Aconteceu de 07 à 09 de setembro o "International Conference on Biochemistry of Exercise" na cidade de São Paulo. O evento contou com grandes nomes da Ciência Mundial quando se trata de Bioquímica do Exercício (maiores informações aqui http://www.biochemistryofexercise.org/).

Foi uma grande oportunidade para conhecer estes Cientistas, trocar informações, verificar a direção das pesquisas de ponta (biomol) e quais as fontes eles utilizam para inspirar os trabalhos. Interessante que pouca citação (diria que menos de 10%) foram de revistas com "aderência" à área, e a grande maioria era composta de citações em revistas como Nature, Cell dentre outras com grande fator de impacto, ou seja, estamos longe de fazer Ciência de ponta.

Os cientistas se mostraram bastante solicitos durante os 3 dias de congresso, atendendo à todos que os procuravam.

Espero que tenhamos mais congressos deste nível no Brasil.

Saudações

Paulo Azevedo

Comentários

Por Andréa Ramirez
em 11 de Setembro de 2015 às 12:01.

Oi Paulo!

Acho que as pesquisas de ponta em biomol são publicadas em revistas sem "aderência" à área da EF porque essas pesquisas que utilizam bio mol são provenientes de áreas básicas ou biomédicas, onde publicar em revistas da EF parece fazer pouco sentido se o conhecimento a ser divulgado é para mais áreas além da EF e em âmbito internacional. Grazadeus que a abrangência de alcance deste tipo de pesquisa tem sido maior!

Saudades científicas :-)

Andréa. 

PS. Nunca entendi por que a EF criou tantas revistas científicas.   

Por Paulo Azevedo
em 11 de Setembro de 2015 às 13:57.

Olá Andréa!

Vamos matar essa saudade científica :)

Estas mesmas pesquisas utilizam exercício físico muitas vezes (seja com modelo animal ou humano). Pra mim Ciência é Ciência e essa separação por área de aderência é uma grande besteira. Ai vem a explicação de tantas revistas na área da EDF: se minha pesquisa não tem impacto científico ou social, não consigo publicar nas revistas de ponta, então vamos criar uma, justificando a aderência para publicarmos e aparecermos! A EDF deveria fazer pesquisa para além da EDF, creio eu.

Paulo


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.