A BIBLIOTECA

             Na primeira reunião da Diretoria, foi decidido que a Biblioteca, a ser fundada na AEEFD/RS, receberia o nome de Biblioteca Dr. Edgar Sílvio Silva Sperb. Tal decisão encerrava o objetivo de prestar homenagem póstuma ao referido médico que concluiu o curso de especialização em Medicina da Educação Física e dos Desportos e fundou o Centro Acadêmico da ESEF, além de ser conhecido pelos artigos esportivos que escrevia nos jornais da cidade.

                  Nos relatos contidos no Boletim Informativo (Antinoüs nº 5, de outubro de 1946), na data de 28 de outubro de 1946, às 16 horas, na Rua Duque de Caxias nº 1195, sede do Conselho Regional de Educação, foi inaugurada a biblioteca. Inicialmente a proposta era para que esta funcionasse três dias por semana, sendo que um deles seria a sexta-feira à noite, momento em que também ocorriam as reuniões de diretoria.  Assim, almejava-se que os sócios pudessem aproveitar e participar ativamente da associação. Importa destacarmos que o primeiro responsável pela biblioteca foi o Professor Fredolino Taube, formado pela ESEF, em 1943. Este, por sua vez, era professor da referida Escola e técnico de atletismo.

            O Ato de inauguração foi assistido por membros da Diretoria, associados e pela família Sperb. O Dr. Luiz Maluf na ocasião proferiu o seguinte discurso:

Jamais alguém duvidou que a morte fosse um acidente natural da vida. Ninguém também ignora que, dificilmente, será lembrado pela coletividade o ente que desaparece no imensurável e profundo turbilhão do além, quando passar pela vida sem deixar um vestígio siquer de um trabalho em prol de causa humana.

Mas, quando um homem saber ser digno da vida que viveu, da vida digna na sua qualidade e não na sua longevidade, da vida dignificada pela sinceridade da sua consciência e honestidade de seus propósitos, êsse indivíduo merece mais do que ninguém ser chamado de “homem”, porque soube cumprir sua elevada missão neste mundo de sofrimentos.

Embora o desaparecimento de personalidades dêsse quilate seja uma decorrência lógica e natural das coisas, custa-nos sempre a resignação, falece-nos a fé nas leis da natureza, revoltamo-nos conformidade, porque o nosso afeto quizera que fossem imortais.

Reunimo-nos, neste momento, num ambiente onde se trabalha verdadeira e desinteressadamente pelo ideal da “mente sã num corpo são”, para cultuarmos as virtudes de um homem que soube em vida, com a simplicidade de seus gestos, desarmar os invejosos e transformar os egoístas. Para reverenciarmos a memória do companheiro prematuramente afastado do nosso convívio, que combateu com denodo insuperável pela nobre causa que abraçamos, com os olhos fitos numa única recompensa – a de vêr nossa pátria engrandecida e respeitada. Para evocarmos com carinho o vulto do colega e amigo que soube impôr sua a amizade pela bondade de seu coração. Para tributarmos nosso preito de saudade á  figura inolvidável de Edgar Sílvio Sperb.

Quiz, ainda, A Associação dos Especializados em Educação Física e Desportos, na sua justa homenagem a Edgar Sperb, fossemos nós interpretes do seu pensar, eleitos para resssaltar a personalidade daquele que além de amigo foi mais do que irmão.

Senhores. Tive a ventura de conhece-lo nos bancos acadêmicos, quando juntos cursávamos a faculdade de Medicina. Seu caráter íntegro, sua moral inteiriça e sua personalidade inconfundível bem conhecí quando nos envolvemos nas lutas universitárias, nos embates caracterizados pela anarquia das tendências que os estimulavam, e dos quais saía o Dr. Sperb sempre incólume pela retidão de sua conduta. Desde então, a afinidade dos laços de amizade que nos prendia foi dos maiores possíveis de conceber.

Concluído o curso da Faculdade, sem descurar da sua clínica, volveu seus olhos para êsse setor maravilhoso que vós outros abraçastes. Atraídos pela simpatia do seu entusiasmo contagiante, ingressamos no terreno da educação física, onde temos procurado não desmerecer nem prejudicar a imunidade moral de sua memória.

Batalhador incansável trabalhou no anonimato pela concretização desta associação de classe, cujos trabalhos temos a felicidade de vê-los tornar-se uma realidade e florescer com tanto viço.

Mesmo acometido por pertinaz moléstia, que raras vezes perdoa, dispoz suas íltimas energias combatendo pelos nossos ideais comuns, atravéz do rádio e da imprensa. Recordo-me com viva saudade do amigo que pensando nos outros esquecia-se de si mesmo. Tudo quanto fez constitue a representação perfeita de sua alma.

Perdemos, sem dúvida alguma, um amigo raro e um colega afetuoso. Possa, pois a sua memória servir de lição aos que professam a educação física, e de estímulo e de honestidade aos que a presam e a estimam.

A fatalidade não permitiu que o tivéssemos entre nós, dentro desta Associação, trabalhando conosco lado a lado. Ficamos, no entanto, com sua alma corporificada em cada molécula desta biblioteca que tráz seu nome, servindo-nos de guia e leme no caminho do dever e cumprir. (Boletim Antinoüs nº 5, de outubro de 1946, p. 2).

        

 

 

Livros registrados doados à Biblioteca (Ano de 1946)

Doações de Criolando Ruscigno:

- A Igreja e a Educação Física

- O Aperfeiçoamento Físico do Funcionário Público (dois exemplares);

- Pioneiros da Educação Física no Brasil (dois exemplares);

- O Aperfeiçoamento do Servidos do Estado e a sua Influência no Rendimento do Serviço Público;

- Boletim de Educação Física: Março e Junho de 1942, Abril e Dezembro de 1943 e Abril de 1944.

 

Doações do Conselho Nacional de Desportos:

- A proteção do Estado aos Desportos

- Balanço de atividades

- Código Brasileiro de Futebol

- Anais – Tomos I e II

 

Doação da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação Física e Saúde:

- Regulamento do II Congressso Pan Americano de Educação Física.

 

Doações do Serviço de Documentação do Ministério da Educação Física e Saúde:

- Nóbrega e outros, de Joseph de Anchieta.

- Física e Filosofia Natural, de P. Francisco X. Reses

- José de Anchieta , de Quirício Caxa

- Objetivos e Características da educação física no ensino secundário, do Dr. Inezil Penna Marinho.

- Papel da educação física na preparação militar, do Dr. Inezil Penna Marinho.

-O problema do grupamento homogêneo no Brasil, do Dr. Inezil Penna Marinho.

 

Doação do Exmo. Sr. Consul da Suíça:

 Os esportes na Suissa.

 

Doação da Federação Rio Grandense de Tênis:

- O Tênis no Rio Grande do Sul (Relatório de Gestão 1945-1946).

 

Doações de Henrique Maluf:

- Atitute Y Deporte do Dr. J. Faravelli Musanto;

- El Football entre Menores de Júlio Y. Rodríguez;

- Posiciones Clínicas o Buenas Posturas do Dr. Justo F. Gonzalez;

- La Educación Física en el Uruguay de Júlio J. Rodríguez;

- Memoria da Comisión Coordinadora de la Educación Física.

 

Outras doações:

- Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos nº 17, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos do Ministério de Educação e Saúde;

- Pelotarco (Esporte Uruguaio) doado pelo autor Prof. Carlos Ma. Carambula;

 

Próximo post: Os boletins informativos Antinous

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.