Cevnautas, ainda não temos a história oficial do desmembramento(?) do programa de pesquisa do Ministério do Esporte. O que era REDE CENESP virou também REDE CEDES, aparentemente sem ligação.

Atingidos pelo desaparecimento da Secretraria para o Desenvolvimento do Esporte e Lazer - SNDEL - na nova estrutura do ME, os pesquisadores da REDE CEDES pediram audiência ao Ministro. Fomos autorizados a publicar o relatório. Vamos palpitar?

 I Encontro de Pesquisadores da REDE CEDES (Autoconvocação)

Brasil, 30 de Agosto de 2012.

Relatório

Foi realizado no período de 23 a 24 de agosto de 2012, na cidade de Brasília/DF, o I Encontro - autoconvocado - de Pesquisadores da REDE CEDES. A programação constou de três momentos:

a) Palestra com o Prof. Dr. José Machado Pais (Universidade de Lisboa), que ocorreu no dia 23 pela manhã, na Faculdade de Educação Física da UNB. Na oportunidade, os pesquisadores puderam debater com o Professor sobre os conceitos afeito às pesquisas na área de Educação Física e Ciências Sociais, neste particular com destaque para a questão metodológica. A palestra teve como título: “A ginga no drible às contradições da vida: aproximações etnometodológicas”.

b) No dia 23 pela tarde, também na Faculdade de Educação Física da UnB, ocorreu a reunião dos pesquisadores da REDE CEDES, com o intento de avaliar e propor ao Ministério do Esporte alternativas para o fortalecimento da REDE CEDES;

c) No dia 24, pela manhã, no Ministério do Esporte, os pesquisadores foram recebidos na Secretaria Executiva do ME, para uma reunião no qual apresentaram sua pauta de reinvidicações, considerando o debate promovido por meio da lista de discussão, bem como os encaminhamentos sugeridos na reunião presencial do dia 23/08/12 à tarde.

Segue abaixo o relato e encaminhamentos destes momentos.

Na reunião de coordenadores e representantes da REDE CEDES estiveram presentes pesquisadores das seguintes Instituições: UnB, UCB (Universidade Católica de Brasília), UFPE, UFMT, UESB, UFGS, UFMG, UFG,  UNISINOS, UFBA/UNEB, UFMA, UFSM e UFRJ, totalizando 22 pessoas.

 A reunião contou inicialmente com uma rodada de informes gerais sobre a situação da REDE frente à reestruturação do Ministério do Esporte. Foram destacadas preocupações sobre o risco de desestruturação da REDE em virtude de quatro questões principais: a falta de espaço físico para seu funcionamento, a indefinição de autoridade institucional que responda pela REDE, a falta de transparência  com os pareceres  e pagamento parcial dos projetos aprovados na Chamada Pública nº 01/2011.

Como exemplo da falta de critério foi citado o caso da UFPE que teve dois trabalhos aprovados e apenas um contou com o repasse financeiro. Este procedimento não seguiu a orientação prevista no edital que era o critério de classificação dos projetos. Outro critério de pagamento identificado foi o da “pressão” das instituições que solicitaram por ofício ou e-mail. No entanto, constatou-se que algumas solicitaram formalmente e não receberam o repasse.

Após a rodada geral de considerações sobre a situação da REDE definiu-se como pauta para a discussão três itens:

1) Avaliação e importância da Rede;

2) Organização coletiva para a reunião com o Ministério do Esporte (ME);

 3) Perspectivas institucionais da Rede.

Após uma breve avaliação e de várias considerações sobre a importância da REDE (ver documento anexo) foi iniciado o segundo item da pauta mediado por telefonema da Secretaria Executiva do ME.

Inicialmente foi sugerida uma solicitação de explicações do ME em torno de  três questões básicas: Avaliação da REDE, Chamada Pública e Perspectivas Institucionais no novo Organograma. No entanto, em atenção a um telefonema da Secretaria Executiva, informando a dificuldade para realizar a reunião no dia 24/08/2012 em virtude da ausência do Ministro e do Secretário Executivo, após uma reflexão coletiva acordamos com o ME a necessidade de manter a reunião com a presença do Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Assessores e Chefia do Gabinete da Secretaria Executiva.

A reunião foi mantida, com um acordo que o ME iria apenas ouvir os pesquisadores e somente em outra reunião, responderiam sobre as questões levantadas. Considerando a nova conjuntura, mudou-se a estratégia e resolveu-se elaborar um documento com os principais itens para apresentar na reunião. O documento foi sistematizado e organizado para apresentação pelos professores Silvio Silva-UFMG, Ednaldo Pereira Filho - UNISINOS, Marcos Stigger- UFRGS, Cleber Dias – UFG, Cesar Leiro – UFBA/UNEB e Fernando Mascarenhas – UNB. Para apresentação das considerações e propostas foram formadas duas comissões: uma para apresentar as considerações iniciais e relatar a importância social da Rede (Dulce Filgueira e Fernando Mascarenhas da UNB e professor Cesar Leiro UFBA/UNEB) e outra para apresentação das propostas imediatas e mediatas formada pelos professores Silvana Araújo - UFMA e Ednaldo Pereira Filho - UNISINOS.

