Cevnautas,

   É sempre importante divulgar defesas de dissertações dos prgramas de PG em Educação Física.

  Parece estranho que essas defesas de nutrição estejam no programa de Educação Física. Será que não entendi o conceito de transdiciplinariedade?  Ou seria de multidisciplinariedade? Vamos debater essas defesas da UFPEL?

01/09/2011 Quinta-Feira, 14:00h – Cezar Barbosa Santolin
“O nascimento da obesidade: um estudo genealógico do discurso patologizante”
Banca: Prof. Dr. Luiz Carlos Rigo (orientador)
            Profa. Dra. Mariângela da Rosa Afonso
            Profa. Dra. Eliane Ribeiro Pardo

09/09/2011 Sexta-Feira, 14:00h – Cynthia Munhoz dos Anjos Leal
“Conhecimento em Nutrição de Merendeiras das Escolas do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Pública da Cidade de Pelotas/RS”
Banca: Profa. Dra. Marilda Borges Neutzling (orientadora)
            Prof. Dr. Airton José Rombaldi
            Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues
            Profa. Dra. Maria de Fátima Alves Vieira (Faculdade de Nutrição – UFPel)            

Fonte: http://esef.ufpel.edu.br/ppgef/

Comentários

Por Pedro Rodrigues Curi Hallal
em 26 de Setembro de 2011 às 11:35.

Olá Laércio

Ambos os trabalhos abordam o movimento humano e são diretamente relacionados com: (a) a Educação Física na escola, no estudo da merendeiras; (b) com a promoção da atividade, no estudo sobre obesidade. Fica difícil justificar um posicionamento apenas após leitura do título de um trabalho. 

Um abraço, Pedro

Por Cezar Barbosa Santolin
em 29 de Maio de 2012 às 20:45.

 

Caro Laércio Pereira,

Por acaso, deparei-me com seu comentário e me vi diante de uma tarefa inesperada: defender novamente minha dissertação. Dessa vez, entretanto, parece-me que terei que defender também meu orientador, co-orientadora, demais membros da banca e todos os professores do PPG da ESEF/UFPEL.

Em primeiro lugar, minha dissertação não tem nenhuma relação com nutrição. O trabalho teve por objetivo investigar a emergência histórica dos discursos que afirmam que a obesidade é uma doença – tão comuns na nossa área, principalmente na linha de Atividade física e Saúde. O senhor saberia disto e entenderia a relevância para a área caso tivesse lido o trabalho completo, ao invés de ter lido somente o título, arriscando-se a cometer equívocos e passar por situações constrangedoras.

Meu trabalho não "pegou carona" na Educação Física: vários doutores do PPG da ESEF/UFPEL – tão qualificados, capacitados e experientes quanto o senhor - consideraram o trabalho relevante para a área. Assim, deve-se respeitar a capacidade de julgamento e, principalmente, a autonomia dos pares – sobretudo quando se pretende emitir um parecer público.

Ao invés do debate proposto, sugiro um outro: o corporativismo feudalista-acadêmico que pretende se outorgar o direito de enunciar fronteiras identitárias e disciplinares do que é e o que não é Educação Física, simplesmente, para resguardar uma posição estratégica de saber-poder na área. Talvez este debate – mais atual – atraia mais interessados.

Até mais.

Cezar Barbosa Santolin. 

Por Laercio Elias Pereira
em 29 de Maio de 2012 às 22:43.

Caro Cezar,

   A idéia não era essa. Ficou péssimo, mesmo, DESCULPE.. Atirei na turma da Educação Física por não tratar do assunto importante e acabei atingindo  quem está fazendo o trabalho que deve ser feito. Novamente, queira desculpar. Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.