É neste clima que vivenciamos Copa do Mundo 2014 e fica uma questão: Qual o Legado que a Copa traz para você?

 

Fui olhando sites e outros conteúdos na internet e midias virtuais e achei uma matéria importante sobre fatos da Copa de 1950!
Um tema importante que se não foge muito da Copa 2014, apenas um fator foi chamado atenção:
 - Se o Brasil não tinha um futebol consolidado na época, será que a Copa veio mesmo por questões politícas, depois de uma Guerra Mundial e tempo de Guerra Fria?

 

Deixo a critério de vocês e repasso aqui o link da entrevista com autores Beatriz Ferrugia; Diego Salgado(os entrevistados); Gustavo Zucchi e Murilo Ximenes, do Livro "1950: O Preço de uma Copa".

http://apublica.org/2012/10/licoes-copa-1950-copa-do-mundo-2014-megaeventos/

Comentários

Por Thaiany Luna Pires Pereira
em 4 de Julho de 2014 às 07:09.

Entrevista muito interessante e esclarecedora sobre a copa de 50 no Brasil. Época que ainda não tínhamos a fama do país do futebol, investimentos não eram tão necessários, na verdade, não eram exigidos. 

Mas se tratanto dos anos atuais, o futebol é esporte mundial, e a copa no Brasil trouxe muitos investimentos, alguns fico me perguntando se eram realmente necessários, como a construção do estádio na amazônia. Qual o aproveitamento disso depois? Seria este aproveitamento suficiente para compensar os gastos envolvidos na construção de estádios? Foi investido na educação neste período da copa, ou na saúde na mesma proporção dos investimentos de construção e reforma dos estádios??

São perguntas que já sabemos a resposta.

A copa sem dúvida trouxe benefícios, mas quando acabar, será que ela não deixará nenhuma consequência negativa?

 

Por Rodney Rodrigo de Souza
em 15 de Julho de 2014 às 17:45.

Comparando a copa de 1950 com a de 2014 veremos muita diferença, pois naquela época era possível ver um futebol bonito jogado pelas seleções, onde a camisa do Brasil era respeitada como a seleção a ser superada, mais como foi possível ver nessa copa de 2014 a seleção brasileira não tem mais aquele respeito, então e possível perceber que o legado de respeito que a seleções passadas adquiriram não tão sendo respeitados pelos jogadores atuais, pois não a mais aquela dedicação de jogar com garra e alegria que a seleções antigamente tinham, então respondendo a pergunta como legado para mim sobre essa copa só resta a falar que o futebol da seleção brasileira não e mais o mesmo e não e mais respeitado, a seleção brasileira pensou que ganharia a copa apenas com o talento de um jogador e esqueceu que talento sem trabalho não é nada, que mostrou um legado bom nessa copa que gostaria que fosse copiado foi os torcedores japoneses limpando os estádios, isso sim e um legado para os brasileiros copiarem.

Por Filipe Mafra
em 15 de Julho de 2014 às 18:39.

Acopa gerou ao turismo do Brasil um crescimento significativo tanto no número de turistas internacionais, no incentivo ao turismo local, e principalmente, na receita com tantas pessoas viajando pelo Brasil. Vamos torcer para que nossos governantes consigam seguir a risca todas as recomendações de investimento em infra-estrutura para a Copa do Mundo e que, após a Copa do Mundo, tudo aquilo que foi feito possa ser usufruído pelos cidadãos brasileiros e pelos turistas que venham visitar nosso país. Que o legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 seja lembrado por muitos anos e só traga bem-feitorias para o Brasil.

Por Thamires Pereira Matos
em 15 de Julho de 2014 às 20:50.

Na copa de 50 o futebol era uma paixão nacional, mas não um esporte com tantos investimentos como hoje. Vale lembrar que o time jogava com mais garra, determinação, os jogadores de hoje muitas vezes preocupam mais com a aparência do que mostrar um bom futebol para o país. A seleção achou que ia ganhar com apenas a fama de ser o país do futebol. Essa Copa trás poucos aspectos positivos no meu ponto de vista, mas negativos tem muitos como: superfaturação nas obras dos estádios, obras mau feitas, sendo que poderiam estar sendo feitos investidos em outras infra-estruturas, além de que foi um evento mau organizado e deixou a desejar em vários aspectos, por exemplo para os turistas que vieram prestigiar esse evento.

Por Luísa Helena Silva
em 31 de Janeiro de 2016 às 13:18.

O legado da copa do mundo está sendo visto cada dia mais. Milhares foram investidos nos estádios e principalmente hoje, é possível se ver atraves da crise o quanto essas obras custaram caro para a educação, segurança, saúde e vários outros fatores. As obras faraônicas em estádios como o da Amazonia hoje são pouco utilizados, e em forma de tentar salvar essa imagem, a CBF tem tentado passar alguns jogos do eixo rio-sao paulo do campeonato brasileiro para essa parte do país. A salvação de todo esse dinheiro mal utilizado não tem estimativa e enquanto isso, nós, brasileiros pagamos nos impostos cada dia mais altos! Já passou da hora do governo acordar! 

Por Júlio de Oliveira Neves
em 2 de Fevereiro de 2016 às 10:38.

Creio que o único legado advindo da Copa de 2014 são os estádios. Tudo bem que foram feitos alguns elefantes brancos pelo Brasil afora (Brasília, amazonas, Cuiabá), mas com a construção/reforma em alguns estádios, as torcidas estão comparecendo mais nos mesmos. Talvez porque se sintam mais seguros devido a inúmeras câmeras instaladas pelas novas arenas ou apenas para conhecer, porque hoje em dia, estádio de futebol não é mais lugar para se levar família, devido às brigas entre torcidas e etc. 

