Cevnautas do Ceará, vamos acompanhar os dedobramentos deste encontro? Aguém daqui participou da reunião? Laercio

30 DE OUTUBRO DE 2013 - 11H39 

Sesporte dialoga com coordenadores de cursos de Educação Física   O objetivo do encontro é aproximar a Secretaria da Universidade.      

A Secretaria do Esporte do Estado reuniu na tarde desta terça-feira (29/10), representantes dos 19 cursos de Educação Física do Estado. Cássia Damiani, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, também participou do encontro.  

O secretário Gilvan Paiva destacou as ações da nova gestão que tem focado na interlocução e no diálogo. “Ao longo desses meses, estamos procurando ouvir atletas, federações, municípios e vários setores do Estado com o intuito de fortalecer o Esporte. E as Universidades também jogam papel preponderante neste cenário pois guardam conhecimento e estudo na área. Temos muito o que fazer juntos”, defende.  

Cássia Damiani enalteceu a ideia de reunir os agentes do Esporte no Estado, dentre eles a Academia. “Os cursos de Educação Física bebem da fonte do conhecimento. Criar políticas públicas de Estado voltadas ao Esporte requer a participação da Universidade neste processo que, muitas vezes, não participa por falta de oportunidade. Esta é uma iniciativa corajosa e oportuna”, avalia.  

Professora de Educação Física da UFC, Cássia considera importante planejar as ações. “Vimemos um momento importante no país com a vinda dos principais eventos esportivos para cá. Mas o legado do Esporte deve ir além, focando no futuro, integrando os diversos entes esportivos visando a construção de políticas públicas. Este encontro é um passo inicial e desafiador, que deverá desencadear outras ações”, considera. 

Para Cássia Damiani, ocupar os espaços, oferecer equipamentos, disponibilizar material humano é importante, mas o papel dos cursos de Educação Física pode ir além. “Temos que pensar no Esporte de forma ampla. Do atleta de alto rendimento, aos idosos e deficientes físicos. E onde a Universidade pode concretamente ajudar o Estado a construir esta política pública de democratização do Esporte?”, questiona.  

Contribuições   Edson Godoy, da Faculdade Gama Filho, destacou o Centro de Formação Olímpica, previsto para ser inaugurado em Fortaleza em 2014. “Seria interessante se pudessemos transformar o Ceará em centro de excelência do Esporte. Não podemos mais perder tempo”, defende. Ele citou potenciais em modalidades como o Remo, Atletismo, Vôlei de Praia e ainda na Ginástica. “A peneira poderia ser feita nas escolas”, sugere.  

Andrea Benevides, coordenadora do curso na FIC, reforça que a “Universidade não pode viver num casulo”. “Temos que estar integrados às demandas da sociedade e, por isso, enaltecemos iniciativas como esta”. Para a professora, ações planejadas são fundamentais para o crescimento do Esporte no Estado. “Temos pessoas, professores, estagiários que precisam entrar em campo imediatamente. Temos claras condições de formar centros esportivos comparáveis aos de primeiro mundo e acho que a Universidade pode sim ser a interlocutora entre o poder público e a iniciativa privada, sem esquecer de valorizar e destacar as bases, a escola neste processo”, avalia.  

Já Rejane Araújo, representante do Instituto de Educação Física da UFC, disponibilizou os equipamentos e material humano da Universidade. “O Esporte está vivo. Queremos ajudar, através do ensino, a construir um projeto de Esporte para o Estado e juntos, poderemos trilhar vários caminhos”.  

Abelardo Petter, membro do Conselho do Desporto do Estado do Ceará, destacou que o caminho pode ser iniciado a partir das experiências exitosas das Conferências Estaduais de Esporte; enquanto Liliane Benício, coordenadora de Desenvolvimento do Esporte da Sesporte, sugeriu que seja criado um grupo de trabalho, com reuniões quinzenais, para aprofundar essas questões.  

Diálogo, transparência e democracia   Gilvan Paiva agradeceu a colaboração e o entusiasmo dos representantes dos cursos de Educação Física e destacou a importância de se institucionalizar estas iniciativas. “Temos que planejar, enxergar o Esporte de forma ampla, a médio e longo prazos. Temos infraestrutura, capital, material humano e intelectual e vontade política”, avalia.  

O secretário defende o diálogo como ferramenta para a retomada e o incentivo ao Esporte. “Todos têm a contribuir. Temos problemas imediatos a resolver e consideramos a ajuda de todos imprescindível”.  

Dentre as questões levantadas por Gilvan Paiva, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, integrar os diversos equipamentos esportivos; e ainda reexaminar a Política de Esporte do Estado. “Temos que identificar essas deficiências e apontar caminhos. Nossa intenção é formular uma proposta de funcionamento da Secretaria e suas ações, com visão estratégica, institucionalizada, transparente e democrática no sentido de universalizar e assegurar políticas do Esporte no Ceará”.  

Fonte: Assessoria da Sesporte. http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=228094&id_secao=61

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 31 de Outubro de 2013 às 18:05.

Excelente notícia Laerte!

Acabo de enviar mensagem à Assessoria de Comunicação solicitando permissão para envio de Projeto.

Vamos aguardar em calma.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.