novo debate na Comunidade ’Educação Física no Ceará’
Para responder, entre em http://cev.org.br/comunidade/ceara/debate/oportunidade-imperdivel-conselho-cultura-fortaleza/

Oportunidade Imperdível no Conselho de Cultura de Fortaleza

de    raissaforte <raissaforte@bol.com.br>
responder a    cbce-ce@yahoogrupos.com.br

Mensagem original
De: Neiliane Felipe De Sousa < neilianefelipedesousa@yahoo.com.br >
Assunto: Enc: conselho de cultura-precisamos do engajamenro de todos
Enviada: 05/07/2010 21:43

--- Em seg, 5/7/10, Cláudia Pires escreveu:
  De: Cláudia Pires
  Assunto: conselho de cultura-precisamos do engajamenro de todos
  Para: "Dançandona Escola"
  Data: Segunda-feira, 5 de Julho de 2010, 20:47

  Caros, reenvio abaixo a convocação de Isabel Botelho para que nos inscrevamos, como agentes da dança em nossa cidade, para o processo de eleição dos membros do Conselho Municipal de Cultura. Leiam com atenção o q vem abaixo e entrem no site para o cadastro. É s&oac ute; clicar no link Conselho Municipal de Cultura (cadastro cultural). Os documentos  podem ser entregues na Vila até quarta feira próxima à tarde. Isabel Botelho se responsabiliza de pegar para viabilizar de fato a inscrição. Ressaltamos q essa é uma grande conquista de nossa cidade visto que em muito poucas do País existem Conselhos de Cultura, ainda mais com caráter deliberativo. Participemos então para fortalecer esse avanço!! Contamos com o engajamento de vocês.

  Olá a todos e todas,

  Acaba quarta-feira o prazo de inscrição, para o cadastro cultural dos artistas da cidade.
  Atenção!!!! A inscrição só estará completa com a entrega do formulário preenchido, juntamente com documentação obrigatória: Rg, comprovante de residência e compro vação de atuação na área.

  Este cadastro está sendo feito para inscrever os interessados em participar, votar e serem votados, nas eleições do Conselho Municipal de Cultura.
  O  Conselho Municipal de Cultura é um passo muito importante para a construção democrática das diretrizes culturais que pretendemos delinear para o país. A maior participação da classe artística somente fortalece as nossas políticas.

  O prazo de inscrição é até 07 de julho de 2010.

  A inscrição pessoa física pode ser feita por artistas das diversas linguagens, DEVEM SER ENTREGUES NA SECULTFOR OS DOCUMENTOS DE RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E UM DOS ITENS ABAIXO, COMO CRITÉRIOS PARA CADASTRO.

  São esses os cr itérios para cadastro para os artistas da DANÇA:

  Atuar na cidade de Fortaleza como profissional na área de Dança: Bailarinos, Coreógrafos, Professores, Pesquisadores, Críticos de Dança, Curadores, Produtores, Técnicos em Espetáculos de Dança, Assistentes de Coreógrafos, Dramaturgos, Dramaturgistas, Performers, Proprietários de Academias e Escolas de Dança.

  Comprovar atuação no segmento através de um dos itens abaixo:

  i) Profissionais da Dança formados e formandos de cursos Livres, Técnicos e de Extensão com Habilitação em Dança, que somem, no mínimo, 600 horas/aula;
  ii) Professores de Dança com graduação ou com DRT, ou professores de IES;
  iii) Representantes de Associações de Dança sem fins lucrativos;
  iv) Diretores e/ou Coreógrafos de Grupos Independentes em atuação no município a mais de dois anos;
  v) Comprovar atuação profissional na área por, no mínimo, 02 (dois) anos através de:

  a) Portfólio;
  b) Currículo;
  c) Fotos;
  d) Matérias de jornais;
  e) Participação em Festivais.
  f) DVDs;
  g) Publicações.

  Como pessoa jurídica, podem se inscrever produtores culturais e organizações culturais não governamentais constituídas.

  13. ORGANIZAÇÕES CULTURAIS NÃO-GOVERNAMENTAIS

  Ser instituição de caráter cultural não-governament al constituída, ou não, juridicamente com sede na cidade de Fortaleza, tais como: Centros Culturais, Fundações, Institutos, Associações sem Fins Lucrativos (ONGs), Cooperativas, Coletivos, Grupos Culturais Informais.

