Cevnautas, vamos postar aqui os tipos de trabalho oferecidos por instituições públicas em Atividade Física & Qualidade de Vida? Existe uma rede ou associação que liguem esses centros? Laercio

 Atividade Física
Centro de Referência oferece avaliação física
02/04/2013 09:30:00

Quer iniciar uma atividade esportiva e precisa de orientação? A dica é realizar exame médico e, em seguida, agendar uma avaliação física no Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), órgão da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj).

Há aproximadamente um ano, o centro de referência fornece à população de Curitiba a oportunidade de fazer avaliações físicas e receber orientações para a prática correta de exercícios. É um projeto recente, mas inédito no País.  “Essa prática tem dado boa resposta. No Brasil eu desconheço um equipamento que ofereça esse tipo de ação junto à população e gratuitamente”, explica o professor de Educação Física Carlos Ghesti, coordenador do programa Curitibativa da Smelj.

O CRQVM dispõe de equipamentos específicos e modernos para a realização da avaliação física como esteira, cicloergômetro e aparelhos para análise bioquímica. Com esse aparato, os professores de Educação Física efetuam avaliação detalhada, permitindo que a pessoa examinada possa iniciar a prática de atividades com segurança.

Segundo Ghesti, a avaliação física também ajuda a pessoa a escolher a atividade esportiva com a qual tem mais afinidade. “Através das respostas a alguns questionamentos, podemos direcionar nossa avaliação e orientação. Isso é importante e garantia de sucesso, pois, com a pessoa fazendo aquilo que gosta, a possibilidade de desistência da prática esportiva reduz muito”, explica o professor.

Após três meses de atividades físicas, uma reavaliação pode ser agendada, caso a pessoa se interesse em saber se evoluiu neste período.

Agenda

A dona de casa Irene Amadeu Silva procurou o CRQVM para realizar testes físicos e obter orientações dos exercícios que poderia fazer nos equipamentos públicos disponíveis à população, como as academiar ao ar livre. Ela pratica caminhada na Praça Menonita, no Boqueirão, mas recebeu indicação para fazer a avaliação. E isso foi importante para a saúde dela porque, diante de dados observados na avaliação, Irene foi aconselhada a procurar um médico geriatra antes de continuar com suas atividades físicas “Quero fazer atividade e vou voltar aqui depois de consultar o médico. Meu marido faleceu há dois meses, mas eu não posso desanimar. Se me entregar, caio em depressão”, relatou Irene, que elogiou o atendimento prestado pelos professores do CRQVM.

Carmem Silvia Morais também realizou avaliação física na CRQVM. Praticante de caminhadas, ela achou a iniciativa interessante. “É uma atitude preventiva para saber se realmente está tudo bem. O atendimento aqui no centro foi ótimo e recomendo fazer (avaliação)”, afirmou.

Serviço:

Avaliação Física no Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM)
Endereço: Rua Augusto de Mari, 2150 - Bairro Guaíra
Telefone: 3333-2274 / 3334-1742
Para realizar avaliações no CRQVM é necessário agendamento por telefone, ou pessoalmente.

FONTE (com fotos e links): http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/centro-de-referencia-oferece-avaliacao-fisica/29014

Comentários

Por Erik ávila
em 3 de Abril de 2013 às 09:30.

Excelente iniciativa. No momento em que o Brasil, ou mais especificamente o Rio de Janeiro, recebe "melhorias" para a prática das atividades físicas, outros estados poderiam se mobilizar para prover a população de equipamentos de avaliação e de trabalho físico, fazendo com que os índices de sobrepeso da população comece a baixar!

[]´s

Erik Ávila


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.