Filosofia do Futebol do Manuel Sérgio

http://blog.cev.org.br/laercio/

[O LOR fez essa caricatura do goleiro Laércio - a referencia era o Puskas, o "Aranha Negra", como ele era um grande gozador, sei não...]

“Não era fácil ser goleiro no Brasil, nos anos 60. .. a qualquer momento da carreira… teria que encarar a genialidade do Pelé.”

Esta é uma das lições que o Prof Manuel Sérgio preparou no livro Filosofia do Futebol e me mandou de presente no natal de 2009. Sim, é esnobação. Sempre que aparece oportunidade eu viro um sujeito mais chato do que aqueles clássicos que a gente cumprimenta com um “Como vai” e eles explicam. Falando ou escrevendo sobre o Manuel Sérgio gosto de ostentar que fui o primeirão a escrever pra ele, numa das vezes em que morei no Maranhão, no começo da década de oitenta. Depois puxei a turma que entendia melhor do assunto:  Maria Izabel, Jão , Medina e Lino, e o resto foi história.

PROF. DR. JOÃO BATISTA FREIRE – JÃOZINHO

Ele veio para o Brasil em seguida, para o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte em 1983, com uma passagem comprada pelo esforço da turma (não pedíamos nem aceitávamos ajuda duguverno para o CBCE nessa época bicuda).

Depois disso o Manuel Sérgio veio várias vezes para o Brasil, e tivemos a feliz coincidência de trabalhamos todos na FEF-Unicamp por um período, tendo o Mestre como professor visitante.

No último parágrafo do livro o Professor fala sobre essa época e faz uma menção ao nosso time de futebol de salão, citando só os jogadores de linha João e Lino.

“Não era fácil ser goleiro de futebol de salão na Unicamp nos anos 80… a qualquer momento a gente tinha que encarar a distração do Manuel Sérgio na arquibancada”

O Laércio diz que era goleiro. Nunca o vi jogar. Imagino como seria o desespero da turma quando jogo era de futebol de campo, com a trave oficial, e o jogo era naquele campo do 24 BC, ladeira abaixo, e o chute partida do meio do campo…

Na foto acima, uma das formações do Rand-Vô -40  (Lino diz que era Hande-vô-40)- Laércio é o primeiro da esquerda – o de uniforme de goleiro – vê ainda o Sidney, Gil, Lino e aquele senhor negro, no meio, um jovem jogador que eles estavam tentando lançar no futebol maranhense, o nome era Djalma Santos; parece que não deu certo…

Mas Lino dá alguns detalhes desse tempo: http://www.universidadedofutebol.com.br/2009/03/3,10791,DJALMA+SANTOS+80+NOS+JOGAMOS+COM+ELE.aspxEstávamos no ano de 1976 em São Luis do Maranhão… Nós – um grupo de professores de Educação Física repleto de utopias — e ele, então contratado como técnico do Sampaio Corrêa Futebol Clube, um dos grandes do futebol maranhense, ao lado do Moto Clube e do MAC (Maranhão Atlético Clube).

 Boa parte de nosso grupo trabalhava vinculado ao Departamento de Esporte do governo daquele Estado, basicamente envolvido com os afazeres de duas modalidades esportivas, o handebol e o voleibol.   O contrato de trabalho era de 40 horas… Não deu outra: montamos um time de futebol e demos a ele o nome de… Handvô-40, homenagem ao handebol, ao voleibol e às 40 horas de trabalho – qualquer semelhança com outra expressão…   Pois foi nesse time que Djalma Santos foi convidado a jogar e… Jogou! Se nossas conversas o assustavam às vezes (chegamos perto de comprar uma ilha, embalados pelas idéias de A.S. Neill, fundador da escola de Summerhill), a de participar do time foi recebida com o mesmo sorriso que ele estampa hoje em seu rosto…   Duvidam? Pois aí vai a prova! O primeiro da fila é o diretor – presidente do CEV, Centro Esportivo Virtual… O último, este ponta-esquerda que vos escreve! No meio dela, Djalma Santos, junto com Viché, Sidney (ambos professores da UFMA) Gil, “Zé Pipa”, Marcão – o “véio” – e outros cuja lembrança surge enevoada em minha cabeça…

PROF. DR. LINO CASTELLANI FILHO

  • PROF. DR. MANUEL SÉRGIO VIEIRA E CUNHA – Natural de Lisboa , Portugal . Licenciado em Filosofia , Doutorado e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. Diretor do Curso de Motricidade Humana na Universidade Fernando Pessoa . O primeiro autor a teorizar o paradigma em que se fundamenta o trabalho científico da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana (SPMH). Já publicou 21 livros : 17 de ensaios e 4 de poesias. É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana da qual é presidente da assembléia geral. Tem vários artigos publicados no semanario Transmontano.
  • Comentários

    Por Leize Demétrio da Silva
    em 19 de Março de 2011 às 20:41.

    Muito legal esse texto, como é bom ouvir histórias...

    Ainda essa semana tivemos uma aula magna com o prof. Lino...ele nos motiva a continuar. E o que dizer do Manoel Sérgo, então?! Me apaixonei por ele

    qdo assisti uma palestra num desses Congressos da vida. Ele até cantou prá nós.

    Maravilhoso seu texto.

    Um grande abraço, Leize


    Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.