Morreu Merce Cunningham
2009-07-28

O coreógrafo e bailarino norte-americano, Merce Cunningham, considerado uma das maiores referências da dança contemporânea, faleceu segunda-feira em Nova Iorque. “É com grande pesar que informamos o falecimento de Merce Cunningham, que morreu serenamente em sua casa durante a noite por causas naturais”, declararam em conjunto a Cunningham Dance Foundation e a Merce Cunningham Dance Company.


Nasceu em 1919 em Centralia, no Estado de Washington, estudou ballet em Seattle antes de ser solista na companhia de Martha Graham entre 1939 e 1945. Em 1944 realizou o seu primeiro espectáculo a solo com música do compositor John Cage, que viria a ser seu parceiro até à morte em 1992.

Em 1953 funda a sua própria companhia, um laboratório do movimento aberto à inovação e experimentação, que dirigiu até aos últimos dias, já em cadeira de rodas.

No comunicado anunciando a sua morte, a fundação elogia a contribuição artística de Cunningham, afirmando que ele "revolucionou as artes visuais e do palco, não por ser meramente iconoclasta, como também para alcançar a beleza e o assombro de explorar novas possibilidades".
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33648&op=all

Comentários

Por Rosana de Barros Gabriel
em 30 de Agosto de 2009 às 12:22.

FOI UMA GRANDE PERDA.  MERCE CUNNINGHAM REALMENTE REVOLUCIONOU A DANÇA, PARA ALGUNS ESCANDALISOU, PARA MUITOS ELE FOI BRILHANTE.  ESTUDEI BASTANTE O TRABALHO DE MERCE E POR VEZES PROCURE SEGUI SEUS ENSINAMENTOS.  QUE DESCANSE EM PAZ E QUE OS SEUS TENHAM SERENIDADE E FORÇA.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.