Com o aumento da suplementação com creatina, por parte de atletas de alto rendimento e até mesmo por praticantes de musculação, surgiram indagações a respeito dos malefícios da creatina, em excesso, no corpo humano. Em 2008 foi publicado o artigo de revisão “A creatina prejudica a função renal?” na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, de acordo com o mesmo foram feitos diversos estudos em humanos que tinham resultados duvidosos por não haver uma metodologia confiável.

A suplementação de creatina prejudica ou não a função renal? 

 

Segue o link direto para o artigo no site da Scielo
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000100013&lang=pt

Comentários

Por Mateus Pereira Lima
em 17 de Outubro de 2012 às 20:42.

Um estudo realizado pela universidade de Truman State nos Estados Unidos utilizou 23 jogadores do time de futebol americano da região que tinham em média 2 anos de experiência com o treinamento de sobrecarga. Os jogadores foram divididos em dois grupos, um grupo utilizou 5-20 gramas de creatina por dia durante um período de até 5 anos e o outro grupo não utilizou nenhum suplemento. Após análise de sangue dos dois grupos, foi constatado que não houve diferenças significantes nas funções renais e hepáticas de nenhum dos grupos, ou seja, a creatina não causou nenhum problema de rim ou fígado nos jogadores e se mostrou segura até mesmo em doses mais altas como 20g ao dia. O estudo foi realizado em 2002.

Artigo : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12500988

Por Marco Machado
em 18 de Dezembro de 2012 às 14:15.

Caro 

Alem deste estudo do Prof Bruno Gualano e cols. há vários outros estudos mostrando a segurança da suplementação de creatina. 

Históricamente o alerta sobre risco de suplementação de creatina tem sido atribuido por Poortmans & Francaux há uma nota que saiu na imprensa sobre um jovem de 25 anos que teria tido complicações renais após a suplementação de creatina. Varios autores alertam que vários casos de complicações em atletas não podem ser atribuidas a suplementação de creatina pois não podem ser excluidos outros fatores de risco (inclusive uso concomitante de drogas). 

Além disso, um dos meios recomendados para avaliar a função renal é a Taxa de Filtração Glomerular, que no caso da estimativa leva em conta a concentração de creatinina. É bem descrito que o aumento da concentração intramuscular de creatina induz um aumento da produção de creatinina. Clinicamente a creatina é utilizada no diagnóstico renal e daí pode vir a confusão.

Devemos lembrar também da procedencia de qualquer item de consumo. Um alto grau de contaminantes pode levar a complicações que a creatina em sí não tem relação. 

Algumas fontes de consulta:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17908288

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18184753

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18652082

http://cev.org.br/biblioteca/topicos-avancados-bioquimica-exercicio/

Espero ter contribuido

 

Por Marco Machado
em 18 de Dezembro de 2012 às 14:20.

Corrigindo

onde se lê: ¨ ...atribuido por Poortmans & Francaux há uma nota que...¨

por favor ler: ¨ ...atribuido por Poortmans & Francaux a uma nota que...¨


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.