Gostaria de fazer um primeiro questionamento quanto à resistência encontrada, por parte dos alunos de graduação, quando existe a necessidade de rever conceitos e conhecimento anatômico para discutir exercícios na musculação. Seria isso uma dificuldade geral ou o desinteresse por parte dos alunos ? Tento mostrar o quanto é necessário a um profissional de ed física, independente do campo de atuação, entender como ocorre o funcionamento do corpo, principalmente na questão do aparelho locomotor. Vejo uma incoerência efetuar prescrições sem saber o real funcionamento de cada musculo que se quer exercitar.

Gostaria da opinião de vcs à respeito.

Comentários

Por Rafael José de Sousa Ferreira
em 7 de Julho de 2009 às 19:57.

Olá Vitor

Concordo plenamente com você, na minha opinião acredito que anatomia e o fundamento básico tanto para a prescrição de exercicios, como e a base principal para várias disciplinas como fisiologia humana, fisiologia do exercício, cinesiologia, biomecânica, e muitas outras. Concordo também que ela seja fundamental independentemente do campo de atuação do profissional, acrescento também, isso e um conceito básico para que possamos discutir e trabalhar com profissionais de áreas da saúde em uma equipe multidisciplinar.

Abraço

Por Matheus Henrique Santos Melo
em 15 de Agosto de 2009 às 12:19.

Grande parte dos acadêmicos do curso de graduação não compreendem o valor da anatomia em relação à musculação, todavia é importante ressaltar que por mais que todos saibamos que a mesma seja de total importância,há um desinteresse por parte dos mesmos pelo fato de a anatomia ser um campo muito complexo e, portanto mais trabalhoso se estudar. Vocês podem perceber que grande parte dos acadêmicos tem dificuldade em unir anatomia com musculação, uns por terem uma péssima formação na disciplina de anatomia, outros por não se adaptarem à disciplina de musculação. Isso  não ocorre somente na musculação, mas em outros  campos da educação física como os citados pelo Rafael. Porém, fazer com que os acadêmicos percebam a gravidade de não se dar o devido valor à anatomia, somente professores de cabeça aberta para poder lhes mostrar.

Por Victor Magalhães Curty
em 29 de Agosto de 2009 às 12:09.

Concordo com o que foi dito acima.

Muitos alunos dos cursos de graduação não se dedicam em buscar conhecimentos a respeito dessas disciplinas que são a base para atuar em varias áreas que envolvam as ciencias biológicas e da saude e qualquer atividade realizada que têm como principal objeto de trabalho o corpo humano.

Eu presenciei várias vezes, durante meu curso de graduação, pessoas menospresando alguns pontos importantes que são estudados nessas disciplinas dizendo que nao era importante, que nunca iria precisar daquilo. Esse na verdade é o problema para muitos cursos de graduação onde alguns alunos, que  por  meio de achismos, ignoram o real valor de todo o conteudo oferecido nas disciplinas estudadas.

Muito boa essa questão levantada Vitor

Abraço

Por Camila Gancho Portella
em 3 de Outubro de 2009 às 13:01.

Bem, ainda estou no 2º ano de Ed. Física, mas, como monitora do laboratório de anatomia da Faculdade, posso assegurar que não há realmente uma preocupação dos alunos com o estudo da anatomia. Muitos não conseguem compreender que ela é a base para muitas disciplinas que temos pela frente como fisiologia, biomecânica, treinamento, musculação, as modalidades esportivas e tantas outras.

A maioria só estuda o básico para poder passar o semestre e depois têm muita dificuldade nas outras disciplinas justamente pela falta do entendimento BÁSICO da composição e do funcionamento do corpo humano, especialmente o sistema locomotor.

Como tenho profundo interesse e até pretendo atuar na área de anatomia, como professora universitária, creio que ensinar uma anatomia aplicada, ou seja, exemplificando em exercícios, em atividades cotidianas, traria a disciplina pro mundo "real" do aluno,despertanto maior interesse.

Infelizmente, com esse desinteresse, cada vez mais vemos professores formados, mas que têm muito pouco ou nenhum conhecimento real da importância de sua profissão o que torna a Educação Física, ainda hoje, uma área não tão valorizada quanto merece ser.

Por Diego Luiz Leal
em 25 de Novembro de 2009 às 19:58.

Com toda a certeza de que é imprescindivel ao profissional ter conhecimento sobre este assunto. Infelizmente nem todos os acadêmicos pensam desta forma, e acabam não levando tão a sério este tema, percebendo sua real importância somente após o término dos seus estudos. É um caso normal nos cursos da Educação Física e Fisioterapia, mas que sempre vem a tona quando o profissional está atuando, indenpendentemente do local.

Abraço Vitor, boa observação.

Por Jose Rodrigues Campos Junior
em 31 de Dezembro de 2009 às 17:27.

Ter uma boa formação em anatoma é de fundamental importancia para os profissionais da área da Educação Física. Uma vez tendo campo de trabalho na educação(licenciatura) e saúde(bacharelado) ter uma boa base em anatomia faz-se  necessário para sabermos como aplicarmos atividades sem o prejuizo do aluno ou do cliente, no caso de academia como citado.Tal desinteresse é preocupante. Como poderemos quebrar as barreiras que ainda existem se, enquanto alunos, temos observado que mais e mais profissionais sem conhecimento na área tem de formado? Devemos nos concientizar que todo comnteúdo ministrado é de suma importÂncia para nossa formação.

Abraço

Por Romulo Waquim Gomes
em 24 de Janeiro de 2010 às 13:36.

