O bioquímico Hernan Chaimovich é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em substituição ao biofísico Glaucius Oliva, que assumiu a presidência do CNPq em 2011. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União.

Hernan Chaimovich graduou-se na Universidad de Chile em 1962. Ele vem atuando na política científica nacional e internacional com pesquisas, publicações, participações em conselhos e ocupando posições executivas.

Fez o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP), concluindo em 1979. Suas pesquisas na área de Bioquímica concentram-se em físico-química orgânica, estudando sistemas biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.

Em sua carreira, foi professor titular do Instituto de Química da USP, chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, pró-Reitor de Pesquisa da USP e diretor do IQUSP.

Para asssumir a presidencia do CNPq, deixa a coordenação do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a vice-presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.