INSCRIÇÕES ABERTAS editais do Minc

  1. Editais de Coprodução

    11 de julho de 2011 | Editais Ministério da Cultura, INSCRIÇÕES ABERTAS, Observatório dos Editais

    Ancine está recebendo inscrições para dois editais de longa-metragem

  2. Edital da Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2011

    11 de julho de 2011 | Editais Ministério da Cultura, INSCRIÇÕES ABERTAS, Observatório dos Editais

    Inscrições poderão ser feitas até 24 de agosto

  3. Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

    11 de julho de 2011 | Editais Ministério da Cultura, INSCRIÇÕES ABERTAS, Observatório dos Editais

    Inscrições, para viagens em outubro, podem ser feitas até 25 de agosto


:

 Editais de Fomento
 

:: BRASIL E URUGUAI


:: BRASIL E PORTUGAL

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 1 de Agosto de 2011 às 01:00.

ERA SÓ O QUE FALTAVA... Os Editais e verbas  do Minc são para beneficiar ARTISTAS  e não para profissionais de educação física....

Profissionais de educação Física NÃO são ARTISTAS. 

CHEGA DE OPORTUNISTAS PICARETAS TENTANDO SE BENEFICIAR ÀS CUSTAS DA USURPAÇÃO DA ÁREA DOS OUTROS!!!!

Tenham mais ética e vergonha na cara, o dinheiro dos Incentivos ao esporte e à saúde já não é suficiente para vocês????

Estou denunciando estes PICARETAS do CEV que ao Invés de atuar na sua própria área que é Educação Física, desrespeitam a ARTE e insistem em USURPAR e se apropriar de verbas que destinadas aos profissionais da área artistica.
Vocês são Uma vergonha!!! Mas já estou alertando a todos os artistas e o próprio Ministério da Cultura contra mais esta jogada mercadológica dos PICARETAS da educação física.
O CEV não pode ser conivente com estes oportunistas que só querem se auto-promover incentivando que profissionais de educação física USURPEM e prejudiquem os profissionais de Artes.
Mônica Mesquita

Por Livia Tenorio Brasileiro
em 4 de Agosto de 2011 às 11:49.

Cara Mônica Mesquita

Continuarei divulgando editais das diversas áreas e instituições por aqui, não vejo nisso nenhuma ação picareta. Picaretagem é a omissão de informações.

Sinto informar que quem decidi se um projeto da educação física é aprovado no Minc ou em um edital da saúde ou da área juridica não é a senhora e sim as pessoas que foram reconhecidamente convidadas a avaliar os mesmos. Assim, penso que se estas comissões reconhecerem ações/projetos indevidos o farão de forma ética, educada e argumentativa.

Lívia Brasileiro

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Agosto de 2011 às 01:11.

Cara Livia

 

Também sinto informar a sra. que continuarei denunciando qualquer um, neste espaço e fora dele, que insista em tentar USURPAR atividades artísticas e inerentes aos profissionais de Artes, vinculando e/ou colocando tais atividades como competência da área e de profissionais de educação física, mesmo porque esta conduta é ILEGAL. Trata-se de uma estratégia tendenciosa de interesses político mercadológicos da educação física para tentar se apropriar da área artística, e isso não tem LEGITIMIDADE alguma na legislação profissional e educacional.

 

Picaretagem não é omitir informações... Muitas vezes a picaretagem está na maneira tendenciosa como se informa, ou se transmite estas informações.... Não estou de forma alguma acusando-a, ou dizendo ser esta a sua intenção. Por isso mesmo estou alertando a senhora com relação a este fato e a sua insitencia em estabelecer um vínculo entre a Arte e a Educação Física que NÃO existe. Como se isso não prejudicasse os profissionais de Dança e Teatro por exemplo.

 

A senhora diz que divulga editais de diversas áreas, porém sempre acompanho este post e nunca ví  aqui divulgações de Editais da área do Direito, da Saúde, Economia, Engenharia ou outra até mesmo da área da educação física que aliás é a sua área. Porém, sempre  vejo a insistente divulgação de Editais e assuntos exclusivos da área de ARTE. E porquê? Lembrando que trabalhar com ARTE nada tem a ver com a formação ou competência acadêmico-profissional de profissionais da área de Educação física (público alvo daqui). Então porque divulgar apenas assuntos da área artístico-cultural num site de educação física? Muito estranho e incoerente não?

