Cevnautas da Dança,

A  PLS 644/2015  está andando. Laércio

Comissão de Assuntos Sociais aprova regulamentação dos profissionais da dança

Da Redação | 02/03/2016, 11h46 - ATUALIZADO EM 02/03/2016, 15h27  

PLS 644/2015

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (2) projeto de lei (PLS 644/2015) que regulamenta o exercício da profissão da dança. De autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), a proposta garante o livre exercício da dança, ao vedar a exigência de inscrição desse profissional em conselhos de fiscalização de outras categorias.  

Hoje, os conselhos regionais de Educação Física consideram que a dança profissional está sob sua jurisdição. Por isso, exigem de bailarinos, coreógrafos e dançarinos a comprovação de habilitação em curso de graduação em Educação Física e a inscrição profissional no respectivo Cref.  

— Essa é a maior razão de ser deste projeto — afirmou a relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).   Caso a proposta vire lei, poderão continuar exercendo a profissão todos os trabalhadores que já exercem a atividade em qualquer de suas modalidades. Mas novos profissionais só serão reconhecidos caso possuam diploma de curso superior ou certificado de curso técnico em dança, diploma estrangeiro na área ou atestado de capacitação profissional fornecido pelos órgãos competentes.  

Lídice da Mata destacou a relevância dessa atividade profissional no Brasil e apoiou sua regulamentação. Apresentou, porém, uma emenda que retira do texto a definição da jornada de trabalho de seis horas diárias e 30 horas semanais. Ela afirma que a definição poderia "restringir o mercado de trabalho dos profissionais da dança".  

Pinheiro agradeceu o apoio dos senadores ao projeto e afirmou que, além de arte, a dança é também uma importante atividade econômica. Ele saudou os profissionais da área ao homenagear a cantora, compositora e dançarina Daniela Mercury, formada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.   

Fonte com fotos e links:  http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/02/comissao-de-assuntos-sociais-aprova-regulamentacao-dos-profissionais-da-danca  

Comentários

Por Dash Rainbow
em 3 de Março de 2016 às 05:23.

Isso diz respeito a dança nas escolas ou só tem a ver com as "áreas de interesse economico"?

 

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Março de 2016 às 01:31.

Car@s

Os conselhos de educação física de forma equivocada e oportunista, tentaram ilegalmente (mas nunca conseguiram) USURPAR a "Dança". Pois esta  é uma atividade de outra área de conhecimento que é a ARTE. Foi puro interesse mercadológico, pois todos sabem que nem aqui nem na China, Profissional de Educação Física NÃO  não tem legitimidade para atuar nessa área seja como professor, artista, bailarino, coreógrafo MUITO MENOS como profissional de Dança,  qualquer tipo de atividade artistica ou da área de Arte.

Enfim isso é  algo obvio. Só faltava ter mais ética e respeito mesmo.

OBS. "Interesse econômico"  é  tentar roubar e se apropriar ilegalmente das competências, conteúdos, vagas de emprego e atividades de outra área não?  Aliás isso é pura picaretagem mesmo.     At

 

 

Por Dash Rainbow
em 4 de Março de 2016 às 07:37.

Calma, moça, assim você gera mais revolta do que conhecimento~

A educação física também foi regulamentada a pouco tempo. Tem seus  próprios dilemas quanto a bacharelado e licenciatura e naturalmente em relação a cursos como turismo e fisioterapia que por vezes tem interessres cruzados, eu diria que... faz parte.

Que bom que as pessoas da área de dança estão conquistando algo pelo que lutaram, não é fácil pra ninguém o9

Nem sempre o mundo o foi dividido em áres de atuação, mercadologia e caixas quadradas que definem o que as pessoas podem ou não fazer para viver/ganhar a vida.
principalmente no que diz respeito a arte e a dança....tão natural do ser humano~

Tente acalmar  seu coração e ver com os olhos de quem atua na área de dança e não tem essa formação.
Acha mesmo que é pura picaretagem? Não acha que há muito estudo, trabalho e dedicação por parte dessas  pessoas mesmo que você não as considere devidamente qualificadas?

Agora espero que lutem pela dissemnação do curso superior de dança, assim "esse bando de picaretos" pode ter alguma chance de se qualificar =)

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Março de 2016 às 12:42.

Não confunda "calma" com passividade e ignorância ...

Podemos considerar a ginástica ambém como algo natural do ser humano...contudo acho importantissimo a orientação de um educador físico qualificado nesse caso. Portanto da mesma forma que respeito os colegas da Educação física, exijo respeito para a área e profissionais de Artes (Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e Audiovisual), principalmente com relação à formação, pois somos de áreas totalmente diferentes da educação física.

E outra coisa eu que luto sim pelo respeito, valorização do profissional, da formação específica e principalmente democratização dos cursos superiores na área de Artes prinicipalmente Dança e Teatro....E justamente por  isso não admito que  outras áreas  tentem nos USURPAR. 

At


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.