Ola amigos do CEV queria saber a opinião de vocês sobre este tema Capoeira na Escola.

Pelo tempo que tenho de capoeira e pelas minhas vivencias administrando aulas em escolas, acredito que a capoeira deveria ser implementada em todas as escolas publicas, tendo em vista que é um esporte tipicamente brasileiro e nem todos tem acesso, muitos desconhecem a parte cultural que é muito rica, nossas crianças deveriam ter a oportunidade de conhecer melhor a capoeira a final, conhecendo a capoeira estamos conhecendo nossa própria historia. Temos que valorizar o que é nosso, mas para que isto ocorra todos devem ter acesso a ela.

Outro motivo importante que vejo na implantação da capoeira em escolas publica é o beneficio que ela traz tanto para o desenvolvimento mental da criança ou adolescente quanto a coordenação motora e domínio de corpo que a mesma adquire durante a pratica deste esporte.

Na minha opinião a capoeira só traz benefícios, alguns como combate a obesidade infantil, melhora coordenação motora, Amplia a capacidade de raciocínio e ajuda muito na integração dos seus praticantes, mostrando aos mesmos o verdadeiro sentido da união ou seja é um esporte que une varias classes sociais e estilos, ajudando a combater o bullying que esta afetando muitas crianças nos dias de hoje.

Tanto na parte física como cultural a capoeira só tem a agregar, trazendo benefícios muitos importantes para nossas crianças.

Esse é só um exemplo, pois poderia ficar relacionando vários aspectos positivos...  mas o que não entendo é que com todos esses benefícios, por que a capoeira não é praticada livremente em todas escolas publicas....

Um povo sem cultura é fácil de manobrar, de repente esse seja um dos motivos que leva os nossos representantes no governo a não implantar a capoeira no meio escolar.

Entao amigos o que voces pensam sobre este assunto. abraço

Comentários

Por Cesar Augustus Santos Barbieri
em 14 de Abril de 2014 às 13:19.

Esse tema, por certo, merece a realização de um semináro, com bastante tempo para a questão ser discutida. Enquanto o seminário não vem, recomendo a leitura do livro intitulado "Buraco velho tem cobra dentro!: uma interpretação do processo de escolarização da Capoeira", de minha autoria, que pode ser encontrado no site: www.editoracrv.com,br. Atenciosamente, Cesar Barbieri

Por Vital Neto
em 14 de Abril de 2014 às 22:09.

Boa noite, colegas e camaradas mas gostaria de propor uma reflexão melhor a cerca do tema, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a definição de:

Capoeira Esporte: 

Capoeira Cultura Afro-Brasileira:

Ou se é possivel tratar desta maneira, para que nosso debate nos intigue ainda mais a pensar sobre...

Por Gabriel Grillo Brum
em 15 de Abril de 2014 às 13:57.

Boa tarde Vital, estamos na mesma turma no bacharelado... legal te encontrar aqui...

Bom a capoeira é um conjunto, não temos como dividir, ela engloba tanto a parte esportiva, quanto luta e cultura....

Ela é muito ampla e isso é que torna ela muito rica, por esse motivo acredito que incluindo ela no meio escolar, vai trazer beneficios fisicos e culturais, onde os alunos aprenderao sobre nossa cultura e terao contato com o lado musical tambem.

Entao fica meio complicado de definir ela so como esporte ou so como cultura, pois ela é uma união de tudo isto.

Eu penso que o ideal seria colocar a capoeira completamente como um todo, incluindo todos seus aspectos, so assim os alunos poderao usufruir de todos seus beneficios.

abraço.

 

Por Cesar Augustus Santos Barbieri
em 15 de Abril de 2014 às 14:14.

Prezado Vital,

quanto ao seu segundo questionamento, além da já citada estratégia da realização de um seminário, recomendo a leitura do livro: "Capoeira Angola: um ensaio sócio-etnográfico", de Valdeloyr Rego e do livro "O mesmo pé que dança o samba: os sentidos e as perspectivas do fenômeno Capoeira", de minha autoria, que pode ser encontrado no site www.editoracrv.com.br. Um abraço


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.