Cevnautas do Atletismo, vamos participar e avisar os amigos? Laercio
Terça, 26 Novembro 2013 19:52
CTE abre seleção para técnicos de atletismo em cinco modalidades

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) recebe inscrições de treinadores para compor sua comissão técnica de atletismo. Os interessados podem se candidatar até a próxima sexta-feira, dia 29, por meio do endereço eletrônico leszek_br@yahoo.com.br. Os treinadores serão contratados para atuar com equipes nas provas de salto em altura, salto com vara, lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso do peso.

De acordo com o professor do departamento de Educação Física e coordenador de atletismo do CTE, Leszek Antoni Szmuchrowski, os candidatos devem ser graduados em Educação Física, possuir registro profissional no conselho regional da categoria (Cref) e na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), além de comprovar experiência como treinador de atletas em nível nacional. Podem ser exigidos documentos complementares, como certificados de participação em cursos técnicos no Brasil e no exterior.

“Nosso objetivo é contratar profissionais que atuem em dupla função. Além de formadores de atletas de alto rendimento, queremos que sirvam de referência para os alunos da escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, pontua Leszek.

O processo de seleção será realizado por meio de análise de currículo e entrevista com uma comissão do CTE. Os contratados vão ficar durante três meses em estágio probatório e, durante este período, terá início o treinamento junto às equipes.

Campeonato escolar
A seleção dos atletas que formarão as equipes a serem preparadas pelo grupo de treinadores ocorre durante o 1º Campeonato Escolar de Atletismo, promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EFFTO) em conjunto com o CTE. As inscrições podem ser feitas até 18h do dia 29 por meio de formulário eletrônico. O evento acontece no dia 4 de dezembro, das 8h às 16h no CTE, situado na avenida Alfredo Camarate, s/n, bairro São Luiz.

Serão disputadas as provas de 75m, 250m, 1000m, salto em distância, salto em altura, lançamento de pelota e arremesso do peso. Cada escola pode inscrever até dois alunos por prova. Serão distribuídos prêmios do primeiro ao terceiro lugares nas categorias masculino, feminino e conjunto.

Leszek aponta a competição como o primeiro passo rumo à popularização do atletismo entre os jovens das escolas mineiras, destacando as mais de 500 inscrições recebidas até o momento. “O foco é atuar no estágio inicial, com alunos na faixa de 15, 16 anos, de forma a se detectar talentos com potencial para alcançar o nível de competição exigido de um atleta de ponta”.

O Centro de Treinamento Esportivo é uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), que visa estabelecer uma política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos. Outras informações estão disponíveis no site do Centro.

Comentários

Por Gounnersomn Luiz Fernandes
em 3 de Julho de 2014 às 23:23.

A criação do CTE pode representar uma grande possibilidade para o Atletismo de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Desejo sinceramente que o nosso Ateltismo avance valorizando, respeitando o já construindo pelos Belo Horizontinos e Mineiros e consiga se firmar no cenário nacional sem uma postura de distanciamento dos valores de Minas e do Brasil. Afinal de contas o que se deseja é desenvolver um bom trabalho, acessível as pessoas desta terra, com oportunidades para novos possíveis atletas e profissionais. 

Por Adilson Martins
em 15 de Julho de 2014 às 14:15.

Passo importantíssimo, para valorização  do atletismo na cidade de Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais. É a oportunidade para a descoberta de novos talentos dentro da modalidade, tanto para os técnicos quanto para os atletas. Torcer para que mais ações voltadas para o atletismo sejam feitas em todo território nacional, em busca de um maior reconhecimento e avanço da modalidade.

Por Filipe Mafra
em 15 de Julho de 2014 às 15:04.

Oportunidade para a descoberta de novos talentos e principalmente a  valorização do esporte na cidade de Belo Horizonte.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 15 de Julho de 2014 às 20:19.

    No caso do desporto de competição, o treinamento ocorre de forma intensa e em muitos casos, diariamente. No desporto escolar, isso varia muito de acordo com a vida acadêmica do aluno. Geralmente a quantidade do treinamento ocorre em torno de duas a três vezes por semana. Cada seção varia aproximadamente de 60 a 90 minutos. A intensificação do treinamento normalmente acontece em um período pré-competição onde gradualmente a intensidade do treinamento aumenta e o volume diminui. Durante a competição, o professor deve manter o treino do gesto motor e diminuir a intensidade do treino. A repetição do gesto motor objetiva garantir uma manutenção mínima do aspecto motor e das valências físicas para que não haja uma queda nesses aspectos. A intensidade deve diminuir, devido ao risco de cansaço excessivo durante as competições, o que traria a diminuição do rendimento destes alunos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.