Cevnautas dos estudos sobre crianças,

Este artigo do Jornal de Pediatria traz um artigo sobre socialização de adolescentes através do esporte com 25 referências. Muitas deveriam estar na biblioteca da nossa comunidade. Vamos garimpar mais na Revista "Jornal de Pediatria", da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Atividade física em adolescentes: análise da influência social de pais e amigos

Luanna Alexandra Chenga(b), Gerfeson Mendonçaa(b), José Cazuza de Farias Júniorab(a)

a Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
b Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
Resumo
Objetivo

Analisar a associação da prática de atividade física e do apoio social dos pais e dos amigos com o nível de atividade física dos adolescentes.

Métodos
Foram analisados dados de 2.361 adolescentes (56,6% do sexo feminino, média de idade = 16,4; DP = 1,2) do ensino médio de escolas públicas e privadas. A atividade física dos adolescentes, dos pais e dos amigos foi mensurada por questionário. O apoio social dos pais e dos amigos e a autoeficácia foram mensurados por duas escalas previamente testadas. A modelagem por equações estruturais foi utilizada para análise dos dados, recorrendo-se ao programa AMOS 20.0.

Resultados
A prática de atividade física dos amigos se associou diretamente ao nível de atividade física dos adolescentes, enquanto a prática do pai se associou diretamente com a do filho, a da mãe se associou com a da filha. Também foi identificada uma relação indireta entre a prática de atividade física dos pais e dos amigos e o nível de atividade física dos adolescentes, sendo parcialmente mediada pelo apoio social desses dois grupos. O apoio social dos pais e dos amigos se associou direta e indiretamente, mediada pela percepção de autoeficácia, com o nível de atividade física dos adolescentes.

Conclusões
: Pais e amigos exercem influência social sobre a prática de atividade física dos adolescentes por meio da modelação do comportamento e do fornecimento de apoio social.

O texto completo está disponível apenas no PDF http://jped.elsevier.es/pt/pdf/90272331/S300/
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FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0021-7557&lng=pt&nrm=iso

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