Cevnautas da Aprendizagem Motora,

Gostaríamos de ter esse resumo na biblioteca do CEV. Alguém topa adotar a tradução (com crédito que vale Lattes)? Laercio

Factors Affecting Psychosocial and Motor Development in 3-Year-Old Children Who Are Deaf or Hard of Hearing

  1. Mark Seeto2,3
  1. 1 RIDBC Renwick Centre (Royal Institute for Deaf and Blind Children/University of Newcastle),
  2. 2 Hearing Cooperative Research Centre,
  3. 3 National Acoustic Laboratories,
  4. 4 Macquarie University, and
  5. 5 Charles Sturt University
  1. ↵*Correspondence should be sent to Greg Leigh, RIDBC Renwick Centre, Private Bag 29, Parramatta, New South Wales 2124, Australia (e-mail: greg.leigh@ridbc.org.au).

Received July 9, 2014.Revision received June 20, 2015. Accepted June 22, 2015.

Abstract

Previous research has shown an association between children’s development of psychosocial and motor skills. This study evaluated the development of these skills in 301 three-year-old deaf and hard of hearing children (M: 37.8 months) and considered a range of possible predictors including gender, birth weight, age at first fitting with hearing devices, hearing device used, presence of additional disabilities, severity of hearing loss, maternal education, socio-economic status (SES), language ability, and communication mode. Caregivers reported on children’s development using the Child Development Inventory (CDI). On average, both psychosocial and motor development quotients were within the typical range for hearing children, with large individual differences. There was a positive correlation between language ability and both social and motor development, and also between social and motor development. Age at first fitting of hearing aids (as an indicator of age at identification of hearing loss), SES, degree of hearing loss, and maternal education were not significant predictors of social skill or motor development, whereas presence of additional disabilities and birth weight were. Girls performed better than boys on all but the Gross Motor subscale of the CDI. Children with hearing aids tended to perform better than those with cochlear implants on the Gross Motor subscale.

Fonte: http://jdsde.oxfordjournals.org/content/20/4/331.abstract?etoc

Comentários

Por Pollyanna Ferreira da Silva
em 31 de Agosto de 2015 às 21:13.

Boa noite, eu aceito a tradução. Meu contado pollyannafs@gmail.com

Por Pollyanna Ferreira da Silva
em 1 de Setembro de 2015 às 17:25.

Fatores que afetam o desenvolvimento psicossocial e motor em crianças surdas ou com deficiência auditiva na faixa etária dos três anos

Pesquisas anteriores já haviam apontado para uma associação entre o desenvolvimento das crianças e as habilidades psicossosiais e motoras. Este estudo avaliou o desenvolvimento destas habilidades em 301 crianças surdas ou com deficiencia auditiva na faixa etária dos três anos  (M:37,8 meses) levando em consideração uma gama de possívies variáveis incluindo sexo, peso ao nascer, idade da primeira utilização de aparelho auditivo, aparelho auditivo utilizado, presença de deficiencias adicionais, gravidade da perda auditiva, escolaridade materna, status sócio-economico, capacidade de linguagem, e o modo utilizado de comunicação. O acompanhamento das crianças foi realizado por seus cuidadores utilizando o Inventário de Desenvolvimento Infantil. Em média, os quocientes de desenvolvimento psicossocial e motor estavam dentro do intervalo típico para crianças ouvintes, com grandes diferenças individuais. Houve uma correlação positiva entre a capacidade de linguagem e o desenvolvimento social e motor, e também entre o desenvolvimento social e motor. A idade da primeira adaptação de próteses auditivas (como indicador da idade de identificação de perda auditiva), status sócio-economico, grau de perda auditiva e escolaridade materna não foram variáveis significativas no que se refere a habilidade social ou desenvolvimento motor, entretanto mostraram-se significativas a presença de deficiências adicionais e o peso ao nascer. Segundo as escalas motoras apresentadas no inventário de Desenvolvimento Infantil as meninas apresentaram desempenho motor melhores do que os meninos, e as crianças com aparelhos auditivos apresentam melhor desempenho do que aquelas que realizaram o implante coclear.

Por Ivan Camargo Pinheiro
em 1 de Setembro de 2015 às 18:23.

Boa noite.Precisando de ajuda estoua a disposição.

 

att ivan

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Setembro de 2015 às 09:31.

Pollyana e Ivan,

OBRIGADO! Está na biblioteca:

http://cev.org.br/biblioteca/fatores-que-afetam-o-desenvolvimento-psicossocial-motor-criancas-surdas-com-deficiencia-auditiva-faixa-etaria-dos-tres-anos/

Laercio


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