UFBA - Visita cientifica FACED Dr Reiner Hildabrandt   
Notícias do Campus Dom, 21 de Agosto de 2011 04:30

O Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional de Universidades é uma importante atividade que consolida não somente relações nacionais e internacionais na produção do conhecimento científico e na formação acadêmica, mas, também, fortalece projetos comprometidos com as necessárias e vitais transformações sociais, para além da lógica do capital, dentro do que destacamos a formação de professores e as referencias curriculares básicas para alterar a escola. No sentido de avançar na produção do conhecimento científico da área da Educação Física, consolidar uma proposta de formação de professores (Graduação e Pós-Graduação) que seja referência nacional e, contribuir para alterar o trabalho pedagógico da escola capitalista, o Departamento de Educação Física da FACED/UFBA, através do GRUPO LEPEL/FACED/UFBA e Rede de Grupos na UFS e na UFAL com a colaboração dos professores doutores Solange Lacks, e Joelma Albuquerque, promoverá a programação abaixo descrita que contará com a participação do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt Stramann e como convidados especiais coordenadores e professores de Grupos de Pesquisa de Universidades do Brasil – UFPB, UFPE, UFAL, UFS, UFRB, UEFS, UFBA, UNICAMP, UFSC e UFRPE (em construção).

ATIVIDADES PREVISTAS

1.   Reunião com docentes e representação estudantil que compõe o Departamento de Educação Física e o Colegiado do Curso de Educação Física da UFBA;

2.   Trabalho em Grupo de pesquisa para definição de competências globais e habilidades inerentes ao professor de educação física em formação de acordo com a previsão de eixos, ciclos ou módulos do currículo do curso;

3.   Oficina experimental com estudantes da graduação e Professores da rede pública e professores do Curso de Educação Física da UFBA, UFS, UFAL sobre a Concepção de aulas abertas a experiência no currículo de formação de professores;

4.   Sessão de Trabalho sobre Reformulação Curricular – Professores e estudantes Curso de Graduação e especialização de Educação Física UFBA e professores da Rede Pública de Ensino.

5.   Visita a escolas que estão implementado experiências pedagógicas inovadoras

6.   Sessão trabalho para avaliação e continuidade do projeto de intercâmbio acadêmico.


PROGRAMAÇÃO

v     Dia 27 de agosto sábado às 08 horas.  Recepção, boas vindas. Responsável: Professora Celi Taffarel.

v     Dia 28 de agosto Domingo das 09 às 17 horas.  Visita a cidade para reconhecimento da diversificada cultura local no campo da cultura corporal. Coordenação professora Celi Taffarel.

v     Dia 29 de Agosto segunda-feira. Das 09 às 12  e das 14 às 17 horas

Das 09 às 12 horas. Organização pauta de trabalho. Coordenação Celi Taffarel. Das 14 às 17 Reunião institucional professores do Departamento e Colegiado do curso de Educação Física. Secretaria de Educação. Balanço do trabalho realizado, principais conclusões, proposição sobre competências e habilidades nos módulos, eixos ou sistema de complexos propostos para o Curso de Educação Física. Coord: Professores Cláudio de Lira e Roberto Colavolpe.

v     Dia 30 de Agosto , terça-feira das 09 às 12 e das 14 às 17 horas.

Colóquio de pesquisadores. Palestra professor Reiner. Comissão de Avaliação Currículo Curso Educação Física. Pesquisadores da UFAL e UFS. Exposição experiências inovadoras de Reformulação Curricular na Bahia, Sergipe, Alagoas.  Coordenação: Solange Lacks e Joelma Albuquerque.

v     DIA 31 de Agosto quarta-feira das 14 às 17 horas. – Trabalho com a Comissão de Avaliação do Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA. O currículo de licenciatura Plena de caráter Ampliado. Minuta de diretrizes de formação de professores unificada. Responsável: Professores Elza Peixoto, Romilson dos Santos e Celi Taffarel.

v     Dia 01 de Setembro quinta-feira das 08 às 12 e das 14 as 17. Oficina: Aulas abertas à experiência nos cursos de formação de professores de educação física e escolas públicas. Alunos de Graduação e professores da Rede. Responsável: Celi Taffarel e Roseane Soares de Almeida

v     Dia 02 de setembro sexta-feira das  14 às 21 horas.

Visita a UFRB. Oficina – Experimentação Pedagógica - aulas abertas a experiência. Responsável professor David Romão – UFRBA - Amargosa.

v     Dia 03 de setembro sábado das 14 às 17 horas.

Balanço da experiência, planejamento para novas etapas. Conclusão dos Trabalhos. Responsável: Celi Taffarel.


REALIZAÇÃO: Intercâmbio Acadêmico DAAD UNIVERSIDADE TÉCNICA DE BRAUNSCHWEG e UFBA/FACED – Universidades UFBA, UFS, UFAL.

FONTE: http://bit.ly/oKPrSk

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.