Percebe-se uma forte tendencia a esportivização da Educação Física nas escolas públicas estaduais da Bahia, principalmente quando referenciado ao interior do Estado. Esportivização essa que comumente resume-se ao jogo do futsal (em quadras mal conservadas e sem a estrutura mínima de conforto, segurança e dentro de padrões mínimos estabelecidos), ao jogo do futebol (em campos de terra batida, ou em algum campo improvisado próximo aos muros da unidade escolar), alem do baleado, o volei e o handebol para as meninas. Diante do exposto abro este forum de debate, convidando a todos a refletir sobre a realidade sobre a prática docente da Educação Física em nossas escolas.

Defendo a formulação de políticas de fortelecimento do espaço escolar, com a melhorias das infraestruturas das quadras poliesportiva (espaço pedagógico do docente de educação física e não somente área de recreação do alunado), e defendo tambem e elaboração do Laboratório de Atividades Físicas - LAFs. Espaços montado respeitados os critérios de conforto, segurança, dotados de recursos humnos e materiais pedagógicos e equipamentos de suporte ás diversas intervenções docentes, nos eixos das danças, das lutas, da avaliação fisica, dos estudos sobre a motricidade e as questões biológicas e mecanicas sobre o corpo. Havendo ainda a possibilidade de interações com outras áreas do saber, e de protagonismo juvenil dentro do ambiente escolar.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Setembro de 2014 às 07:23.

Leandro,

Louvo seu empenho e no sentido de incentivar suas buscas, convido-o a dar uma olhada no que se contém no Procrie: www.procrie.com.br/contributoparaensinoemescolas/

Boas leituras.

Por Leandro Emanuel Cruz de Oliveira
em 16 de Setembro de 2014 às 09:50.

Professor Roberto, visitei o site que me indicou e é justamente essa a minha proposta. Lutar pela valorização da educação Física em nosso Estado. Faça uma leitura no documento FUNDESCOLA do MEC que tras orientações sobre o ambiente escolar, sobre o padrão mínimo de funcionamento.

Defendo não so a realização das corbeturas das quadras poliesportivas escolares, como vem acontecendo, mais a criação do LABORATÓRIO DE ETIVIDADE FÍSICA, o qual permitirá ao docente intervenções diversificadas juntamente com seu alunado; Defendo a proibição de DOCENTE NÃO LICENCIADO ministrando a disciplina; defendo o fortalecimento das aulas de esportes na escola (apenas duas aulas por turma não contemplam as nossas intervenções); enfim penso na educação Física escolar como possibilidade de transformação.


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