APRESENTAÇÃO

 

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de Alagoas, em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e diversas prefeituras realizará a Reunião Regional SBPC/AL 2009, cujo tema será "SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DA REGIÃO LITORÂNEA".

O encontro acontecerá de 11 a 14 de novembro, em Maragogi, Alagoas e busca ser um evento de popularização da ciência, além de resgatar e dar visibilidade às pesquisas e produções científicas em diversas áreas desenvolvidas pela comunidade científica regional.

A Reunião terá como público-alvo cientistas, profissionais locais, professores do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação, como também professores do sistema educacional alagoano e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das redes municipal, estadual e privada de Alagoas.

Na programação estão previstos minicursos, mesas-redondas, conferências, palestras e várias oficinas.

Contará com a presença de conferencistas e palestrantes de outros países, professores de diversas universidades brasileiras e das redes do sistema de ensino do estado.

Também serão realizadas oficinas de Educação Física e Esportes inseridos, pela primeira vez em 61 anos de existência da SBPC.

Será uma oportunidade extraordinária de todos os participantes desenvolverem o conhecimento e experiências de preservação do meio ambiente sob a perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento socioambiental da região litorânea através da aproximação com a ciência e a pesquisa.

 

 PROGRAMAÇÃO  

 

11 de novembro

Escola Municipal Dr. José Jorge

Hotel Praia Dourada

- 14 h -Credenciamento da SBPC Mirim/ Sênior e do III Mini- Congresso

-Inscrições para os Minicursos

- 18 h - Solenidade de abertura - Conferência Magna do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Professor Dr. Aloísio Teixeira

-Coquetel

12 de novembro

Salas – 1, 2

-Minicursos

Salão Principal

-Debate com os Secretários de Estado da Ciência, da Tecnologia e Inovação (SECTI) - Kátia Born, Secretário Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (SEMARH) - Alex Gama de Santana, Secretario de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (SEADA) - Jorge Silva Dantas.

-Instalação do XXIII Pólo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Programa Cientista Mirim em Maragogi

-Debates com Professora Drª Cleane Medeiros, Lorrie Clemo e Mary Canale (SUNY/OSWEGO) – E.U.A, Givaldo Oliveira (IFAL),  Pedro Nelson

( UFAL)

-Mesa redonda sobre Ensino da Matemática em Alagoas

Salas 1, 2

Sessão de Apresentação de Trabalhos

 

Sala 3

Comunicação Oral

13 de novembro

Salão Principal

-Debates sobre Ciências, Educação, Ética, Informática, Saúde, Educação Física e Esportes

 

Sala 1

-Minicursos

 

Sala 2

-Sessão de Apresentação de Trabalhos

Sala 3

Comunicação Oral

14 de novembro

Salão Principal

-Debates com FAPEAL e ITEP

-Leitura, debates e aprovação da carta de Maragogi

Sessão de Encerramento

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.