Capoeira

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevcapoeira/

Capoeira na Escola



Ola amigos do CEV queria saber a opinião de vocês sobre este tema Capoeira na Escola.

Pelo tempo que tenho de capoeira e pelas minhas vivencias administrando aulas em escolas, acredito que a capoeira deveria ser implementada em todas as escolas publicas, tendo em vista que é um esporte tipicamente brasileiro e nem todos tem acesso, muitos desconhecem a parte cultural que é muito rica, nossas crianças deveriam ter a oportunidade de conhecer melhor a capoeira a final, conhecendo a capoeira estamos conhecendo nossa própria historia. Temos que valorizar o que é nosso, mas para que isto ocorra todos devem ter acesso a ela.

Outro motivo importante que vejo na implantação da capoeira em escolas publica é o beneficio que ela traz tanto para o desenvolvimento mental da criança ou adolescente quanto a coordenação motora e domínio de corpo que a mesma adquire durante a pratica deste esporte.

Na minha opinião a capoeira só traz benefícios, alguns como combate a obesidade infantil, melhora coordenação motora, Amplia a capacidade de raciocínio e ajuda muito na integração dos seus praticantes, mostrando aos mesmos o verdadeiro sentido da união ou seja é um esporte que une varias classes sociais e estilos, ajudando a combater o bullying que esta afetando muitas crianças nos dias de hoje.

Tanto na parte física como cultural a capoeira só tem a agregar, trazendo benefícios muitos importantes para nossas crianças.

Esse é só um exemplo, pois poderia ficar relacionando vários aspectos positivos...  mas o que não entendo é que com todos esses benefícios, por que a capoeira não é praticada livremente em todas escolas publicas....

Um povo sem cultura é fácil de manobrar, de repente esse seja um dos motivos que leva os nossos representantes no governo a não implantar a capoeira no meio escolar.

Entao amigos o que voces pensam sobre este assunto. abraço

Comentários

Por Cesar Augustus Santos Barbieri
em 14-04-2014, às 13h19.

Esse tema, por certo, merece a realização de um semináro, com bastante tempo para a questão ser discutida. Enquanto o seminário não vem, recomendo a leitura do livro intitulado "Buraco velho tem cobra dentro!: uma interpretação do processo de escolarização da Capoeira", de minha autoria, que pode ser encontrado no site: www.editoracrv.com,br. Atenciosamente, Cesar Barbieri

Por Vital Neto
em 14-04-2014, às 22h09.

Boa noite, colegas e camaradas mas gostaria de propor uma reflexão melhor a cerca do tema, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a definição de:

Capoeira Esporte: 

Capoeira Cultura Afro-Brasileira:

Ou se é possivel tratar desta maneira, para que nosso debate nos intigue ainda mais a pensar sobre...

Por Gabriel Grillo Brum
em 15-04-2014, às 13h57.

Boa tarde Vital, estamos na mesma turma no bacharelado... legal te encontrar aqui...

Bom a capoeira é um conjunto, não temos como dividir, ela engloba tanto a parte esportiva, quanto luta e cultura....

Ela é muito ampla e isso é que torna ela muito rica, por esse motivo acredito que incluindo ela no meio escolar, vai trazer beneficios fisicos e culturais, onde os alunos aprenderao sobre nossa cultura e terao contato com o lado musical tambem.

Entao fica meio complicado de definir ela so como esporte ou so como cultura, pois ela é uma união de tudo isto.

Eu penso que o ideal seria colocar a capoeira completamente como um todo, incluindo todos seus aspectos, so assim os alunos poderao usufruir de todos seus beneficios.

abraço.

 

Por Cesar Augustus Santos Barbieri
em 15-04-2014, às 14h14.

Prezado Vital,

quanto ao seu segundo questionamento, além da já citada estratégia da realização de um seminário, recomendo a leitura do livro: "Capoeira Angola: um ensaio sócio-etnográfico", de Valdeloyr Rego e do livro "O mesmo pé que dança o samba: os sentidos e as perspectivas do fenômeno Capoeira", de minha autoria, que pode ser encontrado no site www.editoracrv.com.br. Um abraço

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.