Cevnautas, ó que boa idéia para as nossas feiras de ciências! Laercio

Rapaz de 13 anos desenvolve colector de energia solar
Descoberta inovadora utiliza a sequência de números de Fibonacci


Um jovem norte-americano com apenas 13 anos conseguiu construir um dispositivo em forma de árvore, com pequenos painéis solares, formando um colector eficiente de luz solar. Foi com esta invenção que Aidan Dwyer ganhou um prémio do Museu Americano de História Natural no concurso para jovens naturalistas deste ano.

Segundo informação do próprio Museu, os painéis solares do dispositivo estão colocados em forma de ramos de árvore e dispostos de acordo com a sequência de números de Fibonacci. É indicado para áreas urbanas onde o espaço para colocar painéis horizontais planos e a luz solar directa não são fáceis de encontrar.

A inspiração para o desenvolvimento deste colector solar surgiu numa caminhada por uma zona montanhosa do Estado de Nova Iorque, EUA. Ao reparar como as árvores eram um elemento em evidência no meio do manto de neve branca, Aidan Dwyer percebeu que a disposição em espiral dos ramos de árvore respeita um padrão conhecido como Sequência de Números de Fibonacci. Assim, o rapaz questionou-se se esse padrão corresponderia a uma forma eficiente de captar a luz solar, de que dependem as árvores.

Para testar a sua hipótese, o jovem cientista construiu dois colectores solares constituídos pelo mesmo número de painéis para os comparar. Um imitava os ramos de uma árvore e o outro era uma superfície plana composta por painéis colocados lado a lado.

Os resultados revelaram que o colector-árvore gerou entre 20 a 50 por cento mais electricidade, dependendo da época do ano considerada.

Aidan Dwyer percebeu então que o padrão Fibonacci permite às árvores acompanhar o movimento do sol no céu de forma a captar energia solar continuamente durante o dia, o que não é possível como os painéis dispostos lado a lado com uma mesma orientação.

Segundo o jovem, “o design da árvore ocupa menos espaço que um conjunto de painéis planos e funciona em locais que não estão virados a Sul. Capta mais luz solar no Inverno e a sombra e o mau tempo não o danificam porque os painéis não são planos. Até tem melhor aspecto porque se parece com uma árvore”.

O inventor afirma ainda que o seu sistema é ideal para as cidades.

“Este tipo de design pode funcionar bem em áreas urbanas onde o espaço e a luz solar directa podem ser difíceis de encontrar”, sublinha.

Este concurso é destinado a crianças americanas entre os sete e os 12 anos.

FONTE: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50559&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.