 

Com relação aos projetos do Ministério da Cultura: Há uma grande diferença entre Dança-Arte e Dança-Educação Física. Os projetos do Minc quase todos são voltados para ARTE, desconheço algum projeto do Minc que tenha como foco a abordagem da dança enquanto conteúdo de educação física ou seja: que visem a promoção da saúde, prevençaõ de lesões ou com propósitos de exercícios e atividade física para condicionamento físico ou emagrecimento corporal, como os de uma academia de ginástica por exemplo.

 

Os projetos do Minc NÃO são para fomentar ações da área da educação física, ou direcionados à beneficiar profissionais desta área.  Projetos e Editais do Minc são voltados para a área de ARTISTICO CULTURAL e fomento da ARTE e fortalecimento desta área inclusive dos seus profissionais.

 

Se profissional de educação física NÃO é profissional de Arte, muito menos tem competência para atuar nesta área. Ações de profissionais de educação física e voltados para esta  área nem deveriam concorrer pois são incompatíveis com os editais. E logicamente que se inscritos NÃO devem de forma alguma ser aprovados, devem ser desclassificados. Lembrando: Educação Física não é Arte, atividades artístico-culturais não são competências da área da educação física.É claro que se todos os profissionais de educação física tivessem ÉTICA e vergonha na cara saberiam disso. Não estou aqui dizendo que são proibidos, mesmo porque estamos mum parís democrático, mas aonde ainda existem leis.

 

Cabe a comissão julgadora e aos profissionais da classe artística desmascara-los e pedir a desclassificação dos PICARETAS. Mesmo porque o termo PICARETAS não é extenssivo a todos. Conheço profissionais ÉTICOS que tem formação nas duas áreas e sabem que Arte e Educação Física são coisas bem diferentes, são áreas distintas e atividades de profissionais cujos objetivos e propósitos são diferentes. Ao contrário de alguns PICARETAS da educação física que ficam tentando descredibilizar a formação acadêmica em arte, visando o benefício próprio por serem profissionais de educação física fustrados que no fundo queriam mesmo é ser profissionais de Arte. Mas ao inve´s de mudarem de profissão tentam ROUBAR e se apropriar da dos outros.

 

Voltando aos editais,  eu acredito na idoneidade dos profissionais que julgam os projetos do MINC aliás como a senhora mesmo disse são profissionais "reconhecidos" e acrescento: são da área artistico-cultural. O que obviamente leva a crer que NÃO são profissionais de educação físicada ou da área esportiva. O que é bem lógico não?

 

Porém na dúvida sempre é bom alertá-los sobre os PICARETAS OPORTUNISTAS da área da educação física, que insistem em USURPAR a área artistica. Por isso já enviei email  e alertei a todos e estou de olho em qualquer projeto participante em Editais do MINC que venha de profissionais de educação física.

 

E isso não é falta de educação. Falta de educação e de ética, é querer que aceitemos que profissionais de educação física nos PREJUDIQUEM, desrespeitem e USURPEM as nossas competências, e a nossa área profissional que é Artistico-Cultural e descredibilizem a nossa formação acadêmica. É o cúmulo querer que se apropriem de nossa profissão, vagas de emprego, recursos de infra-estrutura, verbas de incentivo e outros, que tentem roubar a nossa história e identidade e ainda achar que devemos ficar calados.

 

Com este neste meu desabafo, minha cara prof. Lívia, não estou querendo culpá-la ou ofender a senhora. E não é direcionado especificamente a sua pessoa. Mas é direcionado sim a vários da sua área. Assim como eu muitos artistas e profissionais de Arte (Dança, Teatro e Música principalmente), não temos mais paciência para a falta de ética destes OPORTUNISTAS que insistem em colocar por conveniência Arte e Educação Física no mesmo saco. Enquanto nós os verdadeiros profissionais de Arte  temos que lutar com os PICARETAS de educação física que ao invés de trabalhar na sua área insistem em nos prejudicar USURPANDO a nossa área...  

 

O nome desta comunidade é Dança e Educação Física: DIÁLOGOS. Obviamente que a dança na Educação Física e na Arte que é o que acredito que a senhora busca esses " diálogos" tem propósitos completamente diferentes. Mesmo porque profissional de educação física NÃO é profissional de arte e vice versa. Mas e aí? Como haver diálogos entre duas áreas com propósitos tão diferentes? A primeira coisa poderia ser que os profissionais de educação física respeitarem e aceitarem que trabalhar com Arte, não é competência da Educação Física e  que agissem de forma ética e respeitarem as Leis, pois é o que a legislação prevê.

