Cevnautas da Capoeira,

A Audiência Pública sendo trnasmitida.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cespo/aoVivoSinais?codReuniao=40302

Laércio

Comentários

Por Gilson Vasconcelos Dobbin
em 25 de Agosto de 2015 às 16:52.

Importante debate acontecendo entre importantes expoentes da Capoeira do Brasil. Espaço de debates para construir a convergência.

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 26 de Agosto de 2015 às 13:32.

Olá pessoal.

Estive ontem na audiência pública realizada ontem na Câmara dos Deputados, específica sobre a Capoeira, na qual estive a convite da Comissão de Esporte, ao fazer uma rápida reflexão sobre o que lá ocorreu, observo os seguintes aspectos:

1- Dificuldade de muitos que lá estiveram no domínio conceitual e histórico do que lá se tratou. Estas dificuldades se potencializam exponencialmente nas redes sociais, criando grandes dicotomias, em função da velocidade com que se veiculam determinadas informações sem a devida análise crítica.

2- A Capoeira foi reconhecida como um desporto por três vezes pelo CND - Conselho Nacional de Desporto e uma vez pelo CNE - Conselho Nacional de Esporte, bem como pela Lei Federal 12.288/0 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racional, como DESPORTO DE CRIAÇÃO NACIONAL, mas mesmo assim muitos não querem que a Capoeria "seja" reconhecida como um esporte (???)... Ocorre que já foi, fazem algumas décadas.

3- Já temos em âmbito mundial 35 Federações Nacionais e muitas delas já se encontram reconhecidas pelos Comitês Olímpicos Nacionais específicos, portanto o processo de desportivização da Capoeira já se encontra difundido em âmbito mundial e é irreversível.

4- Percebo que muitos capoeiristas ainda confundem "reconhecimento profissional" como "regulamentação profissional", e ainda que muitos rejeitem a "profissionalização", vivem profissionalmente da Capoeira, o que se trata de uma incongruência.

5- Muitos são contra a "institucionalização" da Capeira, mas não percebem que sua institucionalização ocorre também quando criamos um nome para um grupo, quando se cria um site, quando se determina o uso de um uniforme, etc. 

 

Por Laercio Elias Pereira
em 26 de Agosto de 2015 às 14:44.

Cevnautas da Capoeira, Nosso Adm Sergio Vieira,

Quem perdeu a audiência ontem (ou quiser se assistir ;-), A gravão - dividida por participante - está aqui:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/videoArquivo?codSessao=53711

Laércio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.