O brincar e sua importância na educação infantil?

Comentários

Por Lourdes da Aparecida Fernandes
em 26 de Janeiro de 2016 às 18:21.

A atividade de brincar é o aspcto mais importante da infancia, sendo um ato naturale espontâneo, que pode ser observado desde os primeiros meses de vida da criança e abrange as emoções,o intelecto, a cultura, aspcto fisico e o comportamento. Atraves  dai o adulto percebe como a criança se organiza e constroi seus conhecimentos.

Por Hornei Guadalupe
em 29 de Janeiro de 2016 às 17:22.

 O brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Uma criança que não consegue brincar com certeza é motivo de preocupação,o brincar permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar pois  é comum observarmos crianças, por vezes muito pequenas, com uma rotina bastante atribulada, tomada por diversas atividades e compromissos. 

Por Jáder de Souza Teodoro
em 1 de Fevereiro de 2016 às 14:19.

Os jogos  e brincadeiras na educação infantil é de suma importancia, por desenvolver com ludicidade o aprendizado dos alunos, a socialização, aprimoramento do desenvolvimento psico-motor.

Por Alexandre Lucas da Silva Pereira
em 1 de Fevereiro de 2016 às 16:40.

O brincar na educação infantil é de suma importância, com as brincadeiras os alunos desenvolvem diversos aspectos motores e psíquicos que lhe serão muito uteis durante sua vida. A ludicidade das brincadeiras fazem com que as crianças assimilem melhor as informação que foram passadas para elas, sendo assim é um importante facilitador de aprendizado.

Por Luísa Helena Silva
em 1 de Fevereiro de 2016 às 19:50.

O brincar para as crianças é o fator mais importante para o desenvolvimento delas como um todo. Além de desenvolvimento motor, cognitivo e estratégico, o brincar é um dos motivos mais importantes para ludicidade das mesmas!

Por Larissa Vitalina de Medeiros Pires
em 2 de Fevereiro de 2016 às 14:40.

'' Segundo o princípio 7 da Declaração dos Direitos da Criança (UNICEF 20 Novembro 1959) “A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.” '' (trecho retirado do artigo)

Brincar faz parte do desenvolvimento infantil,é importante que a criança explore e descubra o mundo e se descubra através da brincadeira e da diversão testando seus limites corporais e mentais, descobre novas formas e texturas e desenvolve novas habilidades, tudo isso através da própria curiosidade, brincar para a criança é crescer e ser.

fonte: http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7783/1/Projeto%20final%20definitivo.pdf

Por Hugo Mendes
em 2 de Fevereiro de 2016 às 15:10.

O brincar libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias,o brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar.

Por Camila Silva Bittencourt
em 22 de Abril de 2016 às 08:51.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Por Guilherme Manoloff Hrisoff Spitz
em 3 de Maio de 2016 às 19:49.

Brincar estimula diversas percepções que a criança ainda não estimulou, como brincar com outra criança, imaginação, sentimentos, ela começa a ter autonomia para brincar do que quiser. Brincar é necessario para estimular a percepção cognitiva da mesma. Brincar em grupo ajuda a desenvolver seu potencial de compartilhamento de seus brinquedos. Estes são seus maiores prazeres, o brinquedo se torna sua ''ferramenta'' e suas brincadeiras, se torna seu ''trabalho''.

Por Natália Lessa
em 14 de Maio de 2016 às 20:34.

O brincar na educação infantil é de extrema importancia, pois dessa forma ela pode reinterpretar a realidade, ou seja, fazer coisas que os adultos fazem e ela nao pode fazer devido a perigos. O direito de brincar é garantido por lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”. Falta à sociedade, ao adulto, reconhecer o brincar como elemento basilar para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, aquilo que as ajuda a compreender e se relacionar com o meio; estimula a cooperação; desenvolve a iniciativa, a curiosidade, o interesse e o senso de responsabilidade. 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Maio de 2016 às 09:53.

Ramon,

Veja o que está dito na Comunidade Aprendizagem Motora... "A Importância do Brincar para a Apredizagem Motora"

http://cev.org.br/comunidade/aprendizagem-motora/debate/a-importancia-brincar-para-aprendizagem-motora/#replay-29145

Citações copiadas de livros ou apostilas não conduzem o seu pensamento para "o fazer". A Folha de São Paulo divulgou hoje aspectos de um estudo conduzido pela FGV a respeito do ensino de Pedagogia nas instituições formadoras de professores no Brasil. Concluiram que NADA se faz em relação à prática de ensino. Simplesmente reverberam teorias e conceitos... e o que é bom - a praxia - fica a critério de cada uma tentar aprender.

Pesquise sobre aqueles que estão a desenvolver trabalhos práticos e associe-se a eles. É claro que necessitamos dos conceitos teóricos, todavia, pouquíssimos sabem transformar teoria em prática.

Estou tentando isto em www.procrie.com.br/ . Faça uma visita e comente. Boas leituras.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.