A retrogênese é decorrente de uma involução, geneticamente programada para se desintegrar. O empobrecimento neuronal causado pelo tempo conduz a um declínio funcional irremediável no envelhecimento normal. A desorganização e desincronização motora, perda de memória, falta de iniciativa, modificações afetivas, flutuações de tristeza, isolamento social e segregação familiar favorecem um quadro de degradação mental.

A retrogênese psicomotora segue uma desmontagem declinativa, ou seja, a deterioração da organização psicomotora, inicia-se com a praxia fina, a seguir com a praxia global, nos desestruturamos espaço-temporalmente, perdemos a noção do corpo, o equilibrio e, por fim, a tonicidade. Para minimizar os efeitos da retrogênese psicomotora - como a lentidão cognitiva e motora, as alterações psíquicas e comportamentais - é preciso colocar o corpo do idoso em movimento, seu cérebro em produção e sua alma em alegria, baseados em métodos científicos, pedagógicos e criativos, abrangendo do relaxamento à formas estáticas e dinâmicas de equílibrio, tonicidade, coordenação, memória, dentre outras

A psicomotricidade exerce efeito preventivo - conservando a tonicidade funcional, controle postural flexível, boa imagem do corpo, organização espacial e temporal prática, integração e prolongamento das praxias ideo-motoras, etc - perfeitamente adaptadas as necessidades funcionais específicas do idoso. 

Comentários

Por Edmilson Pinto Albuquerque
em 12 de Maio de 2013 às 03:40.

Essa temática é pouco conhecida na graduação dos cursos de educação física, devido a falta de maior aprofundamento epistemológico de muitos profissonais da área não terem tido a experiência da realidade e nem ter convivido com outros profissionais que transitam com a neurociência e também com a carência de trabalhos na educação brasileira.

O professor está de parabéns em abordar esse debate.

Att.

Edmilson Pinto Albuquerque professor da UFRN.

Por Verônica Gomes Macedo
em 13 de Agosto de 2013 às 02:24.

Nós enquanto profissionais da área da saúde, devemos ter o maior conhecimento possível em relação aos “fenômenos” anatômicos, fisiológicos e bioquímicos entender dos processos neuronais não deve fugir dos nossos objetivos, até por que ele é a “chave mestra” do funcionamento do corpo, e assuntos como essa  temática devem ir além de uma simples curiosidade, deve ser de entendimento e conhecimento da graduação e estudos continuados. 

Por Milla Miriane Vieira
em 25 de Novembro de 2013 às 01:10.

Mesmo sendo um assunto pouco divulgado nos cursos de Educação Física, temos que tentar entender a relação do ser humano com seu corpo, por ser o corpo o nosso instrumento de trabalho, e entender que a retrogênese piora a qualidade de vida. Sabemos a importância da atividade física e os benefícios que ela pode trazer para a  terceira idade, para diminuir os danos da retrogênese. Então, temos um papel fundamental como profissionais de intervenção, na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Milla Miriane Vieira

Graduanda em Educação Física/UFOP

Por Nicole Leon Bordest
em 14 de Julho de 2014 às 02:51.

Muito Legal o tema, realmente, este assunto é algo pouco abordado na graduação de EFI de muitas Universidades.

Mas, a psicomotricidade de forma geral, precisa ser aprofundada, já que o corpo humano é incrível e suas funções, assim como a própria interação do movimento com outros objetos e pessoas, além do próprio meio em que se vive é algo impressionante. Estudar sobre, é facilitar a compreenssão, orientação e a própria intervensão adequada no processo de desenvolvimento de escolares e/ou atletas de forma integrada e consciente.

Por Lucas Soares Marcucci Barbosa
em 16 de Setembro de 2014 às 09:39.

Nos idosos a retrogênese psicomotora, ao contrário das crianças, ocorre da práxia fina à tonicidade Vitor da Fonseca(1983). A retrogênese parece confirmar a involução genéticamente programada, do córtex a medula, do mais complexo ao mais simples, pressupondo uma desintegração da hierarquia estrutural. Criar programas psicomotores para idosos, ativar os neurônios corticais, preservar as características de um cérebro funcional, pode ser essencial para retardar o envelhecimento,a vagarosidade motora, o embaçamento cognitivo.

Referêcia:
http://www.avm.edu.br/monopdf/7/LUCIANE%20GUIMARAES%20MARTINS%20BASTOS.pdf

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Tema muito interessante para quem trata com idosos ou crianças. Na terceira idade como uma forma de dar qualidade de vida ao idoso, melhorar seu cotidiano. Já a criança uma forma de aumentar o programa motor, desenvolver o cognitivo e uma maneira de evitar o problema na posterioridade.

Por Hugo Leonardo Barros de Paula
em 6 de Outubro de 2014 às 14:30.

Com relação à marcha, do ponto de vista ontogenético, a criança começa a dar os primeiros passos por volta dos 12 meses, até adquirir um padrão maduro de marcha e conseguir deslocar-se e caminhar de forma perfeitamente autônoma. Com o envelhecimento, e, sobretudo nas idades avançadas, do ponto de vista da retrogênese, essa marcha sofreria uma “involução”, assumindo novamente um padrão de marcha com algumas características iniciais do desenvolvimento.

Referência:

http://urutu.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol37/n3/131.htm

Por Patrícia Fayer
em 12 de Outubro de 2014 às 11:56.

 

A ontogênese, refere-se à evolução humana. Principalmente nos primeiros anos de vida, ocorrendo o seu aprimoramento ao longo da infância até a adolescência. O desenvolvimento humano é um processo contínuo, iniciado na concepção, seguido de transformações sequencializadas até a morte, de tal forma que cada estágio apresenta um determinado nível de maturidade. Por outro lado, a retrogênese, refere-se à involução humana, seu conceito foi abordado por Ajuriaguerra e Tissor na década de 1960, sendo esses os primeiros pesquisadores a formular uma abordagem empírica para o estudo da retrogênese. Segundo eles, o declínio de certas capacidades na demência mostrava-se reverso aos estágios do desenvolvimento de Piaget. 

Portanto, Ativar pela psicomotricidade os neuronios corticais, preservando as características de um cérebro funcional, pode ser essencial para prevenir o envelhecimento, pois dessa forma podemos ampliar a qualidade de vida e conservar  a criatividade e a motivação vital de muitos idosos. Trabalhar com métodos de relaxamento muscular e mental, explorar de situações que envolva o equilíbrio, atividades lúdicas de atenção, de observação e de memória,explorações visuomotoras, dentre outros, devem ser praticadas diariamente na ocupação dos idosos.

 

Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832010000300007


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