 

Penso que a dança poderia sim ser usada nas duas áreas. A dança na educação física é apenas INSTRUMENTAL, não como atividade artistica e sim uma atividade física como a ginastica, os esportes ou as lutas. Porém infelizmente e lamentavelmente parece que a grande maioria dos profissionais de educação física se confundem, não respeitam e nem sabem que dança-arte, apresentações artistico-culturais ou espetáculos de dança ou atividades de dança de cunho artistico-cultural não são atividades da competência da educação física e isso é lamentável. Ao invés de trabalhar a dança para atingir os propósitos da educação física. Os PICARETAS de educação física querem é montar coreografias e espetáculos. Muitos tentam enganar apenas trocando o termo Arte por Cultura ou seja ao invés de fazerem espetáculos artisticos " dizem que estão fazendo espetáculos culturais, mas na prática é a mesma coisa. Estão tentando "se passar" de forma FALSA por profissionais de Arte, deturpam o conceito de arte e tentam ROUBAR a identidade dos artistas e a identidade da ARTE enquanto área de conhecimento, na maior cara de pau.

 

Várias vezes já me questionei se esta postura é por estrema má fé, premeditação, oportunismo e interesses de benefícios político-mercadológico financeiros para si e p/ a área da educação física ou por ignorância mesmo... Mas o fato é que nada justifica, estão errados do mesmo jeito: Ou erram por má fé ou por ignorância.

 

Já me questionei também se talvez lá no fundo haja por parte de alguns uma extrema vontade de trabalhar com arte. Eu sou supeita para alar pois AMO a minha formação e profissão. E justamente por isso  posso esfregar na cara de qualquer um de educação física que tente USURPAR arte para esta área, que estão sendo PICARETAS .  

 

Mas por outro lado também não percebo muito interesse de professores e cursos de educação física em resolver a questão. Em buscar um efetivo propósito da dança na educação física que é por exemplo: condicionamente fisico, ou benefícios sensórios motores. Talvez isso seja bem conveniente pois ignorar o que seja verdadeiramente os propósitos da dança na educação física, e querer tabalhar inclusive nas escolas com Dança-Arte, linguagem artistica, conceito, coreografias, arte-cência visando apresentações e espetáculos só beneficia a área e profissionais de educação física. Enquanto descredibiliza e prejudica diretamente os graduados em Dança por exemplo.

 

Para haver diálogos minha senhora, cada área profissional tem que saber e entender o seu objetivo de intervenção e respeitar os outros profissionais e formações acadêmicas. Alías isso é ÉTICA. Um curso de educação física é da área da SAÚDE e não substitui, muito menos é similar ou tem qualquer vinculo com uma Graduação em Dança, ou qualquer outros curso da área de Arte como Teatro e Música por exemplo.  Mas isso acredito que a senhora e muitos profissionais de educação física já saibam.

 

Acredito que muitos saibam também que cursos de educação física NÃO formam ou qualificam profissionais para trabalhar na área de Arte, e que muito menos é propósito da intervenção ou competência destes profissionais atuar e ter como objetivo de trabalho atividades cênicas e artistico-culturais. O objetivo da área da educação física é OUTRO todos sabemos disso...

 

Mas aí, continua o meu questionamento: Porque a educação física e muitos desta área ainda mesmo sabendo, insistem em querer USURPAR a Arte equivocadamente, como atividade desta area? Fica difícil acreditar que todos são ignorantes e que no fundo não querem mesmo é apenas se beneficiar às custas do prejuízo dos outros profissionais, e tentando se convencer que não estão fazendo isso...

 

Enquanto a educação física não respeitar a Arte e os profissionais da área de Arte com formações em Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, por exemplo, infelizmente não tem como haver diálogos entre Dança (Arte) e Dança (Educação Física), pois a dança nestas áreas tem objetivos diferentes. Deturpar, fingir desconhecimento e ignorar isso só interessa e beneficia a educação física.

 

Para haver diálogos é preciso ter ética e respeito. É preciso que os PICARETAS da educação física respeitem que não tem competência para atuar como profissionais de Arte. E não adianta insistir para atender a anseios e interesses pessoais estabelecendo vínculos entre a educação física e a arte que NÃO existem. Existem apenas interesses mercadológicos da educação física em USURPAR a arte para se beneficiar no âmbito político, mercadológico e financeiro .

 

Como acreditar que profissionais de educação física que vem prejudicando, desrespeitando, e/ou tentando USURPAR e se apropriar da área de outros profissionais, como os de Dança e Teatro por exemplo, tenham algum tipo de ética ou de respeito e que possam estar interessados em estabelecer algum tipo de " DIÁLOGO"? 

 

At.

 

Monica Mesquita

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.