AQUÁRIO

Definição - (do inglês Fishbowl) é uma forma de conversação que pode ser utilizada para discutir um tópico com grandes grupos. Conversações aquário são geralmente utilizadas em eventos participativos como os que utilizam tecnologias sociais relacionadas ao Open Space. A principal vantagem do aquário é que ele permite que um grupo inteiro participe e dê sua opinião.

 

 Método - Quatro ou cinco cadeiras são colocadas em um círculo central. Este círculo é o aquário. As cadeiras restantes são colocadas em círculos concêntricos pelo lado de fora do aquário. Alguns participantes são convidados ou se voluntariam para preencher as cadeiras do círculo de dentro (o aquário), enquanto o resto dos participantes sentam nas cadeiras que estão fora do aquário.

            Em um aquário aberto, uma cadeira do círculo central fica vazia. Em um aquário fechado, todas as cadeiras são preenchidas.

            O moderador ou facilitador introduz um tópico e os participantes do aquário começam a discutir o mesmo. Os participantes ou audiência que estão nos círculos de fora do aquário apenas assistem e prestam atenção na discussão que está ocorrendo dentro do aquário.

            Em um aquário aberto, qualquer membro da audiência pode, a qualquer momento, ocupar a cadeira vazia e juntar-se ao aquário. Quando isto acontece, um membro do aquário tem que se voluntariar e sair do circulo central, deixando uma cadeira livre para que outra pessoa possa participar.

            A discussão segue com os participantes entrando e saindo do aquário. Dependendo do tamanho de sua audiência você pode ter muitas pessoas participando da discussão contribuindo com pouco tempo ou poucas pessoas contribuindo muito tempo para a discussão. Quando o tempo acaba, o aquário é fechado e o moderador resume (sumariza) a discussão.

            Em um aquário fechado, os participantes iniciais discutem durante certo tempo. Quando o tempo acaba, um novo grupo da audiência preenche o aquário (círculo central). Isto se repete até que grande parte da audiência tenha participado do aquário. Quando o último grupo concluir a discussão, o moderador fecha o aquário e sumariza a discussão.

 

Benefícios - Uma dos benefícios do aquário é que se adapta muito bem a grandes grupos. Outra vantagem é que não há distinção dos speakers e da audiência, já que todos têm oportunidade de contribuir. Por estes motivos o aquário é muito popular em desconferências

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.