Queridos amigos,

Uma ótima oportunidade de trabalhar a música de uma forma lúdica e primordial: com ritmo, voz e corpo. Faremos o 4º encontro deste curso dado por Lu Horta e Stênio Mendes, e será muito bom se vierem fazer parte.

 

Todas as informações estão logo abaixo e gostaria apenas de reforçar sobre a necessidade da confirmação da presença, pois o grupo deverá ser formado por no mínimo 20 e no máximo 30 participantes.

 

Esperamos por vocês!

Ana Salvagni e Daniela Ehrenwinkler

 

DIA 02/05 – DOMINGO - das 9:00 às 13:00h.

Local: Cia. Sarau – Rua José Martins, 1899, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas-SP

Valor: 60,00 (lanche incluso)

CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA: anasalvagni@gmail.com / (19) 3305-1035 / (19) 9625-6191(Ana) ou  (19) 3287-4899 / (19) 9233-1071 (Daniela)

O pagamento deverá ser feito no dia do curso.

OFICINA de CANTO e PERCUSSÃO CORPORAL

Cantar e batucar fazem parte do repertório expressivo humano, sendo assim, por que não aprimorá-los e transformá-los efetivamente em instrumentos de expressão musical? Conhecer a voz e o corpo e explorar suas riquezas timbrísticas; arriscar a expressão espontânea de movimentos melódicos e rítmicos em jogos e brincadeiras de roda; criar, improvisar, combinando e afinando os sons e suas intensidades...Todo o “fazer musical” através de dois únicos instrumentos: a voz e o corpo.

 

OBJETIVOS:

. Dar ao aluno um vasto repertório de sons que podem ser produzidos pela voz e pelo corpo.

. Promover a percepção da própria voz através da escuta consciente individual e do grupo.

. Desenvolvimento da coordenação motora.

. Desenvolvimento da capacidade respiratória como conseqüência de uma atitude autoperceptiva, espontânea e expressiva.

. Melhoria da qualidade da emissão vocal (afinação, dicção e ressonância livres).

. Integração do grupo através da percepção e integração das características de cada um.

. Montagem de repertório.

 

CONTEÚDO:

. Aquecimento Vocal e Corporal: Exercícios de ressonância e respiração, vocalização, efeitos de voz, estalos de língua, batidas no peito, sons de palmas, batidas de pé...Além de sons trazidos pelos alunos.

. Montagem de ritmos: Combinação dos sons estudados para a produção de ritmos (samba, baião, rock, coco, afoxé, maracatu...) além de ritmos criados pelos próprios alunos.

. Jogos e improvisações: brincadeiras que trabalham a atenção, memorização e afinação, e exercícios de improvisação que coordenam o canto com os ritmos estudados.

. Montagem de repertório: Criação de arranjos combinando voz e percussão para canções, cânones, e eventualmente músicas criadas pelo grupo.

 

DURAÇÃO:

Módulo com duração de 4horas

 

PÚBLICO ALVO:

Adolescentes e adultos interessados no aprimoramento rítimico e vocal, com experiência musical; cantores, regentes, atores, arte-educadores, músicos, bailarinos, terapeutas, etc...

Lu Horta é cantora e compositora formada em 1993 pelo curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estudou percussão vocal e corporal com os músicos Stênio Mendes e Fernando Barboza, e rítmica com o professor José Eduardo Gramani. Em 1996 participou da formação do grupo de percussão corporal “Barbatuques” do qual faz parte até os dias de hoje como integrante e também preparadora vocal. Durante a sua graduação na Universidade Estadual de Campinas, teve a oportunidade de ser orientada por Luciana Souza, Ulisses Rocha, Cyro Pereira, entre outros. Há quinze anos estuda técnica vocal com Maurício Martinazzo. Em 1998 fez o primeiro módulo do curso “Audio-Vocal” no Instituto Tomatis em Paris. Em 2002 participou dos cursos “A Arte do Canto e o Desenvolvimento Individual” e “O Ouvido e a Arte do Canto” ministrado por Thomas Adam no Espaço Cultural Rudolf Steiner em São Paulo. Em 2006 concluiu a formação como arte-educadora pelo método PAM (Percepção e Alfabetização Musical através de canções) com Ricardo Breim.Atualmente trabalha como professora de canto e percussão corporal em São Paulo e está cursando a formação profissionalizante em cantoterapia pela Escola Raphael (Desvendar da Voz) em Florianópolis.

 

www.luhorta.com.br

www.barbatuques.com.br

 

Stênio Mendes: Um grande inspirador e colaborador do trabalho de percussão corporal do grupo Barbatuques. Após integrar vários grupos de rock nos anos 60, o paulistano Stenio Mendes, inicia sua carreira "solo" em 72, compondo músicas para o instrumento de 11 cordas denominado "CRAVIOLA". Concebida pelo conhecido violonista Paulinho Nogueira, a craviola, adquire uma nova dimensão nas mãos de Stenio, que desenvolve afinações diferentes, propiciando a fusão das escalas oriental e ocidental, produzindo uma música de caráter ritualístico, composta pela mistura de ritmos, escalas e timbres - que ora sugerem a presença de cítaras indianas, ora alaúdes turcos, ou mesmo as nossas violas nordestinas - somando-se aos recursos vocais percussivos,sons onomatopaicos que imitam instrumentos de sopro, coral, índios, dervixes ou ainda monges tibetanos com seus agudíssimos harmônicos superiores ("over tones"). Premiado com o troféu Villa-Lobos, em 1981 pela Associação Brasileira de Produtores de Disco, Stenio Mendes, com sua craviola, foi reconhecido pela crítica por sua técnica apurada e sofisticadas composições, tendo já se apresentado em paises como E.U.A, Alemanha (Berlin Jazz Fest’82), Venezuela, Argentina e Uruguai. Com o consagrado percussionista Djalma Correa, desenvolve a denominada "música espontânea" que se baseia na capacidade de improvisação dos músicos em busca de
novos timbres e novas estéticas. Também se dedica a projetos culturais diversos, entre shows workshops e cursos para grupos interessados em vivenciar sua própria musicalidade. Associado a Universidade Livre de Música "Mº Tom Jobim", desenvolve, em parceria com o músico multi-instrumentista Fernando Barba, um núcleo de pesquisa pedagógico-artística nas áreas da percussão corporal, recursos vocais e instrumentos musicais construídos com sucatas, resultando na criação da denominada "Orquestra Orgânica Performática" que vem se apresentando em palcos diversos.

stenio.mendes@uol.com.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.