Por Igor Luís Barbosa
em 21 de Abril de 2016 às 14:04.

A copa do mundo deixou um legado muito negativo para economia brasileira. O dinheiro gasto poderia ter sido melhor empregado em outros setores, e não em estádios, nos quais foi constatado estouro dos orçamentos e arenas deficitárias e um grande número de obras em que sequer foram completadas.  Muitos recursos poderiam ter sido melhor aplicados em outros tipos de benefícios à população, como melhoria na educação, saúde, segrança, transportes públicos . Alem disso, muitos desses estádios não arrecadam o suficiente para se manter e acabam gerando mais custos aos cofres públicos. 

 

Por Lucas de Almeida Araújo Lisboa
em 13 de Maio de 2016 às 20:44.

A copa do mundo para mim, deixou um legado pessímo ao Brasil, tanto na parte econômica, como na parte normal, houve gastos excessivos em relação a estádios, melhorias das cidades, em aeroportos, transportes, como ônibus e metrô, sendo que esse dinheiro poderia ter sido gasto e investidos em outros aspectos, aspectos culturais, melhoria na saúde e outras coisas que seria muito mais necessária para a vida dos brasileiros. Já no aspecto moral, saímos humilhados pela goleada sofrida pela Alemanha, onde nunca tinha se visto uma seleção aplicar uma goleada de 7X1 numa semi final, isso aconteceu pela falta de planejamento da comissão tecnica e um erro de escalação depois que perdemos nosso maior craque, Neymar. Essa mancha, esse peso, levaremos ele para sempre, e as consequencias de gastos excessivos, todos estão vendo, como o Brasil está..

Por Guilherme Manoloff Hrisoff Spitz
em 23 de Maio de 2016 às 23:38.

EStadios foram construídos do zero com a desculpa de que seria mais facil para adequação aos padroes FIFA, mas na verdade, a reconstrução do zero teve como motivo principal o roubo de milhões de reais para o bolso das empreiteiras que participaram do ato. Infelizmente, o Brasil não se enquadra aos padróes europeus que aproveitam suas obras para o povo. Estadios ja tiveram que ser reformados para as Olimpíadas de 2016 e novas construções foram feitas para mais um evento de grande porte mundial. Enquanto iso, a saude e educação publicas no Brasil vão de mal a pior.

Por Lucas Coelho Clemente Cardoso
em 30 de Maio de 2016 às 20:58.

Comparando a copa de 2002 com a de 2014 veremos muita diferença no estilo de jogo das equipes. Brasil e Alemanha, os dois gigantes das Copas, chegaram a 2002 desacreditados por todos. No entanto, jogaram a final entre si. A Alemanha ganhou da Arábia Saudita por 8–0, Camarões 2–0, empatou 1–1 com a Irlanda, e depois venceu seus outros jogos todos por 1–0 até à final. O destaque alemão foi o goleiro Oliver Kahn, que só levou 3 gols durante o torneio O Brasil fez a seguinte campanha: 2–1 com a Turquia, 4–0 com a China, 5–2 com a Costa Rica, 2–0 frente à Bélgica, 2–1 sobre a Inglaterra, e 1–0 frente à Turquia. Na final, o Brasil ganhou por 2–0 da Alemanha. O Brasil chegou ao pentacampeonato, inédito, e igualou a Alemanha em número de finais consecutivas, três. Na final o Brasil entrou em campo com a seguinte equipe: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson; Roberto Carlos,Gilberto Silva, Kléberson, Cafu (Capitão) e Ronaldinho Gaúcho; Rivaldo e Ronaldo. O legado que foi deixado em 2014 foi que só Neymar entrava em campo, diferente da copa de 2002 que entraram 11 jogadores, em partes em níveis técnicos muito altos , portanto o legado que se deixou foi que o Brasil parou de fabricar craques, e por decorrência disso foi massacrado pela Alemanha , que além de craques, foral muito bem treinados e preparados para essa copa .

Por Vitor Fontes
em 30 de Maio de 2016 às 23:54.

A copa do mundo, e os jogos olímpicos servem não só como um evento esportivo mas como um impulsionador da infraestrutura da cidade/país sede. No caso do Brasil, por falta de empenho do governo em ajudar no desenvolvimento do país durante a Copa de 2014, resultou tanto em estádios pouco utilizados posteriormente, quanto em bilhoes de reais gastos na construção desses estadios que só dão prejuízo hoje em dia

Por Marcus Vinicius Rodrigues Sarti
em 1 de Julho de 2016 às 03:24.

O Brasil sediou em 2014 a Copa do mundo. Muitos investimentos foram feitos, não só com a construção de estádios, mas também na infraestrutura de cidades. Investimentos esses que ultrapassam milhões de reais e fogem completamente da realidade que o País vive nos últimos 10 anos. O investimento em áreas como saúde e educação foram mínimos perto da “revolução” que houve para a realização da copa de 2014. Muito se foi e ainda é discutido sobre superfaturamentos e descaso com a população. O legado na parte esportiva foi muito bom, pois houve a construção de novos estádios, melhoria no transporte para se chegar até o mesmo etc., mas pelo lado das prioridades, não foi muito bom. Isso porque a população foi deixada de lado e alguns estádios e obras que custaram milhões, estão esquecidos. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.