Olá pessoal,

Gostaria de uma opinião de vcs à respeito de softwares que realizam analise de movimento através de filmagem com cameras comuns.

Observei o Dartfish que me pareceu muito bom, mas que tem um custo elevado, e um outro que se chama Sports Acad com custo mais baixo mas que não oferece tudo que o Dartfish possibilita.

Vcs teriam outras sugestões?

Um [   ]

Vitor Tessutti

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 2 de Fevereiro de 2011 às 07:32.

Olá, Vitor.

Temos utilizado o dartfish com o Polo Aquático e natação. Ele é uma excelente ferramenta. Mas o vejo muito mais como proposta de análise qualitativa do movimento do que biomecânica. A versão que utilizamos ainda tem a opção de organização tática para scout.

Para que o investimento não se torne "ainda maior" deve haver toda uma preocupação na obtenção das imagens e como estas serão utilizadas posterioremente. Caso contrário serão apenas filmagens...

abraços

Guilherme

Por Aurifran do Nascimento Barroso
em 4 de Fevereiro de 2011 às 09:35.

Vítor,

Eu sou um amante assumido da Cinesiologia e Biomecanica e como tal adoro trabalhar com análise de movimentos!

Para este fim gosto de utilizar softwares em plataformas livres (gratuitos).

Encontrei o SAM (Sistema Digital para Análise de Movimentos), desenvolvido pelo bolsista do CNPq Edson Minatel, em 1998, no projeto EDUCADI, a partir da proposta do coodenador do projeto Prof. Dietrich Schiel. Em 2002 o software SAM foi atualizado por Luiz Gilberto O. Messias, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação SIAE/USP. Em 2005 foi realizada nova atualização do software pelo bolsista Gabriel de Souza Fedel.

O software pode ser "baixado" aqui: http://educar.sc.usp.br/sam/

Até mais,

Aurifran Barroso.

Por Pierre Augusto Victor da Silva
em 4 de Maio de 2011 às 09:52.

Prezado Aurifran,

Você tem algum artigo ou resumo de trabalho para congresso publicado com esse software (SAM)?

Gostei da indicação do software, mas gostaria de ver algum trabalho publicado na área de fisioterapia com este programa.

Abraços.

Por Fábio Procópio Soares Bento
em 30 de Agosto de 2011 às 22:45.

O software é gratuito!! Procurei e não vi trabalhos publicados na area de fisioterapia nem de Educação Física, mas será de grande valiam no auxililo da analise dos movimentos visando entender melhor os mecanismo de lesãoe e como elhor tratar!!

Por Denis Cleiton Correia dos Santos
em 10 de Janeiro de 2013 às 13:34.

Acredito que um bom software gratuito e com muitas opções seja o Kinovea, estou começando a utilizar agora no jogo de tênis , existem alguns tutoriais também no youtube.

Abs!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.