MORRE EX-VELOCISTA DELMO DA SILVA

O ex-velocista Delmo da Silva, medalha de bronze no 4x400 m na Copa do Mundo de Dusseldorf, na Alemanha, em 1977, morreu na última quarta-feira, dia 24, em Nilópolis, no Rio de Janeiro, vítima de infarto, aos 55 anos.

Delmo deu a Brasil a medalha de bronze nos 400 m, no PAN da Cidade do México, em 1975.

Com o irmão Rui (que morreu há dez anos e que também foi medalhista em Dusseldorf), Delmo fez parte de uma geração de velocistas que brilhou nos anos 1970 e 1980, como Nelson Rocha, Katsuhico Nakaya, Paulo Correia, Evaldo Rosa, Milton Castro, Altevir Araújo, Geraldo Pegado e outros.

Delmo e Rui são de meu tempo de Atletismo ... eu era ’tecnico’ de atletismo do Clube Duque de Caxias, em Curitiba... organizei junto com o Martinho, um Trofeu Brasil... um marco para o atletismo brasileiro, em que os atletas foram tratados com humanidade e as estrelas do esporte, que eram... alojados em hoteís, refeições no melhor restaurante da cidade - o do Circulo Militar... e Delmo e Rui estavam lá...

O Altevir Araújo - onde será que anda? - esteva começando a carreira, aluno da Escola Técnica do Paraná, de basquete; o treinador cometeu o erro de manda-lo para o Atletismo, para ganhar mais impulso... foi vice-campeão mundial... estiveram juntos no Campeonato Mundial, disputando pela equipe das Americas II; 

Duas mortes esta semana. a do Delmo e a do Marcílio... como diz o Guru-Presidente do CEV, ’a morte é algo com a qual não concordo’.

Vão em Paz. Cumpriram sua missão. Foram Heróis.

ps. e o Lula nem lembra desse pessoal, medalhistas olimpicos, campeões mundiais, que elevaram o nome do Brasil ao mais alto lugar do pódio... e o reconhecimento, só para o pessoal do Futebol, atletas profissionais, que ganhavam salário (ALGUNS, MILIONÁRIOS...) para competir, e agora serão ’indenizados’ e receberão pensão vitalícia... e os Delmos, os Ruis, os Nelsinhos, los Altevir, os Joaquins... quando serão lembrados?

Comentários

Por Vania Ferreira
em 4 de Setembro de 2018 às 05:35.

A PARTIDA É MUITO TRISTE, PRINCIPALMENTE DE QUEM TEM NOSSO SANGUE. DELMO DA SILVA MEU PRIMO, PARTIU SEM TER CONTATO HÁ ANOS COM ELE. SOBRINHO DE MEU PAI CARMINDO, TINHA MUITO ORGULHO DE SEUS SOBRINHOS, OS IRMÃOS DELMO DA SILVA E RUI DA SILVA. ENFIM, FOI PRA ETERNIDADE MAIS DEIXOU UM LEGADO. FEZ SEU NOME BRILHAR NAS CORRIDAS. QUE ORGULHO DELOMO DA SILVA, NOSSO CAMPEÃO.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.