Cevnautas da Dança,

Estamos preparados? Laercio

05/08/2015 - 12h11 Câmara aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias da educação básica

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, proposta que estabelece como disciplinas obrigatórias da educação básica as artes visuais, a dança, a música e o teatro. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96), que atualmente prevê a obrigatoriedade somente do ensino da música entre os conteúdos relacionados à área artística.

O parecer do relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), foi favorável aosubstitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 7032/10, do Senado. O projeto original determinava a inclusão da música, das artes plásticas e das artes cênicas no currículo das escolas do ensino fundamental.

A redação foi alterada para adequar o projeto às diretrizes da Resolução 7/10 da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), que especifica os componentes curriculares de acordo com as áreas de conhecimento.

Como sofreu modificações na Câmara, a proposta volta ao Senado.

“O incentivo ao ensino dessas linguagens artísticas propicia, simultaneamente, o desenvolvimento pessoal do indivíduo e a preservação da cultura nacional”, afirmou Molon.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

  • PL-7032/2010

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=470941

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

 

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 19 de Agosto de 2015 às 00:15.

Caro Sr. Laércio Elias Pereira

Não entendi a sua pergunta: Estamos Preparados? Quem? Tem mais algum professor de Artes além de mim por aqui?

O Sr. posta num site de Profissionais de Educação Física, uma matéria referente à uma Lei sobre o ensino de outra área que é da Disciplina ARTES... Aliás nem sei o que a matéria sobre o ensino de Arte (Dança e Teatro) está fazendo num site de Educação Física.  O Sr. pode me explicar?

E como se não bastasse se equivocar tanto, me vem com a pergunta sem cabimento: Estamos Preparados? Afinal estão preparados p/ que? Sinceramente não entendi a sua pergunta e a quem ela se destina.

Sr. Laércio, O Sr. é professor de Artes? Acredito que não...Então não se preocupe em estar preparado para alguma coisa, pois essa Lei NÃO lhe diz respeito muito menos é relativa aos seus colegas de área, pois não tem nada a ver com a Educação Física!!!

Leia a Matéria, Leia o Projeto de Lei na íntegra e verá que estamos falando de uma Lei para o Ensino da Arte,  ou seja o ensino da Música, Teatro, Dança e Artes Visuais que é o que já se prevê no ensino da Arte nas escolas. Tais atividades e conteúdos não tem nada a ver com a área ou Professores de Educação Física.

Por isso o meu espanto na sua pergunta: Estamos preparados? A quem o Sr. Se refere?  Fiquei até constrangida e envergonhada pelo Sr.

Mas  fique tranquilo porque o sr. e seus colegas da educação física não tem que se preparar p/ nada, pelo menos no que se refere as alterações propostas na LDB, pelo PL 7032/2010. Pois quem tem que se preparar são os Profissionais/Professores da área de Artes que é o que se refere a Lei.

Sr. Laércio, eu luto pelo ensino da Arte nesse país, luto pela educação e acredito que a educação pode mudar o mundo. E por mais que eu já tenha visto de tudo por aí, ainda me envergonha muito ver a postura de algumas  pessoas que se dizem professores não terem ética e respeito. Porque ética se o Sr. não sabe, é antes não ser oportunista , Ética é respeitar outros colegas mesmo que sejam os  professores de outra área.

Eu respeito muito os Profissionais de Educação Física, mas acho vergonhoso, lamentável e constrangedor que ao que me parece  o Sr. não respeite os Profissionais/Professores da área de Artes. Arte é uma área de conhecimento autônoma e com formação específica!!! Respeite isso!!!

Entenda e aceite uma coisa Sr. Laércio: Profissional de Educação Física NÃO é Professor da área de Artes (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais)  e ponto final.

At

Mônica Mesquita

Professora de Teatro, Dança e Cinema

Por Dash Rainbow
em 24 de Agosto de 2015 às 12:14.

gentei, que bafão!

Monica...

Vocẽ já tentou se perguntar o que uma professora de Teatro, Dança e Cinema está fazendo numa comunidade de Educação Física?

Já se perguntou também porque uma só pessoa é professora de tansta coisas (Teatro, Dança e Cinema)?

Talvez o Laercio esteja apenas informando um acontecimento e levantando questionamentos. Quem sabe?



 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.