Realmente a falta de interese dos alunos pela disciplina de anatomia nos cursos de Educação Física é muito grande, visto que sua importância é imensa, pois é da anatomia que se derivou a Cinesiologia e a Biomecânica. Disciplinas de igual importância, com as areas de atuação da Educação Física sendo todas sem exceção "movidas" por músculos, sofrendo ação de varias alavancas, quer sejam usadas na musculação ou em outra aerea, o profissional de Educação Física deve ter dominio desses três fundamentos para prescrição adequada de suas atividades.

Outro ponto que merece uma analise, é em relação ao grau de exigência destas disciplinas nos cursos de graduação em Educação Fisica, pois as mesmas na maioria dos cursos não são ministradas de forma profunda e sim superficial, o que no meu ponto de vista leva tambem a um interesse superficial, digo isto baseado em minha experiência, pois quando comecei a trabalhar com musculação ainda na graduação tive que estudar com mais profundidade essa três disciplinas, onde o aprendizado foi maior que na época que fiz as mesmas.

Um abraço.

Por Ludmila Miranda Vieira
em 25 de Março de 2010 às 09:49.

Ainda estou no primeiro período de ED. Física mas ja posso compreender o quanto a anatomia é importante na nossa profissão. O que seria do educador físico se não soubesse o que se passa no corpo do aluno? Como poderia passa séries de exercícios se não sei onde estão extamente os problemas, ou qual é a dificuldade para realizar certo movimento!

Um educador físico tem que ter a plena consciência e saber que sem anatomia humana não se vai tão longe. A anatomia é, sem dúvidas, uma das principais disciplinas do curso, sem a qual não se conheceria o corpo e não seria, assim, possível que trabalhasse-mos com algo desaconhecido. Além de ser bem ironico, um profissional da área da saúde que não conhece o físico do ser humano, seria o mesmo que um engenheiro que não conhece matemática.

Um abraço aí galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

Por Gabrielle da Silva Moreira
em 17 de Abril de 2010 às 14:40.

Sou do 1º período de Ed. Fís., e concordo com todos os comentários, tive prova de sistema esquelético ontem, e fiquei estudando com uma amiga por 2 semanas, acho que nós duas fomos as únicas a estudar por 2 semans, pois a maioria do pessoal que vimos começou a estudar faltando 1 semana pra prova, o conteúdo a ser estudado é bem grande, mas muito interessante e nos despertou um grande interesse, anatomia é uma disciplina muito boa de estudar, é execelente você poder conhecer como é o corpo do ser humano por dentro e por fora, quais as substâncias e componentes que agem no nosso corpo, e qual a finalidade de cada parte do corpo. Vou começar músculos em breve e já penso em fazer monitoria pra anatomia. Tem pessoas que realmente não ligam pra anatomia, mas acredito que o motivo seja a grande quantidade de nomes e coisas que se tem pra estudar, mas todo o conteúdo é importante, pois é necessário conhecer como cada sistema do nosso corpo atua, assim poderemos ajudar nossos futuros alunos a terem um bom condicionamento físico sem riscos de prejudicá-los.

Abraço pessoal!

Por Rosimeire Souza Martins Plesca
em 19 de Abril de 2010 às 22:39.

Sobre o Assunto é sinceramente querer andar de bicicleta a primeira vez e achar que sabe andar...E consequência, uma queda enorme, agora imaginem alguém com problemas articulares em determinadas regiões e só sabermos aquilo que nos é passado prontamente por cursos minusculos de 4 ou 5 horas com atividades prontas.

A anatomia é a base fundamental da Educação Física, somos uma ciência do movimento, e como saber o que é o movimento sem saber como executar ou como é executado.Realmente nao será um profissionald e destaque no mercado, onde o que nos diferencia num mundo de milhões de profissionais, é o saber, e a anatomia é a base de todas as áreas da educação Física.

Cumprimentos a Todos e Anatomia galera...e pro onde se começa a entender a arte da Educação Fìsica

Abraços

Rosimeire Plesca - CERPEFF - Centro de Referência do Porfissional de Educação Física e Fitness - www.educacaofisica.com.pt

Por Camila Gancho Portella
em 26 de Outubro de 2010 às 23:36.

Gostaria de divulgar nosso blog. Eu, em conjunto com meu professor de Anatomia, Ricardo Reda, montamos um blog direcionado para o estudo da Anatomia Humana. Espero que gostem.

http://ricardoreda.blogspot.com/

Por Vitor Daniel Tessutti
em 13 de Novembro de 2010 às 23:49.

Entrei no blog citado pela Camila, e acredito que esta seja uma ótima e atualizada ferramenta para o incremento do estudo da anatomia no curso de educação física. O colega Rômulo questionou com relação a superficialidade da disciplina nas faculdades. Este blog já demonstra uma maior possibilidade de aprofundamento já que o material disponibilizado pode ser infinito. Uma ferramente de centralização da informação específica da disciplina. O estímulo ao aluno consultar e estudar pelo blog favorecerá ao aprofundamento da disciplina.

Aproveito para enaltecer aos graduandos que aqui se manifestaram mostrando que exsite "luz no fim do túnel" com relação à esta disciplina. Pessoas que estão se preocupando com a qualidade de seu conhecimento desde o início. Isso, certamente, fará uma diferença brutal ao se formarem. Mantenham toda esta garra e interesse. 

MAis uma vez parabésn à Camila e ao prof. Ricardo Reda.  

Um [   ]


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.