossa comunidade Educação Física em Alagoas. Vamos fazer perguntas pra ele?

Douglas, eu começo: como são as condições de estudo aí e como funciona o convênio? Laércio

Comentários

Por Douglas Henrique Bezerra Santos
em 30 de Janeiro de 2011 às 15:02.

O convênio da UFAL com a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, veio através de um programa pioneiro que foi lançado para todas as licenciaturas no Brasil. O PLI - Programa de Lincenciaturas Internacionais, consiste em um período de 2 anos na Universidade de Coimbra, onde temos nossas despesas pagas nesse período. Esse tipo de graduação é também chamado de "Gradduação Sanduíche", pois passamos o período de 1 ano em nossas universidades de origem, 2 anos no intercâmbio e terminamos o último ano de graduação ai na UFAL. Conseguimos ter nosso projeto aceito pela CAPES e graças a isso estamos em um grupo de 8 pessoas aqui representando Alagoas.

Em relação as condições de estudo, temos aqui uma estrutura muito boa e estamos em contato com diversas modalidades, que são do nosso cotidiano, como futebol, voleibol, basquete e handebol, mas temos contato também com matérias e esporets diferentes que não fazem parte desse dia a dia como o rugby, a escalada, a canoagem e muitos outros esportes que devido a estrutura não temos acesso constante. Falar outro idioma aqui é super importante, pois temos material na biblioteca, mas na maioria das vezes ótimos títulos estão em inglês ou espanhol, além de que estamos em contato quase sempre com pessoas de outros países em nossas turmas, sendo que alguns professores só recomendam bibliografias de autores estrangeiros.

A experiência de viver na Europa é única, e ainda em um período de tempo tão longo, e a cada dia se aprende muito por aqui, mesmo sendo difícil ficar longe da família e dos amigos, é algo que todos deveriam vivenciar um dia.

É isso ai, estou a disposição para qualquer dúvida e meu contato está disponível na página. Qualquer coisa é só falar.

Grande Abraço a todos e vou ficando por aqui.

DOUGLAS HENRIQUE BEZERRA SANTOS
FCDEF/UC -
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Intercâmbio - UC -
Universidade de Coimbra/Portugal
UFAL -
Universidade Federal de Alagoas

Campus Arapiraca

LACAPS (Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.