Cevnautas da Avaliação,

   Na edição mais recente do Ciência Hoje, de Portugal, tem uma notícia sobre o trabalho feito pelo SPISS (Sports Policy factors Leading to International Sporting Success). Procurei o sitio do Projeto, mas só achei uma página com os questionários, que podem interessar a turma da avaliação.

http://spliss.site88.net/  http://spliss.site88.net/

Um trecho da reportagem:

“Não é a riqueza do País que nos está a impedir de obter performances” desportivas, afirmou Pedro Guedes de Carvalho ao Ciência Hoje depois da apresentação de ontem dos primeiros resultados do «SPLISS» (Sports Policy factors Leading to International Sporting Success), no Centro de Medicina Desportiva, em Lisboa.

Este projecto de investigação internacional estuda a competitividade das nações no desporto de elite. É realizado por uma rede internacional de investigadores representativos de variados países tais como Portugal, Espanha, França, Suíça, Japão, Austrália, Brasil, entre outros e envolveu 1090 atletas, 273 treinadores e 71 directores desportivos.

Segundo o presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, o objectivo deste estudo é comparar as políticas de desporto de vários países mas ouvindo os agentes desportivos, “que é uma coisa que nunca é feita”.

Em Portugal, o estudo começou em Outubro 2011, embora já estivesse a decorrer noutros países.
“Quando me ofereci para participar neste estudo e envolver o nosso país, fui tentar recuperar o trabalho de um ano e quatro meses de equipas só com a ajuda do meu aluno" de doutoramento, Rui Canelas, conta Pedro Guedes de Carvalho.

A ideia é que entidades como a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, federações e associações regionais de administração do desporto possam, com base nos resultados do projecto, avaliar a implementação de políticas de alto rendimento. “Não tenho a ambição de criar uma receita para a política do desporto nacional mas tenho a de criar oportunidades para aperfeiçoar mecanismos de gestão”, esclarece o investigador. fonte:http://www.cienciahoje.pt/      Alguém conhece as iniciativas brasileiras no assunto? Vamos listar?  Laercio

 

Comentários

Por Flávia da Cunha Bastos
em 5 de Junho de 2012 às 19:25.

A pesquisa está sendo desenvolvda no Brasil, sendo coordenada e realzada por integrantes de dois grupos de pesquisa do Laboratório de Treinamento e Esporte para Crianças e Adolescentes, o GEPTIJ e o GEPAE, da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Conheça mais e acompanhe no site http://citrus.uspnet.usp.br/lateca/web/index.php/gepetij/gepetij-projetos-em-andamento/86-comparacao-internacional-das-politicas-para-o-esporte-de-alto-rendimento

Por Roberto Affonso Pimentel
em 6 de Junho de 2012 às 07:25.

Mais uma vez os portugueses estão a tratar as coisas para "inglês ver". O Pedro Guedes de Carvalho e o seu aluno de doutoramento Rui Canela deveriam analisar o que foi feito dos anais do Congresso Desportivo Nacional, iniciativa do governo português que envolveu diversos agentes ligados ao desporto durante 2 meses (dez./2005-fev./2006, se não estou enganado). De lá para cá nada se fez e nada se perguntou. Depois veio a crise. Será que é para acreditar dessa feita?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.