Pessoal da Biblioteconomia,

Vi que tem aqui tb a nota do  Leopoldo. Como meu navegador aqui é antigo periga amontoar os parágrafos da resposta. Pra contornar o problema criei outro debate:

...  um novo debate na Comunidade Educação Física no Maranhão

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/maranhao/debate/respondendo-ao-leopoldo-esticando-a-historia-da-documentacao-e-informacao-em-efesporte/

Respondendo Ao Leopoldo. Esticando a História da Documentação e Informação em Ef&esporte.

CEVnautas, ManoLeo,

Vou começar com a expressão - alerta rebarbativo - com que ia terminar o meu parágrafo em complemento à mensagem do Leopoldo;

http://cev.org.br/comunidade/maranhao/debate/memorias-da-documentacao-esportiva-no-do-brasil/

MENAS!  

O ManoLeo sempre tem a gentileza de inflar a minha tarefa de enxugar gelo, mas tem muito mais gente na batalha. Fico encabulado com os elogios (sim, sei que a timidez é uma faceta do narcisismo ;-)  

1. Na documentação em EF & Esportes temos que registrar o pioneirismo do General Jayr Jordão Ramos. Corretamente homenageado como General Jayr na Biblioteca do Exército e como General também da UFMG, quando devia ser homenageado como Professor, maior patente da Universidade (estou na luta pra mudar).  

2. Inezil Pena Marinho, Mario Ribeiro Cantarino no Brasil, e Manuel Sérgio em Portugal, precisam sempre ser lembrados (sem prejuizo de outros);  

3. A Documentalista Stela Vercesi teve um importante trabalho na Escola de EF de São Paulo, depois USP, mas o movimento nacional foi da Maria Licia Bastos, da UFMG, como dá pra conferir na Conferência Iberoamericana / Reunião da IASI da Colômbia. Lá também tem pista da documentaista da UFRGS Renate Sindermann (trabalho para o CEME UFRGS)  http://cev.org.br/eventos/i-conferencia-sobre-documentacion-e-informacion-deportiva-en-latinoamerica  

4. Na verdade, a Maria Lícia não conseguiu viajar para a Conferência em Medellin, mas a proposta dela foi publicada (eu viajei com o apoio da SEDEL do Maranhão).   

5. Depois, em 1985, quando trabalhei como assessor do MEC, escolhi dois temas para encarar (O Secretário Bruno Silveira, primeiro Secretario de EF&Esportes do MEC pós-ditadura, encontrou um ambiente bastante militarizado ainda - ninguém vai contar a história da EF como base da repressão no MEC e nas Universidades?? -, e resolveu dissolver os cargos numa reuniao com todos, escolhendo os temas das principais ações da EF*Esportes o Brasil. Tivemos 16 temas. Fiquei com "Criança e Atividade Física" e "Documentação e Informação Esportiva". Chamei a Maria Lícia e conseguimos que o SIBRADID fosse criado e instalado na UFMG.  

6. O incidente de má gestão na Biblioteca da UFMG que derrubou o esforço de muitos anos se deu com a saída da Maria Líicia. É justo que tenhamos um estudo sobre tudo isso. Tenho insistido com o ótimo Centro de Memória da EEFFTO.  

7. Vamos ficar na torcida por uma dissertação ou tese sobre o assunto.  

Laércio

Visite: Educação Física no Maranhão - Centro Esportivo Virtual

http://cev.org.br/comunidade/maranhao/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.