Carta contra MP do "Novo Ensino Médio" das professoras Suraya Cristina Darido e Irlla Diniz  

Data: 29/09/2016

Por: Direção de Comunicação

 

As professoras Suraya Cristina Darido, docente do Departamento de educação física - Unesp e Membro da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum, e Irlla Diniz, Professora EBTT - IFSP – Capivari e Doutoranda pelo Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias - Unesp, escreveram uma carta a favor da Educação Física e contra a Medida Provisória do "Novo Ensino Médio". É mais uma mobilização localizada de professores-pesquisadores envolvidos diretamente com a temática. O título do documento é "Educação Física no Ensino Médio: Luxo ou necessidade?".

Segue trecho da carta:

O novo modelo do Ensino Médio, apresentado por Temer no último dia 22 de setembro, flexibiliza o currículo da etapa, acaba com a obrigatoriedade das disciplinas de Educação Física e Artes. Um tremendo retrocesso, em tempos modernos, na vigência absoluta do sedentarismo, da crise de valores e na falta de interesse pela escola. Tamanha a importância atual do conhecimento sobre as práticas corporais que é inaceitável que queiram excluir a disciplina do rol das obrigatórias.
É verdade, que a disciplina enfrentou vários problemas para se legitimar no campo escolar. Durante um longo período, a Educação Física foi entendida como uma atividade destituída de intenção pedagógica, marcada por uma prática meramente recreativa ou pelo desenvolvimento da aptidão física e desportiva. Ademais, o modo como foi conduzido o processo, por medida provisória causa estranheza, para dizer o mínimo.

Para acessar o documento completo acesse: http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/Carta_defesa_EF.pdf

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.