Nos perguntamos constantemente se é um avanço da capoeira fazer parte do comitê olímpico, isto por que a mesma durante muito tempo foi perseguida e reprimida, e agora a discussão é legítima-lá enquanto esporte olímpico como uma vitória dos integrantes da capoeira.

Precisamos compreender qual o papel da capoeira na sociedade brasileira e mundial, pelo fato de entender quem será o grande beneficiado da prática da modalidade, onde vemos na atualidade as outras sendo feitas somente como forma mercadológica, em que somente os patrocinadores são os grandes ganhadores dos megaeventos, e uma maioria "miserável" se quer pode ter acesso a tais práticas. Muito pelo contrário, trabalham para financiar todos os eventos esportivos e se quer têm o retorno social, e pior ainda, porteriormente aos megaeventos, ocorre as privatizações dos espaços públicos. Não esquecemos dos jogos de 2007, onde foi gasto muito (bilhões)acima do valor estimado, e pergunto: qual é o acesso das comunidades locais? São os projetos ditos sociais? Onde as comunidades praticam 1 hora por dia, sem infra-estrutura, muitas vezes indo para o projeto para lanchar? Ou passar tempo? Enquanto os "ídolos" estão representando o país, elevar o moral da nação? Estes mesmos recebendo altos salários e o salário mínimo continuando a ser um assistencialismo, onde o operário paga para trabalhar.

Elevar o moral não enche a barriga de ninguém, ainda tem indivíduos que tentam justificar os tipos de esportes, tais como? competição, lazer e educacioanal, mas que na verdade o esporte é o mesmo, sem distinção, servindo a uma classe e outra. Portanto, a capoeira a partir do momento que continuar sofrendo o processo de intervenção através dos jogos olímpicos numa sociedade em que existe classes sociai, sendo assim, as desigualdades sociais, as práticas continuarão sendo exclusivas a um determinado grupo que detem os modos de produção e tudo gira em torno desse grupo, sem preocupação com o desenvolvimento social de maneira igualitária, ou seja, a produção socialista.

Antes de ficar "morrendo" de alegria por que a capoeira está virando esporte olímpico, precisamos compreender a sociedade da qual vivemos, posteriormente, conseguiremos visualizar a prática de forma justa, igualitária, em que todos poderão ter acesso, ou seja, a uma capoeira solidária, produzida por homens e mulheres através do seu contexto histórico-social, sendo assim, a capoeira é uma atividade livre e criativa, por isto, digo social!

Comentários

Por Raphael Sodré Cittadino
em 26 de Abril de 2011 às 11:43.

Concordo com o texto. Não dá pra construir a ideia de que a salvação pra prática de um determinado esporte é inseri-lo no COI. Isso, ao mesmo tempo que significa reconhecimento significa também tutela da prática esportiva pela institucionalidade.

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 27 de Agosto de 2015 às 13:45.

Estamos ainda numa fase inicial de inserção, mas a questão da importância da Capoeira no COI está na chancela do mesmo para a modalidade e não especificamente para a participação nos Jogos Olímpicos, pois em função disto teremos a criação de uma mecanismo de difusão dos fundamentos e tradições do Jogo da Capoeira, por meio da qualificação profissional de Técnicos, Treinadores Desportivos e de Árbitros Nacionais e Internacionais, de modo a se poder preservar o acervo de seu patrimônio cultural. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.