  Comprovar requisitos exigidos através da apresentação de um dos seguintes documentos:

  i) Contrato ou Estatuto Social;
  ii) CNPJ;
  iii) Histórico com comprovantes dos dados informados, atestando a atuação efetiva na área cultural por, no mínimo, 02 (dois) anos;
  iv) Documento nomeando representante legal, de acordo com o procedimento previsto no Contrato ou Estatuto Social;
  v) Portfólio das ações;vi) Jornais, panfletos e cartazes.

  Atenção!!!! A inscrição só estará co mpleta com a entrega do formulário preenchido, juntamente com documentação obrigatória (ver lista acima ou em anexo no site www.fortaleza.ce.gov.br/ cultura), na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) ou nas Secretarias Executivas Regionais, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
  Link para cadastro:
  http://www.fortaleza.ce.gov. br/cultura/index.php?option= com_cadsecultfor

  LEI Nº  7503 DE 07 DE JANEIRO DE 1994
  A Secretaria de Cultura de Fortaleza informa ainda que este cadastro auxiliará no mapeamento de artistas interessados em participar da concorrência e seleção de projetos referentes a colocação de obras de arte de artistas plásticos cearenses nas praças e nas edificações públicas e de uso público de Fortaleza.

&n bsp;  Por favor nos ajudem na divulgação desse grande momento de mobilização!
  Abraços a todos!

  Isabel Botelho
  Secretaria de Cultura de Fortaleza
  Coordenação de Dança - 31051358


  Cláudia Pires

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 26 de Agosto de 2010 às 22:15.

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO É ARTISTA!!!

Só quero lembrar a vocês que profissional de Educação Física NÃO é ARTISTA ou professor de Dança-Arte. Não troquem ou confundam o termo cultura com Arte, porque não é a mesma coisa. Acho que está havendo uma certa confusão por alguns deste fórum, só lembrando que ética e respeito nunca são de mais.

Cursos de Educação Física não formam ARTISTAS, professores ou profissionais de ARTE de qualquer vertente (Dança, Música, Teatro, Artes Visuais)

 

Portanto a dança que se refere na matéria acima NÃO TEM NADA A VER COM EDUCAÇÃO FÍSICA ou ESPORTE, muito menos é atividade da área profissional de atuação de educadores físicos. Pois Educador Físico NÃO É ARTISTA. Não confundam as pessoas desavisadas...

 

A Educação Física é uma profissão da área da saúde e biológicas, apesar de também trabalhar o corpo, abordagem deste profissional é completamente diferente do profissional das Artes Cênicas e Corporais. Aí a  Dança usada de forma instrumental. É uma atividade física travestida de dança, uma espécie  de DANÇA-GINÁSTICA, que queima calorias como qualquer outra atividade física, caminhada, corrida, musculação, utilizada para fins de condicionamento físico, na perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, condicionamento físico, atividades físicas e esportivas, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, etc. 

A abordagem e objetivos da Dança na Arte é diferente a abordagem na EDUCAÇÃO FÍSICA.  Ou seja os objetivos da dança usada pelos artistas e profissionais de artes (bailarinos, dançarinos, coreógrafos, professores de dança) visando espetáculos artísticos cênicos é o que chamo de Dança-Arte. Aliás esta profissão é regulamentada pela Lei do Artista - Lei 6.533/78, que trata dos profissionais de Artes Cênicas (Dança, Teatro, Circo, Cinema e Radio-difusão) e regulamenta o exercício da profissão de artistas e de técnicos em  espetáculos de diversões, além de definir e descrever os diversos profissionais que estão sujeitos à mesma, como atores e bailarinos dentre outros.  Não se incluindo aí obviamente profissionais de Educação Física.

A profissão de Educador físico por sua vez é regida por outra lei a 9.696/98 que regulamenta a profissão da Educação Física  e que por sua vez não tem nada a ver com os profissionais de Artes Cênicas

Chega de falta de ética, PICARETAGEM  e tentativa de apropriação do mercado acadêmico-profissional da Arte por Educadores Físicos!!!

 

Quem em tudo quer ser especialista acaba virando é vigarista

 

At.

Monica Mesquita

Graduada em Teatro

Pós Graduanda em Dança


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.