Em relação ao ultimo ponto da nossa pauta foi pontuada a necessidade de nos mantermos mobilizados, com um nível de autonomia relativa perante o ME. Para tal foi criada uma nova lista de discussão (Tereza França – UFPE e Helder Isayama - UFMG), inicialmente com os presentes no encontro e posteriormente ampliada com os pesquisadores da rede que não estavam presentes.

Das duas reuniões pleiteadas com o ME ocorreu apenas uma, no dia 24 às 10h, na sede do Ministério do Esporte. Estiveram presentes todos os pesquisadores da REDE, incluindo a representação da UFSC (Giovani Pires); o Secretario Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social - Afonso Barbosa, a Chefe do Gabinete da Secretaria Executiva, Maria Luiza Rangel e da Diretora de Planejamento e Gestão Estratégica -  Profa. Cassia Damiani.

A reunião iniciou com uma fala de abertura do Secretario Nacional, confirmando a disponibilidade para ouvir os pesquisadores da REDE e convidando para uma segunda reunião na qual o ME se posicionaria sobre as questões levantadas. Na sequencia, a chefe do gabinete informou a necessidade de remodelar a reunião considerando a ausência do Secretario Executivo. Em nome do Secretario Executivo sinalizou duas questões: a disposição para ouvir os integrantes da REDE e construção conjunta de alternativas organizacionais bem como de ampliar o aporte de recursos no orçamento do ME para a REDE CEDES. A professora Cássia destacou a importância do diálogo, informando que a REDE está em momento de reestruturação, mas que o “repensar será para valorizá-la” para que atinja um grau superior no ME, considerando a importância do diálogo da ciência com os programas do Ministério.

Em seguida os pesquisadores apresentaram as considerações iniciais com os motivos da reunião e as preocupações dos pesquisadores, além de algumas considerações sobre a importância da REDE no cenário nacional. Em seguida, todos os representantes da REDE se apresentaram, fazendo destaque sobre o significado da REDE nas suas instituições. No terceiro momento da reunião foi apresentado um documento-síntese com a nossa avaliação e as reivindicações coletivas (em anexo).

A reunião foi encerrada com a intervenção do Secretario Nacional se mostrando otimista com a reunião e esperançoso com as informações recebidas sobre a REDE CEDES, destacando a importância dos agentes da Rede que constituem a “alma do Ministério”. Lembra que está assumindo a REDE e se coloca à disposição para o total apoio, considerando a importância desta para o país, especialmente nos aspectos que dizem respeito à vulnerabilidade social. A chefa de gabinete destaca a parceria dos pesquisadores em várias ações do Ministério e aponta datas prováveis para o próximo encontro. A assessora ressaltou a importância da reunião, apontando que percebeu mais aproximações que distanciamentos e se comprometendo a apresentar respostas efetivas na próxima reunião, especialmente em relação ao edital.

Por fim, foram feitos os agradecimentos pela REDE, ressaltando a oportunidade de “sermos ouvidos” e foi solicitado o financiamento da vinda dos pesquisadores para o próximo encontro.

Após o encerramento da reunião com o ME os pesquisadores fizeram uma rápida avaliação. Apontou-se que os nossos objetivos iniciais foram alcançados devido a nossa organização, mas indicado a necessidade de continuarmos mobilizados para a próxima reunião, provavelmente, em setembro.

Foi indicada Dulce Filgueira (UNB) e Cesar Leiro (UFBA/UNEB) como responsáveis pela interlocução com o ME até a próxima reunião e uma comissão de mobilização formada pelos referidos colegas bem como Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS), Silvana Araújo (UFMA) e Marcelo Húngaro (UnB). Decidiu-se também, encaminhar o documento ao Ministério do Esporte e socializar na lista, além de solicitar de órgãos das Universidades e da sociedade civil.

Salvo melhor Juízo,

Relato coletivo: Silvana Araújo (UFMA), Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS), Cesar Leiro (UFBA/UNEB) e Dulce Filgueira (UNB)

Pesquisadores presentes ao Encontro da Rede CEDES

Alexandre Jackson Vianna – UnB; Antonio Jorge Soares – UFRJ; Arthur Almeida – UnB;        Cesar Leiro - UFBA/UNEB; Cleber Dias – UFG; Dulce Filgueira – UnB; Ednaldo Pereira Filho – UNISINOS; Felipe Marta – UESB; Fernando Mascarenhas – UnB; Giovani Pires – UFSC; Helder Isayama – UFMG; Ingrid Wiggers – UnB; José Tarcisio Grunennvaldt – UFMT; Luis Otávio Assunção – UCB; Matheus Saldanha – UFSM; Silvio Ricardo da Silva – UFMG; Marcelo Húngaro – UNB; Marco Paulo Stigger – UFRGS; Roberto Pires – UESB; Silvana Araújo – UFMA; Tânia Sampaio – UCB; Tereza França - UFPE



 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.