Cevnautas da Anatomia, o tema genoma, da comunidade cevgenética   http://cev.org.br/comunidade/genetica , também vale aqui? Laercio

JC e-mail 4820, de 25 de Setembro de 2013.  

Revista Ciência Hoje: A terceira revolução

O biólogo israelense Aaron Ciechanover fala sobre a era da medicina personalizada, em que os tratamentos serão adaptados a cada paciente com base em seu genoma   Imagine que uma pessoa descubra que está com câncer. Ela se consulta com um médico e lhe entrega um cartão que contém seu perfil genético completo. Após analisar o genoma do paciente e identificar qual mutação deu origem à doença, o médico avalia com o doente qual a melhor abordagem para o tratamento, selecionando uma droga que ataque o problema específico e não cause reação adversa.  

Esse é o futuro previsto pelo biólogo israelense Aaron Ciechanover, laureado com o prêmio Nobel de Química de 2004 por elucidar o processo de degradação e reciclagem de proteínas. Esse cenário é, para Ciechanover, a terceira revolução da medicina.  

Pesquisador do Instituto de Tecnologia de Israel, o biólogo participou em julho do 63º Encontro de Prêmios Nobel em Lindau, na Alemanha, onde falou da era da medicina personalizada, quando as doenças de origem genética não serão tratadas isoladamente, mas sim especificamente para cada indivíduo.  

Durante o evento, o químico concedeu entrevista à Ciência Hoje, na qual discorreu sobre o conceito da terceira revolução, explicou como ela acontecerá e discutiu os problemas que a disponibilidade da informação genética completa de um indivíduo criará para ele e para a sociedade.  

A entrevista completa, publicada na revista Ciência Hoje de setembro, está disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/307/a-terceira-revolucao    

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 29 de Setembro de 2013 às 01:29.

Laércio,

Lí toda a entrevista. O Aaron me pareceu confiante sobre o seu ponto de vista. Esse cenário futuro não vai ser para nós, mas é uma esperança.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.